quinta-feira, agosto 31, 2006

Silêncio (2) - Tradução da Margarida

Há mais de 5 horas que o Ministro da Defesa da Nova-Zelândia, Phil Goff, fez declarações, graves e totalmente falsas, no The Dayly Telegraph, negando que as suas tropas tivessem retirado a segurança da prisão Becora dias antes da fuga ou que fossem responsáveis pela segurança da prisão.

"A Nova Zelândia e as forces multinacionais não são, e nunca foram, responsáveis pela gestão das prisões em Timor-Leste ou por manterem a sua segurança," disse Mr Goff."Essa responsabilidade é unicamente do Ministro da Justiça de Timor-Leste."A nossa presença é para deter qualquer ataque externo à prisão, tal como dos que querem arrumar contas."

Resposta do Governo de Timor-Leste?

Nada.

.

4 comentários:

Anónimo disse...

Como responderia o sr. Alkatiri num momento destes?

Anónimo disse...

Porque será que perante a gravidade dos ultimos acontecimentos

- o Prémio Nobel, actual Primeiro Ministro, não emite um dos seus maravilhosos comunicados que primam pelo pormenor e até pelo discurso directo e em inglês que segundo se diz é para que todo o mundo os possa ler?

- o Presidente da República não faz um dos seus famosos discursos plenos de emoção?

- o representante das Nações Unidas em Timor, o japonês Hasegawa, não emite um dos seus célebres "press release", a demonstrar a sua tão peculiar preocupação e a "aconselhar" uma investigação para apuramento de responsabilidades?

- os líderes da oposição não se manifestam com os seus habituais discursos inflamatórios e acusatórios?

- os Bispos não se mostrem preocupados com a segurança do povo que tanto os preocupa?

Anónimo disse...

Anonimo da 1 da manha. Tem duvidas? Ordem de matar tudo quanto mexe.

Anónimo disse...

"Como responderia o sr. Alkatiri num momento destes?"

O Reinado nem teria sobrevivido a sua captura.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.