domingo, outubro 22, 2006

Dos leitores – Tradução da Margarida

É altura de dizer aos australianos para irem para casa. É altura para alguns Timorenses ou os "heróis" reconhecerem que foram manipulados pelos orquestradores do golpe de Estado. Avancemos mas façam isto primeiro: Peçam desculpa ao Alkatiri pela humilhação completa que ele não merecia. Ele é um genuíno Timorense e devia ser altamente respeitado.

***

A Comissão da ONU recomendou que se devia fazer uma investigação à informação de que Alkatiri soube acerca da distribuição de armas? Quem é que deu esta informação à Comissão da ONU? Queria esta fonte o Alkatiri fora do cenário político? Quem está por detrás das cenas de manipulação das fontes de informação e quem são os jogadores internos deste golpe de Estado? Os orquestradores não acabaram o seu trabalho de destruição de líderes deste país. É uma situação muito perigosa para a soberania de Timor-Leste. Todos os Timorenses que tanto lutaram no duro pela independência deste país, deviam começar a questionar o que estão as forças australianas a fazerem aqui em TL. Porque é que não prendem o Reinado que foi apanhado com "11 brutamontes altamente armados " ( de acordo com Slater) algures no mato? Quem é que está a proteger o Reinado, um oficial das F-FDTL que atacou a sua própria instituição e matou um dos seus? Vá lá, sejamos orgulhosos do que alcançámos: a nossa independência. Lutem contra os que querem controlar as nossas vidas e as nossas almas.

Kakoak

.

14 comentários:

Anónimo disse...

Kakoak: segundo o relatório (Página 47) “92. O Comandante-Geral da PNTL tomou conhecimento da distribuição, por parte do Ministro do Interior, de armas HK33 da PNTL a civis no dia 19 de Maio. A conselho do Ministro dos Negócios Estrangeiros José Ramos-Horta, o Comandante-Geral da PNTL endereçou uma carta ao Primeiro-
Ministro descrevendo a informação. O Comandante-Geral Paulo Martins afirma que tal carta foi entregue ao Secretário do Primeiro-Ministro no dia 19 de Maio. Não há provas com base nas quais a Comissão pudesse concluir que o Primeiro-Ministro alguma vez recebeu essa carta.”

E acrescenta ainda o relatório da ONU, na mesma página 47: “93. Cerca das 8 horas da noite do dia 21 de Maio realizou-se uma reunião na residência do Primeiro-Ministro. Estiveram presentes o Primeiro-Ministro Mari Alkatiri, o Ministro dos Negócios Estrangeiros José Ramos-Horta, o Ministro da Defesa Rodrigues, o Ministro do Interior Lobato, o Chefe da Força de Defesa Brigadeiro-General Ruak, e o Comandante-Geral da PNTL Martins. Está claro que a questão geral da distribuição de armas foi levantada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros Ramos-Horta. O grosso das provas perante a Comissão sugere que o Ministro do Interior Rogério Lobato afirmou que as armas da UPF haviam sido trazidas para Dili como uma medida de segurança e que depois de ele ter dito isso ninguém mais insistiu nesta questão. O Primeiro-Ministro Mari Alkatiri pediu uma inspecção aos depósitos de armas tanto da F-FDTL como da PNTL.”

Como vê, Kakoak, acertou em cheio. Foi mesmo por causa das declarações do Ramos-Horta e do Paulo Martins, que queriam “o Alkatiri fora do cenário político”, que o relatório diz que “com base nas informações que possui, a Comissão está convencida de que existem bases razoáveis para suspeitar que o ex-Primeiro-Ministro tinha pelo menos conhecimento da distribuição de armas da PNTL a civis.” (página 48, parágrafo 95)

Isto é, os aldrabões golpistas além de montarem a cena do Railós, tinham acautelado a cena da carta do Paulo Martins, a CONSELHO DO RAMOS-HORTA! Linda conduta para um laureado do Nobel, de facto só equiparável a de outro “colega” laureado, a do Kissinger!

