quinta-feira, setembro 28, 2006

GNR e PSP vão passar a ter 252 efectivos na missão da ONU

Notícias Lusófonas
27.09.2006

A GNR e a PSP vão passar a ter um total de 252 efectivos na actual Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT), disse hoje à Agência Lusa fonte das Nações Unidas.

Este total compreende os actuais 127 militares do sub- agrupamento Bravo da GNR, que passarão a partir de meados de Outubro para 140, e a que se juntarão outros 48, que terão responsabilidades em acções de formação da polícia timorense e para participarem no Estado-Maior da força policial ao serviço das Nações Unidas.

Integrarão ainda aquele total de 252 efectivos, os actuais cinco agentes da PSP, mais o actual comissário da UNPOL (Polícia das Nações Unidas), Antero Lopes, e mais 58 elementos da corporação, que deverão igualmente começar a chegar em Outubro.

O director nacional da PSP, Orlando Romano, que chegou hoje a Díli, integrado na comitiva que acompanha o ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa, disse à Lusa que além dos efectivos que a corporação que dirige terá em breve em Timor-Leste, integrados na UNMIT (Missão da ONU em Timor-Leste), possivelmente mais agentes do Grupo de Operações Especiais chegarão também em breve.

Actualmente encontram-se em Díli oito agentes dos GOE, e no pico da crise político-militar no país esse número chegou a 18.

Os GOE encontram-se em Díli para garantir a protecção da comunidade portuguesa residente no país.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.