domingo, outubro 22, 2006

Palhaços. O Reinado não barram eles...

PÚBLICO - Domingo, 22 de Outubro de 2006
Australianos barram caminho a general timorense por duas vezes

Adelino Gomes

Patrulha detém Ruak à porta do quartel-general. Horta diz que o comandante do contingente pediu desculpas ao Governo

O brigadeiro-general Taur Matan Ruak, comandante das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) foi retido por patrulhas australianas, por duas vezes consecutivas, nas proximidades das instalações do quartel-general, em Taci-Tolu, onde se dirigia, apurou o PÚBLICO.

Quarta-feira, dia 18, Ruak foi mandado parar por militares australianos e viu-se impedido de prosseguir o caminho durante cerca de 25 minutos. No dia seguinte, elementos do contingente australiano, estacionado em Timor-Leste a pedido das autoridades deste país, barraram-lhe de novo o acesso às instalações do quartel-general, mas dessa vez durante 45 minutos. Num incidente separado, elementos da segurança de Matan Ruak - antigo comandante militar da guerrilha e, hoje, o mais graduado dos oficiais timorenses - foram igualmente retidos por militares australianos, que os agrediram.

"Confirmo a ocorrência do incidente. O brigadeiro Mick Slater, comandante das forças australianas, fez apresentação de desculpas formais ao Governo e está à espera de um encontro com o brigadeiro-general Taur Matan Ruak para lhe apresentar um pedido de desculpas formais e por escrito", disse ao PÚBLICO o primeiro-ministro, José Ramos-Horta. O encontro não está ainda marcado e provavelmente só ocorrerá no fim da semana que agora se inicia.

O recente relatório da Comissão Especial Independente da ONU, encarregada de averiguar os incidentes sangrentos de Abril e Maio passados, em Timor-Leste, recomendou que Matan Ruak seja investigado judicialmente por transferência ilegal de armas. A Comissão acusa Ruak e o então ministro da Defesa, Roque Rodrigues, de, com a sua actuação, terem criado uma situação de "perigo potencial significativo".

Apesar de considerar "natural" esta recomendação, o primeiro-ministro manteve publicamente a sua confiança em Ruak. "Obviamente a decisão cabe ao Procurador-Geral da República mas não me parece que haja aí novidades", disse Horta ao PÚBLICO, horas depois da divulgação do relatório. "Nunca foi segredo - pois o comando das F-FDTL não andou a escamotear os factos - que o comando das F-FDTL distribuiu armas a veteranos da luta. Mas logo a seguir, quando receberam orientações para as recolher, assim o fizeram sem hesitação. Todas as armas foram recolhidas e verificadas por uma Comissão Internacional composta de observadores de Portugal, EUA, Austrália, Nova Zelândia e Malásia. Por isso, não me parece que haja necessidade de maiores investigações", explicou.

.

21 comentários:

Anónimo disse...

Este comportamento dos australianos é totalmente inaceitável.

Em qualquer outro contexto no mundo, os militares que procederam a esta retenção e o responsável hierárquico do grupo que o fez, já estaria fora do país a estas horas.

Para além do Primeiro Ministro, o PR - enquanto Comandante Supremo das Forças Armadas - tem o DEVER de convocar o senhor Slater e apresentar um protesto veemente!

Será que, na tentativa de acabarem com Ruak, o PR vai também permanecer em silêncio?

Anónimo disse...

A soberania esta alienada. O que e que esperavam? Foram ao beija mao e agora sera assim. Lideres de meia tijela!!!...

Anónimo disse...

Onde esta o Comandante Supremo das Forcas Armadas? Sera que vai continuar a ficar calado? O Senhor Primeiro Ministro fica satisfeito com o pedido de desculpas do Slater e nao esta a ver que o que esta em causa e a soberania do pais?

Sr General Taur Matan Ruak nao se rebaixe. Estamos consigo!

Anónimo disse...

O comportamento dos australianos, de arrogância e desrespeito é absolutamente vergonhoso. O PR, comandante supremo das forças armadas não diz nada? Admite que estrangerios actuem assim perante um general timorense e não diz nada? É conivente com o comportamento dos australianos?!!!

