quinta-feira, setembro 28, 2006

Governo aprovou Decreto-Lei sobre Regulamento de Disciplina Militar

Díli, 12 Set (Lusa) - O governo timorense aprovou hoje um Regulamento de Disciplina Militar (RDM), diploma que preenche um vazio de cinco anos, o período que medeia entre a transformação da guerrilha em forças armadas regulares e a aprovação de um RDM.

.

5 comentários:

Anónimo disse...

Isto até parece anedota. Não há desculpa para os legisladores, todos, nem para aqueles que ocupam/ocupavam os mais altos cargos militares.
Numa nação em formação há muito a fazer, sabemos, mas, mesmo assim, não há desculpa.
Pronto, agora já há RDM, e então aqueles que no passado o infringiram, concretamente os peticionários mais responsáveis por desacatos, Reinado, etc, vão ser julgados e punidos há luz das regulamentações militares?
Ou o RDM não é recroactivo?

Anónimo disse...

Com o Regulamento publicado (julgo que foi apenas ainda aprovado pelo Conselho de mInistros, pelo que falta a promulgação pelo PR e a publicação) há que formar os efectivos das FDTL sobre aquilo que dispõe o Regulamento. Para que todos saibam quais são os seus deveres e quais as consequências em caso de incumprimento de tais deveres.
Assim previner-se-ão muitos conflitos. Explicar quais são os deveres dos militares e quais as punições em caso de violação de tais deveres.

Anónimo disse...

Há gente que pensa que se constrói um país como quem compra uma casa de chave na mão. Há gente que não entende mesmo que a construção dum país requer tempo, muito trabalho, muita tolerância, muita aprendizagem, muita explicação, muita explicação, muitíssima explicação. E muita, muita liberdade, tolerância e muito, muito trabalho. E principalmente muito amor pelo seu país e pelos seus co-cidadãos e muito respeito por todos e muita disciplina.

Anónimo disse...

"E muita, muita liberdade, tolerância e muito, muito trabalho."

Palavras acertads estas.

Justamente o que tem faltado nos últimos anos.

Anónimo disse...

Acrescento ao embalo da Dona Margarida e pergunto se as palavras dela também terão efeitos retroactivos? tão bonitas são.

Posso perguntar se os Direitos, Liberdades e Garantias do ser Humano estão defendidos e se terão também efeitos retroactivos?

Os culpados serão investigados, julgados e condenados?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.