domingo, outubro 22, 2006

ONU e hospital divergem balanço vítimas mortais confrontos em Díli

Díli, 22 Out (Lusa) - A missão da ONU em Timor-Leste garantiu hoje à Lusa que morreu apenas uma pessoa nos confrontos registados nas últimas 24 horas em Díli, mas o director do Hospital Nacional disse terem sido recebidos dois cadáveres naquela unidade.

Segundo o director do Hospital Nacional, António Caleres Júnior, além das duas vítimas de esfaqueamentos que se encontram na morgue, há ainda registo de um homem ferido a tiro.

Anteriormente, fonte policial da ONU tinha referenciado um morto, regis tado sábado, e fontes militares disseram que confrontos ocorridos hoje junto ao mercado de Comoro e ao Hospital Nacional provocaram mais duas vítimas mortais.

Segundo o comissário Antero Lopes, comandante da Polícia das Nações Uni das (UNPOL), o único morto oficialmente confirmado foi encontrado sábado na área do Bairro Pité e transportado para o Hospital Nacional.

Em declarações à Lusa, António Caleres Júnior disse terem sido entregue s sábado dois cadáveres no Hospital Nacional, ambos com ferimentos resultantes de esfaqueamentos.

Um dos cadáveres corresponde à informação dada à Lusa pela ONU e o outro, segundo António Caleres, foi transportado de Hera, cinco quilómetros a leste de Díli, onde se registaram confrontos entre grupos rivais.

Um terceiro homem, com ferimento provocado por um disparo na zona do Bairro Pité, recebeu tratamento hospitalar, disse ainda o director do Hospital Nacional de Timor-Leste.

A ocorrência de novos confrontos sucede a uma semana marcada pela diminuição de crimes e de detenções na capital timorense.

Na sexta-feira, em declarações à Lusa, o comissário Antero Lopes disse que a situação de segurança em Díli estava a melhorar, com a diminuição da média de crimes registados e de detenções.

"Apesar de termos mais polícias nas ruas, o que significa um maior aces so à informação e uma maior possibilidade de reportar crimes por parte da população, verificámos que nos últimos sete dias foram registados apenas 87 crimes, o que corresponde a uma diminuição de 60 por cento relativamente à semana anterior ", salientou então Antero Lopes.

A par da acentuada diminuição de crimes, a UNPOL registou no mesmo período uma quebra do número de detenções.

Mensalmente são detidas em média 125 pessoas, ou seja cerca de 30 detenções por semana, um número que baixou esta semana para 20, precisou.

Em Abril e Maio, Timor-Leste viveu um período de violência que provocou mais de três dezenas de mortos, na sequência de uma crise político-militar que originou confrontos entre efectivos das forças armadas e da polícia, bem como entre grupos rivais.

Terça-feira passada, uma comissão de inquérito da ONU divulgou um relat ório sobre a violência ocorrida naquele período, recomendando a abertura de processos judiciais contra dezenas de pessoas, incluindo os ex-ministros Rogério Lobato (Interior) e Roque Rodrigues (Defesa) e o comandante das forças armadas, brigadeiro-general Taur Matan Ruak.

A comissão de inquérito da ONU recomendou também uma investigação adicional para determinar eventuais responsabilidades criminais do ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri na distribuição de armas a civis.

EL-Lusa/Fim

10 comentários:

Anónimo disse...

"Em Abril e Maio, Timor-Leste viveu um período de violência que provocou mais de três dezenas de mortos.
[...]
Terça-feira passada, uma comissão de inquérito da ONU divulgou um relatório sobre a violência ocorrida naquele período"

Pelos vistos, Eduardo Lobão não teve oportunidade de ler o referido relatório, porque continua a insistir no disparate de "mais de três dezenas de mortos".

Anónimo disse...

OS TIMORENSES QUE AMAM A SUA PATRIA TÊM DE SE UNIR NUM GRANDE MOVIMENTO POPULAR (LOROSAE E LOROMONU) E CORRER COM OS AUSTRALIANOS, QUE INVADIRAM E ESTÃO A OCUPAR O PAÍS PARA CONTROLAR A SUA SOBERANIA (NA ESTRATÉGIA AUSTRALIANA ESTAS ACÇÕES SÃO DESIGNADAS POR OPERAÇÕES DE PACIFICAÇÃO !!!!) È SÓ HIPOCRISIA PATROCINADA AO MAIS ALTO NÍVEL (PR E PM).