Anónimo disse...

Taur Matan Ruak, por favor candidate-se á presidencia da républica.
Basta de Xanas,, basta de palhaços
Ponha os cangurus daí para fora.

Anónimo disse...

As chefias directas dos aussies, os intervenientes que operaram nesta provocação ao general Taur só devem, só podem, ser expulsas do país!

Vamos ver a cobardia de Xanana e Horta, ou a sua decência. Que farâo?
Abanarão a cauda aos "donos aussies? - como o fazem os aços vadios e esfomeados.

Isto é provocação demais!

Anónimo disse...

Esta triste história parece confirmar o refrão "Quanto mais me bates, mais gosto de ti". Com efeito, cada vez percebo menos porque insiste Ramos Horta na continuação dos australianos em Timor-Leste.

Este episódio é mais um a somar ao já longo rol de afrontas à soberania timorense e à dignidade de alguns dos seus representantes, sem esquecer algumas "lembranças" também dedicadas a portugueses. Por isso, apesar da inqualificável ignomínia, tal episódio não nos surpreende (nem outros futuros), pois já sabemos como funciona a selvajaria e o primitivismo boçal da soldadesca OZ.

Como notou um colega, Mick Slater (que eu alcunharia de "o cagufas") já teria sido recambiado para casa em qualquer país decente do globo terrestre. Mas TL é um país das maravilhas e aqui os Reinados recebem tapinhas nas costas, enquanto que os inocentes são vítimas de todo o tipo de coacção psicológica, desde o pobre repórter timorense que foi detido em Becora até o general TMR, passando pelos médicos cubanos que ficaram com a porta arrombada ou os oficiais da PNTL obrigados a despirem-se na rua.

No entanto, estas acções "inteligentes" só são lenha que os OZ arranjam para se queimarem ainda mais. Os timorenses não são amnésicos e registrarão cada gesto que eles fizerem, cada pestanejar de olhos.

Por isso, e por mais estranho que pareça, eu estou mais preocupado com a sorte dos australianos do que com o que aconteceu a TMR.

Anónimo disse...

ai... gostaria de ter nas maos o acordo que foi assinado entre os tres : Luolo,Xanana e Mari. O que e que eles prometeram para que os australianos actuassem daquela forma selvagetica...por amor de Deus nao voltemos para tras, tempo dos meus tata avos....

Anónimo disse...

OS TIMORENSES QUE AMAM A SUA PATRIA TÊM DE SE UNIR NUM GRANDE MOVIMENTO POPULAR (LOROSAE E LOROMONU) E CORRER COM OS AUSTRALIANOS, QUE INVADIRAM E ESTÃO A OCUPAR O PAÍS PARA CONTROLAR A SUA SOBERANIA (NA ESTRATÉGIA AUSTRALIANA ESTAS ACÇÕES SÃO DESIGNADAS POR OPERAÇÕES DE PACIFICAÇÃO !!!!) È SÓ HIPOCRISIA PATROCINADA AO MAIS ALTO NÍVEL (PR E PM).

QUEREM TRANSFORMAR O POVO MAUBERE EM "ABORÍGENAS" (PARECE QUE ALGUNS GOSTAM DESSE ESTATUTO!!!.

SERÁ QUE VALEU A PENA A LUTA E SOFRIMENTO PELA INDEPENDÊNCIA PARA SERMOS CONFRONTADOS COM AQUILO QUE SE ESTÁ A PASSAR EM TIMOR-LESTE? SÓ COM UM FORTE MOVIMENTO POPULAR E FORTE UNIDADE NACIONAL SERÁ POSSÍVEL ULTRAPASSAR ESTA CRISE QUE AFECTA SERIAMENTE A DIGNIDADE DOS TIMORENSES E DO ESTADO DE DIREITO.

