quinta-feira, novembro 09, 2006

Notícias - traduzidas pela Margarida

Relatório sobre direitos humanos em Timor-Leste vai ser lançado na Austrália
Indian Catholic.com
Novembro 8,2006

EAST TIMOR – O relatório pioneiro de 2500 páginas da Comissão da Verdade e Reconciliação de Timor-Leste (CAVR), que documenta os abusos de direitos humanos sob a ocupação Indonésia, será lançado este mês em cidades capitais à volta da Austrália.

De acordo com o organizador Dr Mark Byrne, da Coligação Australiana para a Justiça Transitória em Timor-Leste (ACTJET), o lançamento oferece uma oportunidade para os Australianos entenderem algumas das causas que estão por trás da violência recente em Timor-Leste.

“A crise em Dili este ano é uma lembrança que sem justiça e reconciliação, o passado continuará a perseguir o povo duma nova nação pós-conflito como Timor-Leste,” disse o Dr Byrne.

“As reacções das pessoas de Dili este ano são as de pessoas ainda a sofrer os efeitos de traumatismo de massas não resolvido.

“Com um sistema de justiça que ainda não está suficientemente forte para prevenir a criação de uma cultura de impunidade, permanecem ingredientes poderosos para a a instabilidade a longo prazo,” disse o Dr Byrne.

Uma quase completada versão de Chega!, o relatório final da Comissão de Verdade e Reconciliação (CAVR), foi entregue ao Presidente Xanana Gusmão no final do ano passado. Mas por causa da violência deste ano, só foi distribuído à volta de Timor nos últimos meses.

De acordo com o Sr Susan Connelly, Director Assistante da Mary MacKillop East Timor, o lançamento Australiano é também uma oportuna oportunidade para reflectir no nosso papel no passado e no futuro de Timor-Leste.

“Com o anúncio hoje de um novo tratado de segurança com a Indonésia, estamos preocupados que a responsabilização de violações de direitos humanos em Timor-Leste, no passado, passem novamente a ocupar um lugar secundário para assegurar a nossa relação com a Indonésia. Os eventos em Dili este ano mostraram que isso seria um erro.”

Sobre detalhes do lançamento. Inquéritos dos media, incluindo pedidos de entrevistas com os antigos comissários e empregados de topo da CAVR, para o Dr Mark Byrne, Investigador Senior, Uniya Jesuit Social Justice Centre, no (02) 9356 3888.

DETALHES DO LANÇAMENTO DO RELATÓRIO DE TIMOR-LESTE

Os oradores incluem o antigo Presidente da CAVR Aniceto Guterres Lopes, a Comissária Isabel Guterres e o Conselheiro Especial Pat Walsh e representantes do Governo de Timor-Leste. Os interpeladores Australianos incluem John Dowd QC (Sydney), Bispo Hilton Deakin (Melbourne), Senador Natasha Stott-Despoja (Adelaide) e o deputado Peter Garrett (Canberra).

**

UNMIT - Revista dos Media Diários

Só hoje é que a UNMIT retomou as sinteses noticiosas colocando online as sinteses dos dias 6 e 7 de Novembro.
------------------------------------------------------------------------------------------------

Segunda-feira, 06 Novembro de 2006

Relatos dos Media Nacionais
TP - Timor Post
DN - Diario Nacional
STL - Suara Timor Lorosae
RTTL - Radio e Televisão de Timor-Leste


Alkatiri: Resignei pelo bem do país

Numa alongada entrevista com o STL, publicada hoje, o antigo Primeiro-Ministro Mari Alkatiri fala sobre a sua actividade desde a sua resignação como responsável do governo, as alegações sobre a distribuição de armas e o relatório da COI.

Disse na entrevista que se ele não tivesse resignado o país teria sido despedaçado em bocados e muita gente teria morrido.

Sublinhou que não queria continuar a governar à custa de mortes. Alkatiri disse ainda que resignou porque não queria que houvesse um vácuo súbito nas instituições do Estado, como a resignação do Presidente da República ou a dissolução do Parlamento que teriam contribuído mais para a deterioração do país.

A seguir à sua resignação, Alkatiri disse que juntamente com líderes da Fretilin e o Presidente Francisco Guterres ‘Lu-Olo’, apelaram aos membros da Fretilin para continuarem a ser tolerantes e pacientes o que travou uma guerra civil em Timor-Leste.

O antigo Primeiro-Ministro insiste que desde o princípio considerou que a crise (foi) um golpe de Estado constitucional.