E claro, já descobriu também que quem protege o Alfredo é o mesmíssimo laureado que à cautela acumula o cargo de PM com o de Ministro da Defesa!

Anónimo disse...

"A Comissão da ONU recomendou que se devia fazer uma investigação à informação de que Alkatiri soube acerca da distribuição de armas?"

Lembro que Alkatiri já está a ser investigado há muito tempo, pelo que esta recomendação é absolutamente redundante.

Anónimo disse...

OS TIMORENSES QUE AMAM A SUA PATRIA TÊM DE SE UNIR NUM GRANDE MOVIMENTO POPULAR (LOROSAE E LOROMONU) E CORRER COM OS AUSTRALIANOS, QUE INVADIRAM E ESTÃO A OCUPAR O PAÍS PARA CONTROLAR A SUA SOBERANIA (NA ESTRATÉGIA AUSTRALIANA ESTAS ACÇÕES SÃO DESIGNADAS POR OPERAÇÕES DE PACIFICAÇÃO !!!!) È SÓ HIPOCRISIA PATROCINADA AO MAIS ALTO NÍVEL (PR E PM).

QUEREM TRANSFORMAR O POVO MAUBERE EM "ABORÍGENAS" (PARECE QUE ALGUNS GOSTAM DESSE ESTATUTO!!!.

SERÁ QUE VALEU A PENA A LUTA E SOFRIMENTO PELA INDEPENDÊNCIA PARA SERMOS CONFRONTADOS COM AQUILO QUE SE ESTÁ A PASSAR EM TIMOR-LESTE? SÓ COM UM FORTE MOVIMENTO POPULAR E FORTE UNIDADE NACIONAL SERÁ POSSÍVEL ULTRAPASSAR ESTA CRISE QUE AFECTA SERIAMENTE A DIGNIDADE DOS TIMORENSES E DO ESTADO DE DIREITO.

ESTÃO A SER ENGANADOS! REVOLTEM-SE E MOSTREM DO QUE SÃO CAPAZES OS TIMORENSES!.....CORRAM COM OS AUSTRALIANOS E TAMBÉM COM OS LIDERES QUE VOS ANDAM A ENGANAR, POIS JÁ NÂO PRECISAM DE MAIS EVIDENCIAS. REINADO E COMPANHIA JÁ VIRAM QUE FORAM ENGANADOS E VÃO ACABAR POR SER DESCARTADOS PARA EVITAR COMPROMETER O PR E SEUS LACAIOS…

LUTEM PELA VOSSA SOBERANIA. OS TIMORENSES NÃO PRECISAM DA AJUDA DE PAÍSES COMO A AUSTRÁLIA, QUE QUEREM ANULAR A SUA IDENTIDADE PARA SUBJUGAR O POVO E PODEREM EXPLORAR AS RIQUEZAS DO PAÍS, EXPLORANDO O POVO TIMORENSE E DEFENDENDO OS INTERESSES GEOESTRATÉGICOS E GEOPLÍTICOS DOS EUA.

Anónimo disse...

A margarida nao engana a ninguem. A comissao de inquerito recomenda uma investigacao mais aprofundada de mari Alkatiri por alguma razao. A comissao sabe muito bem que ele tem culpa no cartorio mas preferem que sejam os proprios timorenses a estabelecer essa culpa porque ele eh o lider do partido no governo.

O Presidente esta completamente ilibado de qualquer responsabilidade criminal.
Quanto aos de Maputo o relatorio mostra que de uma maneira ou de outra estavam quase todos envolvidos em violacoes das leis da RDTL e tinham a lata de falar em "estado de direito" como se eles fossem exemplos do respeito pela lei e a ordem. POUCA VERGONHA. Devem ser levados a tribunal e responsabilizados por essa violacoes da lei a comecar por Mari e acabar na Ana Pessoa (presentes na reuniao do "gabinete de crise" na residencia do Mari Alkatiri)

JUSTICA JA!!!