ESTÃO A SER ENGANADOS! REVOLTEM-SE E MOSTREM DO QUE SÃO CAPAZES OS TIMORENSES!.....CORRAM COM OS AUSTRALIANOS E TAMBÉM COM OS LIDERES QUE VOS ANDAM A ENGANAR, POIS JÁ NÂO PRECISAM DE MAIS EVIDENCIAS. REINADO E COMPANHIA JÁ VIRAM QUE FORAM ENGANADOS E VÃO ACABAR POR SER DESCARTADOS PARA EVITAR COMPROMETER O PR E SEUS LACAIOS…

LUTEM PELA VOSSA SOBERANIA. OS TIMORENSES NÃO PRECISAM DA AJUDA DE PAÍSES COMO A AUSTRÁLIA, QUE QUEREM ANULAR A SUA IDENTIDADE PARA SUBJUGAR O POVO E PODEREM EXPLORAR AS RIQUEZAS DO PAÍS, EXPLORANDO O POVO TIMORENSE E DEFENDENDO OS INTERESSES GEOESTRATÉGICOS E GEOPLÍTICOS DOS EUA.

Anónimo disse...

Talvez seja necessário, e daí até talvez nem assim, que os australianos detenham o PR e o PM. Talvez então as desculpas não sejam suficientes. É que esses dois são muito acima de quaisquer outros que só são tolerados pelo andar, um tanto ou quanto adverso, da carruagem.

Anónimo disse...

O PR ESTA LIVRE DE QUALQUER RESPONSABILIDADE CRIMINAL.

Parem de insistir nas vossas mentiras. Por outro lado a comissao de inquerito diz que Mari eh um mentiroso e deve ser investigado mais aprofundadamente para se estabelecer o seu envolvimento nesta materia. A comissao conclui que ele mais certamente estava a par da distribuicao ilegal de armas.

Para alem disso a comissao provou que ele (principalmente) mas tambem os que participaram na reuniao do "gabinete de crise que reuniu na sua residencia, violaram a Lei Organica das F-FDTL. Isso eh um crime e eles devem responder perante um tribunal especialmente porque o resultado dessas violacoes da lei resultaram em mortes de civis.

Tribunal Ja!!!

Anónimo disse...

Leitor das 11:07:38 AM: falou da distribuição de armas? Veja então o que diz o relatório sobre o assunto:

"Movimentação Irregular de Armas no seio das Forças de Segurança

97. PNTL. A Comissão nota com preocupação a ausência de um controlo sistemático sobre as armas e munições da PNTL. O Comandante-Geral da PNTL retirou armas do Depósito Nacional da PNTL sem o conhecimento do responsável pelo depósito de armas. No dia 23 de Março 60 armas Steyr e 50 caixas de munições foram enviadas para o complexo da URP em Aileu. No dia 15 de Abril 10 armas Steyr e munições foram enviadas para a esquadra de polícia de Liquiçá. Na sequência do incidente de 25 de Maio em Gleno o Comandante-Geral da PNTL ordenou que se armazenassem 10 armas Steyr e munições na esquadra de polícia de Gleno. A Comissão também nota com preocupação o armamento selectivo de membros da PNTL oriundos da parte ocidental do país sob o comando do Comandante-Adjunto da PNTL no distrito de Dili, Abílio Mesquita, que no dia 11 de Maio deu treinamento sobre manuseamento de armas a 10 membros da PNTL oriundos da parte ocidental e pertencentes ao Grupo de Trabalho (Task Force) do distrito de Dili. Depois disso esses membros da PNTL permaneceram sob o seu comando e foram munidos com armas Steyr. Um outro grupo de 20 membros da PNTL provenientes da parte ocidental do país foram munidos com armas Steyr pelo Comandante-Adjunto Abílio Mesquita no dia 17 de Maio, tendo em seguida ficado sob o seu comando. Este treinamento e armamento de membros da PNTL oriundos da parte ocidental do país teve lugar com autorização do Comandante-Geral da PNTL Paulo Martins.

