quarta-feira, junho 28, 2006

Dos leitores

Todos que estão a fazer um golpe de estado em Timor adoravam que os apoiantes da FRETILIN entrassem em Dili , respondessem às provocações dos golpistas, entrando em confronto. Aí tinham pretexto para dissolverem o parlamento. Era muito fácil, assim nomeavam um governo de fantoches dizendo que era um governo de "salvação nacional". Só que esse filme já foi visto, subestimaram a inteligência do partido maioritariamente votado nas urnas. Para os senhores do golpe a democracia só é democrática quando os deles ganham.

……….

Inteligência deverá ser a palavra de ordem em Timor.

Parem com o lavar de roupa suja dos tempos da resistência onde todos cometeram erros graves e foram simultaneamente protagonistas da história da libertação.
A história da resistência pertence ao passado.

Parem com os protagonismos de líderes de resistência e de Prémios Nóbeis.
Porque lideres foram todos os que morreram e lutaram pela independência.

Prémios Nobeis todos deveriam ter recebido porque todos lutaram contra a violência indonésia e pela paz em Timor.

Agora trata-se do presente e do futuro de Timor-leste e de assegurar a soberania, a paz e estabilidade pela qual tanta gente morreu e vocês os lideres, os prémios nobeis continuam vivos e mostram-se actualmente incapazes de honrar os mortos.

……….

Ainda ontem falava com J Luandino V à noite e desabafámos os dois como estória é injusta e se repete! Na nossa Terra, em Angola, vimos nascer a Nação e vimos acontecer a guerra e esperamos, eu e ele, que isto não se repita em Timor Leste que também amamos por escolha consciente de que qualquer Povo e a sua independência é amável.
Lamento que tantas pessoas, anonimamente, se deixem levar por más palavras e publiquem coisas tão impertinentes neste blog. Contudo malai azul, talvez sejas também um malai mutin, continuas a fazer um bom trabalho (nunca temas o contrditório mas despreza a falta de humanidade] e isso já serve de consolo para quem espera que a arma mais segura, mais certeira seja mesmo a inteligência e o sentido de Estado que Mari Alkatiri tem demonstrado.
A estória toda está por contar mas o que interessa mesmo, ao contrário da Angola que eu vi nascer, é que Timor não renasça cinzas e morte. Para tal é preciso manter acima de tudo o essencial: o respeito pelo Povo e pelo seu bem-estar.
Acredito na democracia sobretudo quando ela salvaguarda as memórias, as culturas e ajuda a cumprir as expectativas dos Povos. Esta foi sempre a lição que recebi das mulheres de Timor, saber usar a paciência e a determinação porque como uma delas um dia me disse, 'a paz é sagrada e com ela tudo corre bem'.
Porque não vão à procura e não ouvem a sério estas Mata Dalan e esquecem o desvario dos que se querem ver heróis [do nada]?

……….

O desespero dos manifestantes vadios e de organizadores acéfalos está a demonstrar a sua potência pelas chamas e perseguições a casas de elementos e simpatizantes da FRETILIN.

Resta saber o que dirá, logo mais, pela manhã, Xanana Gusmão, relativamente ao comportamento dos homens do Tara e do Railos...

Quem sabe se faz parte do plano de destruição da cidade velha e degradada para se avançar com o plano urbanístico do GERTIL... ainda vamos descobrir que este é mais um acto bom em nome da democracia "à la Xanana" e por Xanana.

As queimadas cirúrgicas e as provocações continuadas serão mais uma prova da "esperteza" dos amigos do presidente?

……….

Prezada Ana Gomes,Quem diz o que não sabe, ouve (e vê) o que não quer.

……….

continuam a chegar a Metinaro...

A Metinaro estão a chegar mais camionetas e mais uns quantos milhares de pessoas.

Há um movimento social em marcha imparável... a noite está calma por lá e até divertida.

É bonito de ver, dizem-nos.

……….

Xanana fala em guerra!

Com quem pensa que a fará, depois de andar anos a dizer que o Povo quer a Paz!

Fará com gangsters?

Xanana Gusmão perdeu a noção da realidade, até a imprensa brasileira diz que ela está "adoecido"!

Para Xanana Gusmão pouco importa se são 3 mil ou dez mil ... já só se vê a si próprio ... O Estado é Ele!

Pouco ou nada valerá, agora, a racionalidade, a razão, os princípios, a legalidade, a ordem constitucional e tantos outros valores que pautaram a acção deste homem no passado!

Em África foram muitos os lideres de movimentos de libertação que não souberam adaptar-se a uma situação de Paz e de reconstrução nacional/construção do Estado.

No passado, Xanana Gusmão referiu que esse erro nunca seria cometido por ele próprio ... cometeu esse erro ... deixou de ter contacto com a realidade ... diz que está com o Povo, sem ter já a noção da realidade que o envolve, sem revelar qualquer respeito pelo Povo ao atropelar e rasgar a Constituição.

Senhor Presidente da República, ACORDE para a realidade.

Tenha a humildade de fazer o exame de consciência que apela a outros para fazer.

Tenha a hulmildade de derrubar os muros dentro de si, que tão veementemente apelou a outros a derrubarem, no passado.

Seja coerente com o seu passado e livre-se da tentação de tudo dominar de ser um caudilho absolutista. O resultado seria ainda mais trágico do que tudo o que Timor-Leste viveu nestes últimos dois meses, e ainda vive, para além dos 24 anos de luta.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.