Anónimo disse...

Anonimo do dia 23.10.06 (10.53.36)
Pode dizer o que quiser mas, o meu povo sabe quem sao os filhos genuinos de Timor Leste.
Viva FRETILIN !

Anónimo disse...

Leitor das 10:53:36: falou da distribuição de armas? Pois então veja só de quem é a responsabilidade das armas que continuam ao largo. É o que está preto no branco, sem tirar uma vírgula, nas páginas 49 e 50 do relatório da ONU:

"Movimentação Irregular de Armas no seio das Forças de Segurança

97. PNTL. A Comissão nota com preocupação a ausência de um controlo sistemático sobre as armas e munições da PNTL. O Comandante-Geral da PNTL retirou armas do Depósito Nacional da PNTL sem o conhecimento do responsável pelo depósito de armas. No dia 23 de Março 60 armas Steyr e 50 caixas de munições foram enviadas para o complexo da URP em Aileu. No dia 15 de Abril 10 armas Steyr e munições foram enviadas para a esquadra de polícia de Liquiçá. Na sequência do incidente de 25 de Maio em Gleno o Comandante-Geral da PNTL ordenou que se armazenassem 10 armas Steyr e munições na esquadra de polícia de Gleno. A Comissão também nota com preocupação o armamento selectivo de membros da PNTL oriundos da parte ocidental do país sob o comando do Comandante-Adjunto da PNTL no distrito de Dili, Abílio Mesquita, que no dia 11 de Maio deu treinamento sobre manuseamento de armas a 10 membros da PNTL oriundos da parte ocidental e pertencentes ao Grupo de Trabalho (Task Force) do distrito de Dili. Depois disso esses membros da PNTL permaneceram sob o seu comando e foram munidos com armas Steyr. Um outro grupo de 20 membros da PNTL provenientes da parte ocidental do país foram munidos com armas Steyr pelo Comandante-Adjunto Abílio Mesquita no dia 17 de Maio, tendo em seguida ficado sob o seu comando. Este treinamento e armamento de membros da PNTL oriundos da parte ocidental do país teve lugar com autorização do Comandante-Geral da PNTL Paulo Martins.

98. Uma recente auditoria às armas realizada por uma equipa internacional constatou que 219 armas da PNTL continuavam fora da custódia e do controlo da PNTL. Essas armas compreendem 190 pistolas Glock de 9mm, 13 armas semi-automáticas de assalto Steyr, 10 armas semi-automáticas de assalto HK33, duas armas semi-automáticas de assalto FN-FNC, e 4 espingardas de calibre 12 (12- gauge shotguns). Embora os registos da PNTL identifiquem a última pessoa conhecida que assinou pela maioria dessas armas, o hábito de entregar armas sem qualquer ordem escrita, ou documentação sobre a cadeia de custódia, torna impossível determinar o actual paradeiro dessas armas." (Páginas 49 e 50)

PS: E como sabe estes dois são amigos do peito e companheiros de reuniões em casa do Xanana juntamente com o Ramos-Horta, os bispos, o Lasama e mais outros passarrocos.

Anónimo disse...

"O relatorio ja ilibou o Presidente" diz o das 10:53:36. Dupla asneira. Primeiro nem a comissão é tribunal nem os comissários são juíses - só os tribunais é que ilibam ou condenam, mais ninguém. E na apreciação do papel do Xanana apesar dum dos comissários ser um boy do Gareth Evans mesmo assim foi obrigada a dizer (páginas 77 e 78):

"171. Relativamente ao discurso de 23 de Março de 2006 (conforme descrito no parágrafo 36),
a Comissão considera que o Presidente da República deveria ter mostrado maior contenção e
respeito pelos canais institucionais esgotando os mecanismos disponíveis, tal como o Conselho
Superior de Defesa e Segurança, antes de fazer um discurso público à nação. Similarmente, a
Comissão nota que, ao intervir pessoalmente junto do Major Reinado (conforme descrito no
parágrafo 60), o Presidente da República não consultou nem cooperou com o comando da FFDTL,
aumentando desta forma a tensão entre o Gabinete do Presidente e a F-FDTL."