98. Uma recente auditoria às armas realizada por uma equipa internacional constatou que 219 armas da PNTL continuavam fora da custódia e do controlo da PNTL. Essas armas compreendem 190 pistolas Glock de 9mm, 13 armas semi-automáticas de assalto Steyr, 10 armas semi-automáticas de assalto HK33, duas armas semi-automáticas de assalto FN-FNC, e 4 espingardas de calibre 12 (12- gauge shotguns). Embora os registos da PNTL identifiquem a última pessoa conhecida que assinou pela maioria dessas armas, o hábito de entregar armas sem qualquer ordem escrita, ou documentação sobre a cadeia de custódia, torna impossível determinar o actual paradeiro dessas armas." (Páginas 49 e 50)

Anónimo disse...

Leitor das 9:16:58 AM: como sabe o único acordo que foi assinado foi o acordo de 25 de Maio entre Ramos-Horta - à revelia do Governo! - e os australianos. Esse foi o único acordo que foi assinado. E é por estarem aí ainda cerca de 1000 tropas australianas que o Ramos-Horta e o Xanana são tão "valentes"...eles sabem que quando os australianos se forem embora, também eles têm de ir, porque eles não são nada sem as armas dos australianos a guardá-los.

Anónimo disse...

O que acontecera ao Comandante da PNTL, Paulo Martins, que esvaziou o paiol e abandonou o seu posto quando as populacoes de Dili estavam a viver momentos dramaticos? Quem e o verdadeiro Paulo Martins? Que papel desempenhou durante a ocupacao? Quem lhe deu ordens para esvaziar o paiol? Porque e que nao reforcou a policia no dia 28 de Abril a pedido de Alkatiri na qualidade de PM da RDTL? Onde se refugiou quando desapareceu de Dili? Nao foi para Aileu mas foi para um outro sitio de proteccao onde estavam albergados todos os cumplices do golpe de estado. Quem lhes deu guarida? Foram os protagonistas do golpe de estado em TL? Deixemos de iludir-nos com os resultados das investigacoes da Comissao de Inquerito das NU. O relatorio nao me satisfaz. Le-se entre linhas que se omite de proposito acontecimentos importantes para que os protagosnistas do golpe de estado nao sejam descobertos. Um dos exemplos e o caso dos contentores de armas. Alegou-se que estas armas foram distribuidas aos civis. A Comissao de Inquerito das NU fez uma investigacao exaustiva sobre isso? Onde estao os resultados? Porque se omite isto?
Porque tantas omissoes e tantos misterios ? Estejamos atentos e vigilantes.

Anónimo disse...

anonimo 3:18:52 PM "Que papel desempenhou durante a ocupacao?" Paulo Martins era Coronel na policia "brimob" Indonesio durante a ocupacao.

Anónimo disse...

Onde é que esta Tamagoshi leu que o acordo bilateral foi assniado pelo RH à revelia do Governo?
Se Alkatiri fez parte dos responsáveis institucionais que pediu a presença da Austrália...
É óbvio que cabe ao MNE assinar acordos bilaterais. Vai dizer que o acordo bilateral com Portugal também foi à revelia do Governo?

Não seja ridícula.

E essas ameaças "democráticas" que faz ficam-lhe bem. "E é por estarem aí ainda cerca de 1000 tropas australianas que o Ramos-Horta e o Xanana são tão "valentes"...eles sabem que quando os australianos se forem embora, também eles têm de ir, porque eles não são nada sem as armas dos australianos a guardá-los."

Dá a ideia que se os aussies se fossem embora a FRETILIN voltaria aos métodos de 1975/1978. Fica-lhes bem sim senhor. Sem querer dá razão a Xanana.
É como digo, podem ter metido o Marxismo na gaveta, mas os maus hábitos ficaram.

Anónimo disse...

Os Australianos estão a mostrar-nos que também eles não estão satisfeitos com o relatório. Se calhar sejam ainda menos satisfeitos que o "lado" contrário.

Estão por isso tentar a obter aquilo que não tinham conseguido em golpe de Abril/Maio e pelo subsequente ultimato para a demissão de PM Mari Alcatiri.

Pensam que, atacando directamente o TMR e seus seguranças irão provocar a ira das F-FDTL. Pensam eles, mas estão enganados ao quadrado.

"Não façais o que o inimigo quer, pela única razão de que ele o deseja".

Anónimo disse...