Alkatiri disse que a acusação de as F-FDTL terem massacrado 60 pessoas foi provada ser falsa pelo relatório da Comissão de Inquérito bem como a alegação da distribuição de armas pela Fretilin aos seus membros. Diz que houve uma conspiração de um golpe de Estado contra o governo, que não envolveu o uso de armas. Também não está a acusar seja o Presidente Xanana Gusmão ou outros líderes pela tentativa de golpe, que resultou na liderança ter caído na armadilha.

Mari Alkatiri disse que as tentativas para derrubar o seu governo começaram em 2002. Disse que nunca distribuiu armas nem a Fretilin usou ou distribuiu qualquer arma. Na questão de controlar a situação, o antigo Primeiro-Ministro disse que ele e o Presidente do Parlamento Nacional requisitaram a assistência de forças internacionais. Agradeceu-lhes e pediu-lhes para trabalharem efectivamente para o povo viver em paz. Alkatiri diz que continua a trabalhar para a paz do país e acolhe todos os que procuram o seu conselho como muitos ministros, incluindo Ramos-Horta, que muitas vezes pede o seu conselho em matérias relacionadas com o governo. Está agora a escrever um livro e a traçar estratégias para reforçar o seu partido, a Fretilin. (STL)

Capacetes azuis da ONU necessários em zonas mais inquietas no mundo

O Primeiro-Ministro Ramos-Horta disse que o Conselho de Segurança da ONU pode não ter a determinação para enviar capacetes azuis para Timor-Leste devido aos muitos maiores problemas à volta do mundo que requerem tropas com capacetes azuis.

Ramos-Horta disse que a ONU enfrenta dificuldades em mobilizar tropas para o Líbano e outras partes do mundo que estão em pior situação que Timor-Leste, mesmo apesar de muitos países na região terem mostrado o seu interesse em ajudar o país. Disse que os membros do Conselho de Segurança que se opõem aos capacetes azuis em Timor-Leste são o Japão, o Reino Unido e os USA. No relatório para o Conselho de Segurança, O Secretário-Geral propôs 350 capacetes azuis, com 150 para darem segurança ao pessoal da ONU na Obrigado Barracks e 200 para darem segurança à população. (STL)

------------------------------------------------------------------------------------------------

Terça-feira, 07 Novembro 2006

Relatos dos Media Nacionais
TP - Timor Post
DN - Diario Nacional
STL - Suara Timor Lorosae
RTTL - Radio e Televisão de Timor-Leste

A cooperação entre grupos de artes marciais estabilizará a situação

O Primeiro-Ministro Ramos-Horta está optimista que em breve a situação em Dili estará estabilizada dado que os líderes dos grupos de artes marciais concordaram em cooperar para resolver os problemas. Ramos-Horta disse que o Presidente Xanana Gusmão se encontrou com muitos jovens como um passo para ajudar o governo a desenvolver planos para resolver o problema dos deslocados visto que começou a estação das chuvas.

Disse que a partir desta semana visitará os campos para explicar o programa já estabelecido pelo governo e as prioridades avançadas para os campos de deslocados aopostos ao porto do mar, ao aeroporto, ao hospital nacional he às Obrigado Barracks. (STL, TP)

Taur pronto para ajudar a resolver o problema

O Primeiro-Ministro José Ramos-Horta que é também o Ministro da Defesa e da Segurança disse que membros da força de defesa nacional voltarão ao activo esta semana, cumprindo as suas obrigações e dando resposta na ajuda aos problemas dos deslocados.

Disse ainda que o Brigadeiro-General das F-FDTL Taur Matan Ruak expressou vontade de ajudar o governo e o Estado a resolver questões mas que são necessárias mais discussões sobre o papel destinado às forças armadas nacionais.

Antes de retomar o trabalho na próxima semana, Ramos-Horta disse que se realizará um diálogo entre as F-FDTL, PNTL e grupos de jovens que ainda requerem grande apoio do Presidente e do governo.

Entretanto, o Presidente do PSD, Mário Carrascalão disse que pode ser demasiado cedo para as F-FDTL retomarem o trabalho dado que a situação em Dili é ainda instável e poderá haver provocações para prejudicar o nome da instituição.

Carrascalão citou como exemplo o 28 de Abril quando as forces armadas foram chamadas para ajudar a restaurar a lei e a ordem e perderam a sua credibilidade depois de alegações de que as F-FDTL tinham feito um massacre de cerca de 60 pessoas. O relatório da COI determinou que as F-FDTL não fizeram qualquer massacre em Abril. (STL, TP)

‘Lu-Olo’ pede a montagem urgente de postos de polícia

O Presidente do Parlamento Nacional, Francisco Guterres ‘Lu-Olo’ espera que o governo possa apressar melhores condições e que reforce a segurança nas comunidades para possibilitar que os deslocados regressem às suas casas.

