quinta-feira, agosto 31, 2006

Dos leitores - Traduções da Margarida

Suspeito que alguém está a tentar esconder, ou melhor dizendo, a proteger alguém que devia ser acusado da crise.

As atitudes do PR e da sua mulher foram suficientemente terríveis para destruir o país e agora vemos este programa na TV e parece que estão inocentes.

Sugiro ao nosso grande amigo John Martinkus (para uma vez mais) fazer uma outra investigação sobre quem controlou a PNTL durante a manifestação de 28 de Abril. Quem ordenou ao comandante da PNTL para retirar os membros da PNTL? Como é que os membros da PNTL se concentraram em casa de Leandro com armas, alguns deles estiveram em Balibar e vieram atacar a cidade.

O Rai Los mencionou que ele e o seu grupo tinham 33 armas (completas com números de série) que lhe foram dadas pelo antigo ministro do interior e só devolver 12. Penso que o PGR e as forças Aussie não são boas em matemática.

...

Mais um impune...

Leandro Isaac teve armas na sua posse durante a crise. Vai ser investigado e processado? Ou vai usar a sua imunidade como membro do parlamento?

.

4 comentários:

Anónimo disse...

A memória torna-se de elefante conforme a conveniência? Mas estão à espera de quê? Que o partido maioritário fizesse das estruturas do Estado aquilo que lhe aprouvesse e os outros ficavam a vê-los passar?

Como é que é com as armas que estavam prontas a agir aquando do Congresso da FRETILIN? (as que estavam prontinhas para as mãozinhas dos mais corajosos...)

JLG foi-se embora porque não conseguia montar a sua lista? Se assim foi porque razão se assistiu, desculpem lá, a uma votação tão saudável quanto levantar o braço? A votação e as armas, eram receios? Ou fazem parte da estratégia?

As armas deveriam aparecer e saber-se exactamente qual o seu fim (é inerente a qualquer existência de armas, seja lá em que mãos forem, que apenas têm um objectivo final - matar, deviam ser abolidas de todo). Os responsáveis investigados e julgados em conformidade. O Estado deveria dar o exemplo. Talvez seja isso mesmo que se vislumbra, não?

Anónimo disse...

Porque será que perante a gravidade dos ultimos acontecimentos

- o Prémio Nobel, actual Primeiro Ministro, não emite um dos seus maravilhosos comunicados que primam pelo pormenor e até pelo discurso directo e em inglês que segundo se diz é para que todo o mundo os possa ler?

- o Presidente da República não faz um dos seus famosos discursos plenos de emoção?

- o representante das Nações Unidas em Timor, o japonês Hasegawa, não emite um dos seus célebres "press release", a demonstrar a sua tão peculiar preocupação e a "aconselhar" uma investigação para apuramento de responsabilidades?

- os líderes da oposição não se manifestam com os seus habituais discursos inflamatórios e acusatórios?

- os Bispos não se mostrem preocupados com a segurança do povo que tanto os preocupa?

Anónimo disse...

O JLG foi-se embora porque? Com braco no ar ou braco no bolso, logo que lhe cheirou a taxo ele nao pensou duas vezes, mesmo so para levar a pasta do Horta como e agora o caso. Afinal, o que e que mudou para ele voltar? Esta ainda tudo cada vez mais na mesma.

Anónimo disse...

Os militares das palmeiras que o journalista australiano Martinkus incinua que sao gente do Railos sao mas e FDTL que eu conheco um deles, e ele e makasae. Nao brincam com a gente por favor, os policias que morreram desarmados num homicide de sangue frio foram matados pela FDTL.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.