quinta-feira, agosto 31, 2006

As tropas da Malásia retiram de Timor-Leste

Tradução:

EasyBourse

Terça-feira Agosto 29, 2006 / 14h54

DILI, Timor-Leste (AP)— As tropas Malaias retiram-se oficialmente na Quinta-feira de Timor-Leste depois de terem ajudado a restaurar a lei e a ordem na nação inquieta durante cerca de três meses.

Mais de 400 tropas das Reais Forças Armadas Malaias chegaram a Timor-Leste em 25 de Maio para reforçar a força liderada pelos Australianos requisitados pelo governo de Timor-Leste depois de ter rebentado a violência na capital Dili.

A violência, a pior no país desde o seu voto em 1999 pela independência depois de 24 anos de domínio Indonésio, irrompeu depois do então primeiro-ministro Mari Alkatiri ter despedido cerca de 600 soldados.

Confrontos entre forças de segurança rivais na capital mais tarde derramaram em lutas de gangs, pilhagens e fogos postos que mataram 30 pessoas e levaram perto de 150,000 a fugir das suas casas.

Têm persistido lutas de gangs esporádicas e dezenas de milhares de pessoas continuam a ter medo de regressar a casa ou não podem porque as suas casas foram destruídas.

O Conselho de Segurança da ONU na semana passada autorizou uma missão de cerca de 1,600 polícias internacionais e 34 oficiais de ligação militar antes das eleições presidenciais e parlamentares calendarizadas para 2007.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.