quarta-feira, junho 28, 2006

Moradores de bairro de Díli alertam GNR para armas escondidas

Díli, 27 Jun (Lusa) - Residentes de um bairro de Díli alertaram hoje a GNR para uma "importante descoberta" de armamento na casa abandonada de um eleme nto da polícia timorense, disse à Lusa fonte do contingente português.

Segundo o tenente Hélder Oliveira, da GNR, trata-se de um número ainda não determinado de granadas ofensivas, encontradas por populares do bairro de De lta Comoro, na zona ocidental de Díli, na área controlada pelos militares portug ueses.

As granadas estavam colocadas em invólucros dentro de um pote enterrado nas traseiras de uma casa pertencente a um agente da Polícia Nacional de Timor- Leste (PNTL), natural de Viqueque, sudeste do país.

Moradores no bairro disseram que as granadas foram encontradas por cria nças que brincavam no jardim da casa, vazia desde o início da crise político-mil itar em Timor-Leste, em finais de Abril passado.

"É uma importante descoberta que traduz que estamos a ter resultados pr áticos também na missão de detecção de armas e explosivos. Significa ainda que a população confia na GNR", afirmou o tenente Hélder Oliveira.

Alertada uma patrulha da GNR, os militares portugueses isolaram a área e contactaram os militares australianos para que especialistas em explosivos rem ovessem as granadas.

Os militares australianos estão a investigar a possibilidade de existir em mais armas escondidas na zona, utilizando, para o efeito, cães treinados na d etecção de explosivos.

Um dos moradores do bairro, João Freitas da Câmara, destacou a importân cia da GNR na segurança da zona e referiu que a população não hesitou em informa r o contingente português da descoberta das granadas.

"Receamos que haja mais casos semelhantes. Pensamos que é preciso inves tigar outros casos de agentes da polícia e de militares. Talvez não fosse má ide ia chamá-lo [ao polícia] e investigar, para ele dizer quem distribuiu as armas e de que tipo", acrescentou.

O agente da polícia em questão, identificado pelos moradores como sendo Raimundo Viana, não integrava nenhuma das unidades de elite da polícia timorens e, pelo que a existência de granadas na sua posse indicia a distribuição de arma s.

A descoberta hoje reportada sucede a uma outra, neste caso de uma grana da defensiva encontrada na posse de populares, que sem saber do que se tratava a passavam de mão em mão até que a GNR foi alertada e tomou conta da ocorrência.

Fontes militares admitem que o armamento que tem sido encontrado terá s ido abandonado por pessoas que fugiram, presumivelmente dada a impossibilidade d e ser transportado.

EL.

1 comentário:

Anónimo disse...

Todos que estão a fazer um golpe de estado em Timor adoravam que os apoiantes da FRETILIN entrassem em Dili , respondessem às provocações dos golpistas, entrando em confronto. Aí tinham pretexto para dissolverem o parlamento. Era muito fácil, assim nomeavam um governo de fantoches dizendo que era um governo de "salvação nacional". Só que esse filme já foi visto, subestimaram a inteligência do partido maioritariamente votado nas urnas. Para os senhores do golpe a democracia só é democrática quando os deles ganham.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.