QUEREM TRANSFORMAR O POVO MAUBERE EM "ABORÍGENAS" (PARECE QUE ALGUNS GOSTAM DESSE ESTATUTO!!!.

SERÁ QUE VALEU A PENA A LUTA E SOFRIMENTO PELA INDEPENDÊNCIA PARA SERMOS CONFRONTADOS COM AQUILO QUE SE ESTÁ A PASSAR EM TIMOR-LESTE? SÓ COM UM FORTE MOVIMENTO POPULAR E FORTE UNIDADE NACIONAL SERÁ POSSÍVEL ULTRAPASSAR ESTA CRISE QUE AFECTA SERIAMENTE A DIGNIDADE DOS TIMORENSES E DO ESTADO DE DIREITO.

ESTÃO A SER ENGANADOS! REVOLTEM-SE E MOSTREM DO QUE SÃO CAPAZES OS TIMORENSES!.....CORRAM COM OS AUSTRALIANOS E TAMBÉM COM OS LIDERES QUE VOS ANDAM A ENGANAR, POIS JÁ NÂO PRECISAM DE MAIS EVIDENCIAS. REINADO E COMPANHIA JÁ VIRAM QUE FORAM ENGANADOS E VÃO ACABAR POR SER DESCARTADOS PARA EVITAR COMPROMETER O PR E SEUS LACAIOS…

LUTEM PELA VOSSA SOBERANIA. OS TIMORENSES NÃO PRECISAM DA AJUDA DE PAÍSES COMO A AUSTRÁLIA, QUE QUEREM ANULAR A SUA IDENTIDADE PARA SUBJUGAR O POVO E PODEREM EXPLORAR AS RIQUEZAS DO PAÍS, EXPLORANDO O POVO TIMORENSE E DEFENDENDO OS INTERESSES GEOESTRATÉGICOS E GEOPLÍTICOS DOS EUA.

Anónimo disse...

O sr Eduardo Lobao esta em Dili para fazer turismo?

Anónimo disse...

É mais que evidente que este incidente faz ainda parte do plano de violência orquestrada.

Notou-se um repentino cessar de violência logo depois da publicação do relatório, a pergunta sobre isto foi colocada a responsáveis da ONU, e estes confirmaram-no. Um dia depois disto, os actos de violência voltam a aparecer.

E isto não tem nada a ver com o relatório ou data agendada para eleições, ou nada de semelhante.

Anónimo disse...

É mais que evidente que este incidente faz ainda parte do plano de violência orquestrada.

Notou-se um repentino cessar de violência logo depois da publicação do relatório, a pergunta sobre isto foi colocada a responsáveis da ONU, e estes confirmaram-no. Um dia depois disto, os actos de violência voltam a aparecer.

E isto não tem nada a ver com o relatório ou data agendada para eleições, ou nada de semelhante.

Anónimo disse...

Tem toda a razão o leitor das 8:38:34 PM. A violência é mais que programada, é programadíssima. Mas esta agora dos dois últimos fins-de-semana é particularmente odiosa e cheira-me a que PROPOSITADAMENTE estão a tentar meter a religião ao barulho e o que me choca é ainda não ter ouvido ninguém da igreja, nem padre nem bispo a lamentar ataques a católicos que ou vão para a missa ou sairam dela. Não lhes bastou tentarem atiçar com questões étnicas querem também agora mexer com as crenças religiosas do povo? Não sabem esses criminosos que é um direito de cada um ter as suas ideias políticas e religiosas?

Anónimo disse...

Cale a boca margarida. Os criminosos estao bem identificados no relatorio e muitos deles sao os ex-membros do antigo governo e da fretilin.
E eles devem ter vergonha na cara e jamais mencionar "estado de direito" porque foram eles os grandes violadores das leis que vigoram em Timor. Nem sendo juristas os fez parar para pensar que violar as leis de um pais eh um crime. Ou sao um zero `a esquerda quanto ao direito ou sendo bons juristas sao eh pessoas de ma fe.

Nao podemos deixar-nos distrair com questoes que so servem para nos distrair.

