quinta-feira, setembro 28, 2006

Transcrição do video "The Patriot" - II

"Todos sabemos que o nosso Presidente é que foi eleito pelo povo, ele é democrático para governar a nossa terra.

Ele é uma figura que anda por Díli, e todos sabemos que esta figura existe mas não manda.
Comparando o nosso Presidente com eles sabemos que quem trabalha e quem não trabalha, quem sofre connosco e quem não sofre.

Meus irmãos nós os jovens não devemos adorar, senão é mesma coisa que entrar num buraco, devemos é seguir e respeitar, ver o que fornecem para a nossa terra e o que sentimos em relação a eles.

É tempo para fazer mudanças, parar com as pedradas, parar com as expressões de lorosae e loromonu, porque não foram vocês é que disseram estas palavras.

Muitos de lorosae são inocentes e muitos de loromonu são traidores na sua própria terra, e muitos de lorosae também traíram os seus próprios amigos com muitas propagandas.
Mas isso tudo são interesses políticos, de algumas pessoas.

Caros irmãos, pensando bem, as pessoas que neste momento se encontram a dormir debaixo duma lona, com crianças, será que eles têm alguma culpa disso tudo?

Mas os governantes nem se interessam, isto faz parte do programa deles, porque se não houvesse deslocados não haveria internacionais, se não houvesse internacionais não haveria serviços e esta é uma política suja deles.

Não quero falar muito, vós, meus irmãos é quem mais sente em relação a estes problemas.
É tempo para fazermos reformas, e todos os jovens, pais, irmãos, todos se levantem para fazer uma mudança.

Esta nação precisa duma mudança em geral para reconstruir este governo, reconstruir o futuro.
Mas isso tudo tem de ser com paz, sem existir uma pedra, um berlinde, uma rama ambon e sem insultos.

Todos nós vamos exigir o nosso direito, em que o governo tem a responsabilidade.

Não se assustem por causa dos internacionais, eles vieram por causa do povo e não do governo.
Não há povo, não há governo.

O povo elegeu o governo para o servir e não para os sobrecarregar, governar e caluniar.

Quando forem fazer a vossa acção de paz reclamem o vosso direito com paz, eles não terão nenhuma força para vos derrubar.

Não tenham medo, há-de chegar o tempo para esta acção, porque é que não criamos um dia histórico para os jovens, um dia histórico para esta mudança?

Precisamos duma mudança, não é para trocar o governo, mas é para arranjar, precisa de mudanças no sistema.

Para o ano o governo terá a sua preparação para novas eleições, e acredito que antes disso haverá muita propaganda para virar uns contra os outros tudo por interesses políticos.

Não nos deixemos dormir, já não há tempo para isso.

Neste curto tempo tem de haver transformações.

Antes disso temos de ver os piolhos que existem no governo para afastá-los, porque nem todos lá são culpados, os ministérios têm de continuar, os que não sabem governar e os que estão envolvidos em crimes têm de se responsabilizar, entregando este poder ao Sr. Presidente que é nosso Pai e pai desta nação, pai dos jovens que sofrem.

Têm de se responsabilizar querendo ou não.

Esta é a continuação da luta que eles mesmo armaram e que nós sofremos.

O governo pode continuar mas tem de haver uma transição do Presidente para poder implementar a justiça antes das eleições.

As eleições podemos mudar para daqui a dois ou três anos não há problemas, porque não há justiça, nem segurança, nem estabilidade não haverá eleições.

Primeiro garantem a segurança e a estabilidade do povo então depois podemos fazer eleições.
Não caiam na propaganda das eleições, eleições.

Apela-se aos líderes dos partidos políticos para pensarem na nação, na unidade, abracem esta terra este povo, garantindo-lhes amor para que vivam em paz, porque eles não vos pedem um prato de comida.

Eles só querem a paz, felicidade, segurança e estabilidade.

Não usar deste tempo fazendo uma oportunidade para cada um, usando o povo, fazendo confusões entre eles.

Agora precisamos de unidade, unidade nacional, fazendo um governo de unidade nacional que o povo quer, só com esta mudança é que pode levar estas pessoas que são contra justiça para a justiça, cumprindo pena de prisão na cadeia e não é estar preso debaixo dum ar condicionado, com motorista e segurança privada.

Isso não pode ser, isto assim é uma máscara uma propaganda para controlar tudo.

Meus irmãos, a seguir apresento alguns dos meus planos que acho bom para a mudança da nossa terra, precisamos de fazer esta mudança democraticamente:

Peço a todo o povo de Timor que quer a paz, e ama a justiça, que é tempo para se prepararem, eu hei-de fazer chegar a data e o dia para irmos a Díli exigir o nosso direito, democraticamente aos nossos governantes, quem é que se responsabiliza por esta crise toda. Iremos, e aos jovens marcaremos um dia histórico para nós, o dia da mudança, democraticamente determinados quem é o autor destes maus actos. Esperem a data e o dia. Esta acção será feita em paz, não distinguindo ninguém todos somos timorenses.

