quinta-feira, agosto 31, 2006

Sobre a fuga do Reinado – Dos leitores

Sr. Presidente, o que diz? O Reinado escapou para dar protecção ao povo? Que ele continua a obdecer o Sr. Presidente como comandante supremo das forças armadas?



Sétimo aniversario do referendum marcado com uma nódoa. Alfredo Reinaldo evade-se da prisão em pleno dia. Como isso e possível?



No sábado humilharam policias timorenses e hoje, na prisão de Becora, alguém deixou fugir 54 prisioneiros, entre os quais o "herói" dos autores do golpe de estado. O famoso Reinaldo, desertor das F-FDTL, criminoso ( foi filmado a atirar para matar em Fatu Ahi, apanhado em flagrante em posse ilegal de armas, e agora um homem livre? Quem lhe abriu as portas? Vivera feliz algures noutro país ou será eliminado pelos grandes chefes? Ai, o meu pais... e o meu povo. Quem te pode acudir neste momento?



I find it interesting that former militia bosses are supporting Xanana in opposition to FRETILIN! That a lot of those involved had previously been Suharto supporters and later pro autonomy leaders. Leandro switched to pro independence after the fall of Suharto in 1998.

It's strange that someone like Rui Lopes was actually leading the pro Xanana demo in Dili!

Could Xanana be so desperate to get rid of FRETILIN that he didn't even mind if he had to court criminals like Nemesio de Carvalho and Rui Lopes?

By the way, Alfredo Reinado escaped the prison today with a number of former pro autonomy militias who committed serious crimes.



Xanana Gusmão não é o responsável máximo timorense pela segurança e defesa?
Não tinham decidido levantar as medidas de segurança excepcionais porque a situação estava mais calma?

E o Presidente continua a não ter nada para nos dizer?

...

A fuga de Reinado e outros era previsivel, afinal o homem é um heroi r desceu da montanha para a cidade a convite de Sua Excelência o Senhor Presidente Xanana, Era inconcebivel que um convidado presidencial e amigo dos amigos australianos se mantivesse preso. A força da GNR estava com imaginação fértil quando viu armas, granadas e coisas que tais na posse de Mr. Reinado. Nada disso.

Melhor será que Timor passe a estado federado australiano de forma clara... Assim encapotado é que não é nada.

Será que é o que alguns timorenses querem? Porque não um referendo, caros políticos e vendilhôes do "templo"?
.

5 comentários:

Anónimo disse...

Rui Lopes e Leandro tambem eram usados pela Fretilin para lutar contra a Indonesia. Por isso nao e correcto dizer que foram criminosos de guerra.Sao, outrossim, bonecos que se viram para onde vira o vento. E a Fretilin tambem nao e isenta de culpa porque tambem nao tratou bem os seus correligionários que tanto a ajudaram a lutar pela independencia de Timor-Leste.

Anónimo disse...

he he he he

Anónimo disse...

Timor Leste "ida deit". Somos todos iguais. Os antigos milicias, desde que nao voltem a alinhar nas suas ideias malucas do antigamente estao dentro do "ida deit". Por isso nao venham agora puxar a brasa a vossa sardinha, recorrendo a um passado que ja la vai. O Rui Lopes eh timorense, mas, sendo-o, nao tem que apoiar os vossos designios. Para a frente e que o caminho. Acabem la com a zanga de comadres. Timor precisa de todos os seus filhos, incluindo os desavindos; do que nao precisa eh de provocadores.

Anónimo disse...

Fuga de Reinado = Quem tem medo de Virginia Wolf?!!!

Anónimo disse...

O Malai Azul passou agora a practica mais desesperada de apagar os comentarios que nao convem aos alkatiristas!
Forca Malai Azul. Eh mesmo assim que vai mostrando cada vez mais o seu facciosismo.
Esta cada vez mais dificil para si disfarcar isso.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.