Parece que só o idiota de serviço é que não sabe do acordo que À REVELIA do governo o Ramos-Horta assinou com os Australianos no dia 25 de Maio de 2006. Se não sabe, informe-se, mas que assinou, assinou. E esse acordo obrigou ao ACANTONAMENTO das F-FDTL e à retirada das ruas de TODOS os elementos da PNTL. Os gajos queriam sozinhos mandar em toda a segurança de Timor e foi EXACTAMENTE por causa desse acordo que Portugal NÃO deixou que a GNR ficasse sob comando Australiano.

Quanto à “valentia” do Ramos-Horta e do Xanana já todos se aperceberam que só são valentes com as F-FDTL acantonadas e os Australianos sozinhos, a mandarem em terra, ar e mar. E também os Timorenses que têm dois dedos de testa já perceberam que de facto é só mesmo por eles serem tão “valentes” que mantém acantonadas as F-FDTL e deram carta branca aos Australianos para mandarem na segurança à vontade, mesmo que isso obrigasse o Ramos-Horta a dar o dito por não dito perante o Conselho de Segurança da ONU.

E quanto aos métodos de 75-78 de que fala, lembro-lhe que foi o próprio Xanana quem disse que ele é que tinha as mãos cheias de sangue, não o Alkatiri que as lavava com sabão todos os dias. Basta ir reler o discurso dele de 22 de Junho.

E a propósito, seria bom que relesse o relatório da ONU. Por duas vezes lá dizem que em 2006 NÃO HOUVE NENHUM MASSACRE e a grande “acusação” que fazem ao Governo é de não ter sido “suficientemente pró-activo” e ao Mari Alkatiri foi de NÃO ter usado “a sua firme autoridade”! Já quanto ao Xanana, acusaram-no de falta de "contenção" e de “falta de respeito pelos canais institucionais”. Trocando isto por miúdos acusaram pura e simplesmente o Xanana de autoritarismo e o governo e o Alkatiri de falta de autoritarismo.

Anónimo disse...

Uma coisa foi o PR nao ter usado (na opiniao da comissao) os canais apropriados para COMUNICAR com o Alfredo, outra coisa foi a CLARA VIOLACAO (pelo Alkatiri e o seu "gabinete de crise") de muitos dos procedimentos legais necessarios para a mobilizacao das F-FDTL como estipulado na Lei Organica das F-FDTL. Isso sim eh um CRIME!!! E apesar de a comissao ter chegado a um triz de recomendar que ele fosse levado a tribunal, a conclusao `a que se deve chegar independentemente de outras investigacoes relativas ao seu envolvimento directo na distribuicao de armas, eh que ele tem que responder por isso perante um tribunal.
Nao ha outra maneira de se ver as coisas. E sendo ele um auto-proclamado "respeitador da lei" deve aceitar que afinal de contas esse titulo nao lhe eh bem merecido. So de pensar que antes de ser removido exigia que os outros respeitassem os processos constitucionais enquanto ele ia violando as leis da RDTL!!
POUCA VERGONHA!

JUSTICA JA!!!

Anónimo disse...

Timor oan RAI NAIN – Sao os que tem Uma Lisan, Uma Lulik, Adat, moris iha fetosan umane nia laran, iha Knua, Uma ho Ahi, Fatuk ho Rai

Linguisticamente Makasae , Galole, Oemua, Tetun terik, Mambae, Tokodede, Bunak, Kemak, Baikeno entre outros, sao tracos que nao existem noutros lugares do mundo.

Os nomes Maubere, Ruak, LuOlo, Falur, Lere sao originarios de Timor que e completamente diferente de Mario Carrascalao ou de Mari Alkatiri.

Kuda Reno ou Kuda Burro Timor Oan Rai Nain precisa de sair do colonialismo e caminhar adiante com o inquebrantavel desejo de Ukun Racik Aan , Kaer Racik Kuda Talin

Anónimo disse...

Ukun Racik Aan ,
Kaer Racik Kuda Talin
Kaer kois kuda talin
Kaer fali kuda lasan

Kaer fali kuda lasan
Doko tun doko sa'e
Kaer metin rabat oh
Kaer Lasama rabat rae

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.