quarta-feira, junho 28, 2006

Escândalo. Tropas australianas deixaram mais uma vez queimar...

Durante a tarde o aparato de carros blindados e de helicópteros, as barreiras militares australianas e neo-zelandeses, era visível em todas as entradas de Díli. Desapareceram ao fim do dia.

Quando começaram a incendiar as casas de militantes e dirigentes da Fretilin, parecia não haver tropas na cidade.

Na noite em que se reacenderam os distúrbios em vários bairros da cidade, provocados pelos manifestantes pró-Xanana, as tropas australianas desapareceram de circulação.

Apenas depois de verem a presença de jornalistas na cidade, começaram a aparecer nas zonas com conflitos.

Um armazém a poucos metros de casa do Primeiro-Ministro foi incendiada sem que aparecessem militares australianos. Apenas o carro de bombeiros escoltado por dois jipes que o acompanham.

Pelo contrário, a GNR esteve sempre presente na sua zona de Comoro, tendo feito cerca de dez detenções.

.

15 comentários:

Anónimo disse...

australianos impedirem a violência? não esperem até estar tudo ardido.

Só quem não testemunhou o setembro negro de 1999 é que não sabe que o que se está a passar é uma repetição da grande performance australiana que até levou a que o senhor Cosgrove (comandante das tropas australianas) fosse distinguido pelo jorge sampaio com uma alta condecoração do Estado português.

portugal tem o que merece e arrisca a ficar na história como o "idiota útil".

que vergonha

Anónimo disse...

Coitados não têm culpa. Como os militares de todo mundo cumprem ordens.
Afinal quem é o Comandante Supremo das Forças Armadas?

Anónimo disse...

Portugal é sempre o idiota útil.
Teria que ter a coragem de tocar no "idiota" do Xanana.
Desde os descobrimentos que algo mudou na cultura portuguesa - um povo de arrojados costumes passou a um povo de brandos costumes.

Anónimo disse...

Diz a Constituição que todos à segurança e integridade pessoal.
Diz também que o Presidente da República é o Comandante Supremo das Forças Armadas.
A única forma de parar com essa palhaçada é aconsalhar os cidadãos a apresentar queixa ao Comandante Supremo das Forças Armadas que é o Presidente da República.
Se não obtiverem respostas apresentem queixa nos Tribunais.
A população deve colaborar na denúncia dos ataques permanentes a soberania do seu próprio país já que o Presidente da República não o faz.

Anónimo disse...

Isto no mínimo é NOGENTO!
Gostava de saber quem anda a mandar sms para os militantes da FRETILIN dizendo que as casas dos seus deputados e outros militantes estão a arder!
Será que é para acicatar os ânimos?
Que diabo de tática é esta?
Será que os cidadãos honestos e bem formados autralianos (porque os há!) ficarão indiferentes ao comportamento dos seus soldados em Timor-Leste?
Isto não deveria ser JÁ denunciado nos media aussies? Ou haverá censura?
Estas situações são...inqualificáveis!
Força GNR!
Força blogistas de boa-vontade.
Defendam-se os mais fracos e necessitados!

Anónimo disse...

O erro é o desvio das atenções para a Austrália.
As forças militares internacionais em Timor estão sob o Comando de Xanana Gusmão.
Se não actuam é porque as ordens dadas são essas.
E se quem de direito não as dá então porque não vem no seu jeito peculiar e directo denunciar tão grave violação do acordo bilateral estabelecido entre os dois países e violação da segurança dos cidadãos do seu País.
Ou a opinião pública se concentra nos factos ou então não passa de mais um instrumento ao serviço de interesses que em nada servem o Povo Timorense.

Anónimo disse...

Vamos parar com os paternalismos habituais que manifestamos com os timorenses e de pleno acordo com o comentário anterior devemos ser sérios nas análises e criticas.
E aqui o que interessa não é quem é o bom ou quem é o mau.
Os bons ou os maus da politica são premiados ou penalizados pelo voto livre e democrático.
Os crimes e as penas aplicar são da competência dos Tribunais.
Se a Austrália ingere nos problemas internos do país e está por detrás da crise ninguém tem dúvidas que tem de haver colaboradores timorenses.
Também ninguém tem dúvidas que o Presidente da República é quem por inerência do cargo comanda as forças militares internacionais.
A Austrália só faz aquilo que o Presidente da Republica timorense permite. Ou o Presidente está refém da Austrália e a agir sob coacção?