Exigimos a responsabilidade do governo, porque esta crise veio do governo, esta crise foi feita pelo governo, porque este nosso governo não tem capacidade, nem credibilidade para governar por isso estamos assim. Se ele próprio não tem capacidade nem credibilidade porque é que o havemos de deixar seguindo o seu caminho errado?

Ele não sente vergonha da sua incapacidade para controlar e governar esta nação, convidando as forças internacionais para nos envergonhar ainda mais.

Eles estão cá, tudo bem mas onde vão mostrar as suas caras?

Não têm capacidade para resolver os problemas internos, é uma vergonha.

Não se esqueçam que esta crise resultou dum pequeno problema, e destes pequenos problemas se não forem resolvidos assim como os peticionários.

O caso que os peticionários escreveram, não foram todos os de lorosae que disseram e também não foram todos os de lorononu que escreveram, e porque é que não resolveram logo?

Na petição estão os nomes dos que falaram, porque é que não foram logo processados?

Se processassem logo isto não seria assim.

Mas antes de chegarmos ao caso dos peticionários não podemos esquecer que já existiam alguns pequenos casos em Díli, Lospalos, manifestações, mas nunca houve nenhum processo.

Houve vários grupos de investigação com base legais, mas nunca condenaram ninguém, ninguém foi considerado culpado, porquê?

Porque este é o interesse do governo, o governo é que queria que isso acontecesse.

Por trás disso tudo está o governo, os líderes, e por isso tem de se proteger, quando quiserem implementar a justiça, eles mesmo é que devem ir e não vão.

Culpam sempre os mais pequenos.

A arma deles é matar estes processos com o tempo, o tempo é que fará esquecer para ninguém requerer.

Isso queriam fazer com os peticionários, e também com o dia 28, 29, 30, até dia 4 quando as forças abandonaram Díli, e o dia 25.

Meus irmãos no dia 23, o caso de Fatuahi, eu próprio estou pronto a responder, isto tudo eles querem que o tempo faça a justiça para depois deitar as culpas para os soldados e os mais pequenos.

Mas não é um soldado é que manda, um brigadeiro e um coronel é que mandavam.

Como uma instituição seja FDTL ou PNTL se um soldado fizer mal quem se responsabiliza é o comandante, aqui não há capacidade de liderança, por isso é que está assim.

O governo também não teve interesse para resolver este problema por isso a instituição ficou em pedaços.

Quando uma instituição não sabe dirigir os seus elementos é que dá este resultado, por causa dos seus interesses políticos. "

(continua)

.

4 comentários:

Anónimo disse...

"Meus irmãos, nós os jovens..."
"Nós os jovens", "Nós os jovens"...

Com 40 anos ainda se é jovem?

Isso que é um espírito realmente jovem!

Anónimo disse...

"...tem de haver uma transição do Presidente para poder implementar a justiça antes das eleições".

Que confusão para a cabeça de uma pessoa!
A justiça exerce-se pelo Presidente da República?
E poder judicial reveste-se do poder presidencial?

"As eleições podemos mudar para daqui a dois ou três anos não há problema..."

Mas, isto funciona assim?
Chamamos as eleições quando apetecer a Marco, a João, a Joana?

"...porque não há justiça, nem segurança, nem estabilidade não haverá eleições"

Sem tudo isso, quem manda?

Lei da Selva!

Anónimo disse...

anonimo das 10.17
Voce onde e que viu eleicoes democraticas em ambiente de cortar a faca. So na selva onde voce vive ou em africa onde cada partido tem o seu exercito eos war lords actuam como bem entendem apoiados pelos seus grupos armados. E assim que voce quer democracia em Timor? Se assim e e naturalmente um apoiante da distribuicao de armas pelo Rogerio para forcar a populacao a vivercom medo e votar pela lei do mais forte. Ou entao vamos todos pegar em armas e que reine os que sobreviverem a chacina. Democracia para si deve ser uma abobora... E preciso e votar, nao importa como e em que circunstancias. Aprendeu bem a licao com o Suharto, Salazar, Fidel, etc. Votem, Votem, naqueles que nos escolhemos. Rica Democrac... E ainda tem a coragem de dizer quem realmente quer eleicoes democraticas, portanto verdadeiramente livres, aplica a lei da selva. Valha-nos Deus.

Anónimo disse...

Ó Malai Azul: não tens lá nenhum vídeo pior do que este?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.