O mais importante agora eh agir sobre as recomendacoes da Comissao de Inquerito e trazer os criminosos perante a justica e nao so relativamente as ofensa que ceifaram directamente vidas mas tambem as outras violacoes que precipitaram a perda de vidas. Em especial atencao esta a violacao da Lei Organica das F-FDTL pelo ex-PM e o seu "gabinete de crise" que ilegalmente ordenou a intervencao das forcas armadas resultando em mortes de civis. Essa violacao foi uma das mais graves e cometidas por supostos juristas e auto-proclamados "respeitadores da lei".

JUSTICA JA!!!

Anónimo disse...

Timor oan RAI NAIN – Sao os que tem Uma Lisan, Uma Lulik, Adat, moris iha fetosan umane nia laran, iha Knua, Uma ho Ahi, Fatuk ho Rai

Linguisticamente Makasae , Galole, Oemua, Tetun terik, Mambae, Tokodede, Bunak, Kemak, Baikeno entre outros, sao tracos que nao existem noutros lugares do mundo.

Os nomes Maubere, Ruak, LuOlo, Falur, Lere sao originarios de Timor que e completamente diferente de Mario Carrascalao ou de Mari Alkatiri.

Kuda Reno ou Kuda Burro Timor Oan Rai Nain precisa de sair do colonialismo e caminhar adiante com o inquebrantavel desejo de Ukun Racik Aan , Kaer Racik Kuda Talin

Anónimo disse...

Leitor das 10:27:36 AM: os indivíduos que o relatório da ONU recomendou que fossem processados são os seguintes:

- Violência no Mercado de Comoro no dia 28 de Abril
Octávio de Jesus (UIR)

- Confronto Armado em Fatu Ahi no dia 23 de Maio
(Grupo Reinado):
Alfredo Alves Reinado
Rudianus Anoit Martins
Leopoldino Mendonça Exposto
Gilberto Suni Mota
Anterlrilau Ribero Guterres, aliás Anteiru Rilau Ribero
Alferes Joabinho Noronha
Filomeno Branco de Araújo
Inácio Maria da Concerição Maia
José de Jesus Maria
Amaro da Costa, aliás Susar.

- Confronto Armado em Taci Tolu/Tibar no dia 24 de Maio de 2006
Vicente da Conceição, também conhecido por Rai Los (grupo Rai Los)
Mateus dos Santos Pereira, aliás Maurakat (grupo Rai Los)
Leandro Lobato, aliás Grey Harana (grupo Rai Los)
Mariano Martins Soares (PNTL de Liquiçá)
Martinho Borges (PNTL de Liquiçá)
Abílio da Silva Cruz (PNTL de Liquiçá)
Afonso Pinto (PNTL de Liquiçá)
Manuel Maria dos Santos (PNTL de Liquiçá)
Mateus Soares (PNTL de Liquiçá)
Amadeo Silva dos Santos (PNTL de Liquiçá)
António da Silva (PNTL de Liquiçá)
Américo da Silva (PNTL de Liquiçá)
Crispin Lobato (PNTL de Liquiçá)
Leandro dos Santos (PNTL de Liquiçá)
Júlio Tilman (PNTL de Liquiçá)
Alcino Lay (PNTL de Liquiçá)
Francisco Rego (PNTL de Liquiçá)
Rogério Lobato

- Ataque à Residência do Brigadeiro-General Taur Matan Ruak, 24 Maio
Abílio Mesquita (PNTL)
Artur Avelar Borges
Almerindo da Costa
Pedro da Costa
Valente Araújo
Elvis
A identificar outros PNTL e processar depois

- Tiroteio Contra Membros da PNTL no Dia 25 de Maio de 2006 (8 mortes, 27 feridos)
Nelson Francisco Cirilo da Silva
Francisco Amaral
Armindo da Silva
Paulino da Costa
José da Silva
Raimondo Madeira

- Incidente no Mercado Lama no dia 25 de Maio
Oan Kiak
Black
Marito da Costa
Alberto Ossu
António Ferlimo
Anfonso Kudulai
Aze Koeo
Carlito Rambo Bonifácio
Agapito
Lake Lake
Ozebi

PS: como vê da lista constam os amigos do Xanana e do Horta, seus sócios de reuniões, seus convidados na cerimónia de tomada de posse do Horta, seus colegas em palcos de comícios e em programas da Four Corner’s.

Anónimo disse...

Ukun Racik Aan ,
Kaer Racik Kuda Talin
Kaer kois kuda talin
Kaer fali kuda lasan

Kaer fali kuda lasan
Doko tun doko sa'e
Kaer metin rabat oh
Kaer Lasama rabat rae

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.