Anónimo disse...

E já agora porque é que o Presidente da República não ordena ao seu "colaborador" Tara para que retire os manifestantes de Dili para não haja mais violência?
O Presidente precisa de "permitir" a violência para conseguir justificar perante o mundo o passo seguinte do Golpe de Estado - a dissolução do Parlamento Nacional.

Anónimo disse...

O que ainda não consegui entender é porque culpam o PM pela instabilidade e violência.

Se Xanana Gusmão está tão convencido de que os militares não deveriam ter sido afastados porque não demitiu de imediato o PM?

Porquê montar o "palco" de um espectáculo de morte, destruição e violência?

Porque veio para a comunicação social apoiar os militares desertores em lugar de resolver a situação se sabia que estavam armados e o conflito era evidente?

Porque deu prioridade aos ataques ao governo e ao PM em lugar de resolver de imediato o problema?

Se o PM tem responsabilidades o Presidente da República tem mais ainda!!!!!

A verdade que o Presidente da República tenta passar sobre a crise timorense só é aceite pelo governo australiano ou por mentecaptos.

Poupe-nos à sua "esperteza" Senhor Presidente!
Já não há paciência!

E o seu mau carácter, falta de principios e desrespeito pelo povo timorense é denunciado pelo facto de todos estarem preocupados com a "instabilidade" e falta de segurança em Timor com exepção do Presidente da República que continua a alimentar um jogo politico enquanto os cidadãos continuam a ser violentados nos seus direitos mais básicos!!

Anónimo disse...

Os jogos de "esperteza" politica e a comunicação social a fazer a propaganda necessária foi uma excelente estratégia da resistência durante a ocupação indonésia.
Agora Senhor Presidente da República a sua estratégia e a comunicação social ao serviço da mesma só serve para destruir um único inimigo - o SEU POVO!

Anónimo disse...

Desculpe Senhor Presidente da República mas gostaria de lhe lembar que o seu "Povo martirizado" é um só - aqueles de quem gosta e aqueles de quem não gosta.

Se não consegue entender que um Presidente da República tem que estar acima das suas próprias opiniões então demita-se para que o nome de Timor-Leste não continue a ser arrastado pela lama como se de um Estado falhado se tratasse.
Um Presidente da República com alguma dignidade nunca permitiria que o seu país fosse intitulado ou houvesse sequer a suspeição de que é um Estado falhado.
O Presidente da República timorense tem primado por provar não ter a primeira qualidade de um Chefe de Estado - Noção de Estado

Anónimo disse...

Ho sa imi mak matenek hotu.......foin hatene koalia portugues mos para ladiakkkkkkkk....be imi durante ne henebe?karik imi mak konseleiro LU OLU nia karikkkkkk? be durante ne'e se mak governa? se mak fahe armas ba civis? se mak hatun FFDTL mai cidade hodi tiru povu rasi?...e ordem ba FFDTL so oralmente....dasar goblok....

Anónimo disse...

Onde estão as provas da distribuição das armas a civis?

As declarações de um homem que prefere chamar um jornalista em lugar de ir directamente apresentar a denuncia e as armas ao Presidente da República?

Só mesmo para pobres de espirito...

Aguardemos a sentença do Tribunal são meras alegaçoes.

Anónimo disse...

Uma crise que cada vez mais pauta pelo ridiculo e tresanda a telenovela de má qualidade.
Esperemos que das cenas dos próximos capitulos não resultem mais mortes porque o sofrimento do povo, do cidadão anónimo será sempre o último episódio.

Anónimo disse...

Esta mais que visto que este blog nao e nada mais nada menos que uma tentativa frustrada de fazer ouvir as vozes dos "burros" pro Alkatiri.

Mas voces sabem que "vozes de burro nao chegam ao ceu" nao sabem?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.