Lu-Olu disse que os deslocados têm que se mudar dos campos, porque a chuva começará em breve, acrescentando que sabe que o governo já tem programas mas que precisa de apressar o estabelecimento de postos de polícia permanentes. O Presidente do Parlamento disse que o Parlamento tinha concordado em chamar quer o Ministro da Defesa quer o do Interior para clarificar a situação de segurança da nação. (STL)

Alkatiri: estabelecer melhores condições para os deslocados

O antigo Primeiro-Ministro Mari Alkatiri pediu ao governo para criar condições favoráveis para as pessoas que estão ainda a viver nos campos de deslocados. Disse que as condições devem ser melhores para evitar que as crianças adoeçam e para as pessoas se sentirem em paz. (STL, TP).

**

O PM pede aos residentes de Timor-Leste para regressarem a casa
Radio New Zealand
Postado às 10:20am em 08 Nov 2006

O Primeiro-Ministro de Timor-Leste José Ramos-Horta avisou na Terça-feira que as pessoas que estão nos abrigos temporários devem regressar às suas casas antes de 15 de Novembro ou arriscam-se a terem as suas rações de comida e de água cortadas pelo governo.

Ramos-Horta disse que não via razões para as dezenas de melhares de pessoas continuarem a permanecer em campos de deslocados, dado que o governo estava correntemente a reforçar a segurança à volta da capital Dili.

A ONU concordou no mês passado em enviar mais de 1,600 polícias internacionais para restaurar totalmente a estabilidade.

Pelo menos 60,000 Timorenses permanecem em campos em Dili, dizendo que estavam demasiado aterrorizados para regressarem a casa. Estima-se que até 70,000 se abriguem em campos noutros distritos desde que a confusão atingiu Dili em Maio.

**

As chuvas que aí vêem ameaçam os campos de deslocados Timorenses
Radio New Zealand
Postado às 7:53pm em 07 Nov 2006

Espera-se que a estação das chuvas que se aproxima vá criar uma nova crise para as pessoas de Timor-Leste, com 25,000 Timorenses abrigados em 52 campos de deslocados em Dili.

Muitos dos deslocados têm ainda medo de ir para casa, seis meses depois da violência ter explodido na capital, apesar da presença de tropas e polícias internacionais.

As autoridades dizem que Dili, que está construída numa área de retenção de águas, inundará quando a chuva começar. Pelo menos, é esperado que sejam inundados 11 dos campos, criando terreno fértil para as doenças causadas por mosquitos tais como a malária ou a cólera.

**

O antigo líder de Timor-Leste Alkatiri vai a Portugal para tratamento médico
Associated Press/International Herald Tribune - Novembro 7, 2006

DILI, Timor-Leste: O antigo Primeiro-Ministro Mari Alkatiri, sob investigação por causa do seu alegado papel na violência que percorreu a pequena nação anteriormente, este ano, partiu na Quarta-feira para Portugal onde receberá tratamento médico por uma doença não especificada, disse o seu sucessor.

"O procurador-geral aprovou os arranjos de viagem do Dr. Alkatiri," disse o vencedor do Nobel da Paz José Ramos-Horta, que estava entre os que se despediram dele no aeroporto desejando-lhe boa viagem. "Desejo-lhe uma boa viagem ... e espero que regresse rapidamente porque dou valor à sua presença e aos seus conselhos."

Timor-Leste mergulhou na crise depois de Alkatiri ter demitido um terço das forces armadas, desencadeando confrontos entre forces de segurança rivais na capital Dili em Abril e Maio e que mais tarde extravasaram em lutas de gangs, pilhagens e ataques incendiários.

Pelo menos foram mortas 33 pessoas e 155,000 foram conduzidas das suas casas, mas a estabilidade regressou largamente com a chegada de forces estrangeiras e a instalação de um novo governo liderado por Ramos-Horta.

O Procurador questionou Alkatiri durante duas horas na Terça-feira sobre alegações de que ele ordenara a um esquadrão de ataque para matar opositores políticos durante o desassossego, na segunda vez que foi convocado desde Julho.

Ele nega fortemente as acusações, mas prometeu cooperar na investigação.

O gabinete de Alkatiri disse que ele precisa de tratamento médico todos os seis meses, mas não elaborou sobre a sua condição.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.