quinta-feira, novembro 09, 2006

Xanana Gusmão inaugurou diálogo nacional para ultrapassar crise

Díli, 08 Nov (Lusa) - O presidente timorense inaugurou hoje, em Díli, a iniciativa "Diálogo Nacional" com os partidos políticos, que prossegue quinta-f eira com representantes da sociedade civil, e termina no próximo dia 21 com titu lares dos órgãos de soberania e governantes.

A iniciativa inaugurada por Xanana Gusmão surge na sequência do program a "Simu Malu" (expressão em tétum que em português significa "Acolhimento Mútuo" ), lançado pelo governo ao nível das comunidades locais e que teve para já como efeito a acentuada diminuição dos actos de violência registados em Díli.

Patrocinado pela Presidência da República, o "Diálogo Nacional" é apoia do pela União Europeia, por intermédio do Clube de Madrid, pelo governo da Norue ga e pelas Nações Unidas.

à semelhança da sessão de hoje, com os partidos políticos, a que se rea lizará quinta-feira com representantes da sociedade civil decorrerá sem a presen ça da imprensa.

Fonte ligada à organização justificou a opção com a necessidade "de tod os contribuírem, sem constrangimentos, com propostas a apresentar na sessão de 2 1 deste mês, tendo em vista a reconciliação nacional, paz e harmonias sociais".

O Clube de Madrid é uma organização independente integrada por antigos chefes de Estado ou de Governo de países democráticos, que focaliza as suas acti vidades na promoção da democracia e da responsabilidade política, através da exp eriência dos seus membros.

Entretanto, a outro nível, Xanana Gusmão manteve terça-feira um encontr o alargado com as chefias das forças armadas timorenses.

A concentração foi feita no Palácio das Cinzas, onde está sedeada a Pre sidência da República, e a confraternização decorreu depois na residência do che fe de Estado, em Balibar, 20 quilómetros a sul de Díli.

A iniciativa de Xanana Gusmão, a que se seguirá encontro semelhante com as chefias da Polícia Nacional de Timor-Leste, foi explicada à Lusa por fonte d a Presidência da República como fazendo parte das "iniciativas de contacto com t odas as estruturas do Estado".

A mesma fonte adiantou que Xanana Gusmão pretende a seguir reunir as ch efias das forças de defesa e segurança, também numa confraternização em sua casa .

O comandante das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste, brigadeiro-general Taur Matan Ruak, participou no encontro.

No caso das forças armadas, foi a primeira vez desde o início da crise político-militar, em Abril, marcada pela desintegração da PNTL e divisões no seio das forças armadas, que as chefias militares se reuniram com o chefe de Estado .

A Lusa tentou obter comentários a este encontro, mas nenhum dos intervenientes contactados quis prestar declarações.

EL-Lusa/Fim



Será que distribuiu uma cópia do artigo de ontem, "A PARTE 1 DA TEORIA DAS CONSPIRAÇÕES"?

.

2 comentários:

Anónimo disse...

Cadê da parte 2? Encalhou?

Anónimo disse...

Espero que isto signifique que finalmente Xanana decidiu retomar o papel de Presidente da República, após "breve" interrupção de 6 meses...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.