Claro que só fala do discurso de Março. É muito curioso que nem tenha mencionado o de 22 de Junho não é? Mas ele existiu, de facto em 22 de Junho o Xanana esteve mais de três horas em directo pela rádio e TV a arengar contra a Fretilin, contra o governo e contra o Parlamento, a inflamar contra as legítima e constitucionais instituições do seu país.

Anónimo disse...

O comentarista das 10:53:36 AM ja esta'no auge da loucura.

Anónimo disse...

A Tamagoshi continua com a cassete em modo play.

Mas ainda há-de contribuir para uma estátua ao RH. Escreva o que lhe digo.

Anónimo disse...

Esta quase no auge da loucura por dizer algumas verdades?!...

Anónimo disse...

Loucura?? Loucura seria nao aceitar as recomendacoes da Comissao de Inquerito. Isso sim seria grande loucura. Timor tem uma oportunidade de demonstrar ao mundo, mais importantemente aos timorenses, que ninguem esta acima da lei. O povo nao vai ficar contente se chegar a conclusao de que a lei so se aplica aos pequenos e que os grandes sempre se escapam.
A fretilin nao esta contente com o relatorio? Porque havia de ficar contente quando o relatorio aponta para os seus lideres como os responsaveis desta crise. O que se pergunta agora eh o seguinte: O que eh mais importante?? A fretilin ou a nacao Timor Leste??
Para a Fretilin de Maputo a resposta eh simples. O mais importante eh que eles continuem no poder. Mas para os timorenses o mais importante eh que possam viver uma vida descansada e para isso eh necessario que os responsaveis por esta crise sejam punidos `a maxima extensao da lei para servir de exemplo `a futuros lideres timorenses.

As recomendacoes do inquerito devem ser implementadas por completo se Timor quer entrar no caminho para uma verdadeira democracia e um estado de direito. Para isso ha que haver coragem e processar todos os responsaveis sejam eles quem forem como recomenda a comissao de inquerito.

Anónimo disse...

Ximenes Belo caga entencas agora, mas quando a falecida Madre margarida comecou a falar, cavou daqui a sete pes doente e so parou em Mocambique. O Horta tambem caga sentencas mas passa a vida a laurear a pevide pelo estrangeiro, enquanto a populacao se esfaqueia e se mata.Que grande Presidente e PM dariam estes dois Nobeis da Paz. Um inquerito aserio ea podridao destes dois artistas que mereciam era o Nobel da Hipocrisia e nao da Paz.

Terça-feira, Outubro 24, 2006 4:04:40 PM

Anónimo disse...

Timor oan RAI NAIN – Sao os que tem Uma Lisan, Uma Lulik, Adat, moris iha fetosan umane nia laran, iha Knua, Uma ho Ahi, Fatuk ho Rai

Linguisticamente Makasae , Galole, Oemua, Tetun terik, Mambae, Tokodede, Bunak, Kemak, Baikeno entre outros, sao tracos que nao existem noutros lugares do mundo.

Os nomes Maubere, Ruak, LuOlo, Falur, Lere sao originarios de Timor que e completamente diferente de Mario Carrascalao ou de Mari Alkatiri.

Kuda Reno ou Kuda Burro Timor Oan Rai Nain precisa de sair do colonialismo e caminhar adiante com o inquebrantavel desejo de Ukun Racik Aan , Kaer Racik Kuda Talin

Anónimo disse...

Ukun Racik Aan ,
Kaer Racik Kuda Talin
Kaer kois kuda talin
Kaer fali kuda lasan

Kaer fali kuda lasan
Doko tun doko sa'e
Kaer metin rabat oh
Kaer Lasama rabat rae

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.