quinta-feira, novembro 09, 2006

Notícias - traduzidas pela Margarida


Horta: os militares devem regressar às bases
Quarta-feira, 08 Novembro, 2006 20:25 WIB

TEMPO Interactive, Jakarta: O Primeiro-Ministro de Timor-Leste José Ramos Horta pediu hoje (11/8) que todos os militares de Timor-Leste regressem à base para desempenharem as suas obrigações habituais.

O pessoal militar deixou os seus quartéis em Dili em Abril por ordem do Presidente Xanana Gusmão por terem sido acusados de matarem polícias.

“Saíram da base para evitarem a acusação,” disse Horta que é também o Ministro da Defesa de Timor-Leste.

Contudo, a comissão de investigação da ONU provou que os militares de Timor-Leste não cometeram os assassínios em massa por isso podem regressar ao serviço na próxima semana.

De acordo com Ramos, os militares não trabalharão na recuperação da segurança doméstica dado que a polícia da ONU está agora com a responsabilidade desta tarefa.

“Os militares de Timor-Leste cooperarão somente com as tropas internacionais no sector da informação em vez de fazerem patrulhamentos,” disse.

JOSE SARITO AMARAL

***

Bons vizinhos
Herald Sun
Novembro 09, 2006 12:00am

O controverso pacto secreto de Paul Keating com o presidente Indonésio Suharto foi para o picador de papéis durante a crise de Timor-Leste em 1999.

No seu lugar está um tratado que vai ser assinado na próxima Segunda-feira pelos dois ministros dos Estrangeiros, Alexander Downer e Hassan Wirajuda.

O novo tratado anda a ser negociado há dois anos e tem a aprovação do Presidente Indonésio Susilo Bambang Yudhoyono.

Uma parte chave do documento é um compromisso de ambas as nações para não apoiarem ninguém ou nenhum grupo que ameace a estabilidade, soberania ou a integridade territorial da outra.

Para os Indonésios, isto pode pôr fim ao seu ressentimento com o apoio da Austrália à independência de Timor-Leste.

Deverá também acalmar o desconforto de Jakarta com a recente admissão pela Austrália de refugiados da Papua, onde separatistas na antiga colónia holandesa governada pela Indonésia lutam pela independência.

A Indonésia é o nosso mais importante vizinho regional. O novo tratado é do interesse de ambos os países.

***

UNMIT – Revista dos Media Diários
Quarta-feira, 08 Novembro 2006

Relatos dos Media Nacionais
TP - Timor Post
DN - Diario Nacional
STL - Suara Timor Lorosae
RTTL - Radio e Televisão de Timor-Leste


O Governo planeia acabar com a assistência

O Primeiro-Ministro Ramos-Horta deu um ultimato aos deslocados que o governo parará a assistência humanitária no mês de Dezembro nos centros de deslocados, relatou o Timor Post. Disse ainda que os deslocados devem ser responsabilizados se recusarem deixar os campos, visto que o governo deve cuidar de milhares de pessoas noutros bairros que também precisam de assistência. Ramos-Horta disse que a assistência será canalizada através das aldeias e dos sukus e os deslocados que regressarem para as suas residências terão direito a assistência. Falando aos media depois de visitar os deslocados no campo de Dom Bosco em Comoro, o Primeiro-Ministro sublinhou que os que estão a viver nos campos não serão forçados a partir. Disse que é política do governo forçá-los mas que eles se devem responsabilizar pela sua própria alimentação. O responsável do governo disse que milhares de deslocados regressaram às suas casas com a assistência do governo e pede aos que ainda estão nos campos para seguirem o mesmo caminho. Em preparação para a estação das chuvas e para os que não querem regressar às suas casas, Ramos-Horta disse que foram estabelecidas quatro áreas que estarão prontas dentro de duas semanas. Disse que essas áreas: Tasi-Tolu, Tibar, Hera e Becora são boas em termos de segurança com segurança adicional prestada pela UNPOL e forças internacionais. Disse que em breve as F-FDTL se juntarão à PNTL e às forças internacionais para reforçar a segurança. (STL)

A Fretilin ‘Status Quo’ e a ‘Fretilin Mudança’ terão diálogo

Mari Alkatiri, o Secretário-geral da Fretilin disse que líderes da Fretilin ‘status quo’ e da ‘Fretilin mudança’ têm a vontade de resolver os problemas internos do partido através do diálogo. Alkatiri disse que se a Fretilin dá as boas-vindas ao diálogo com outra gente, também actuará do mesmo modo no seio do partido. Disse que se fará o diálogo e que será completada uma avaliação sobre o que correu mal. (STL)

PNTL patrulhas conjuntas

Para reforçar mais a situação de segurança em Dili, 100 oficiais da PNTL juntaram-se provisoriamente em patrulhas com a UNPOL. O número aumentará esta semana com outros 50 membros da Unidade de Resposta Rápida (UIR) da PNTL para ajudar a dar segurança em diferentes bairros. O Vice-Ministro do Interior, Somoxo disse que uma vez que os 1200 oficiais da PNTL designados para a capital passem o processo de escrutínio, a situação melhorará e não haverá mais atirar de pedras. (STL)

O Comandante das F-FDTL encontra-se com o Presidente Gusmão

Pela primeira vez desde a crise, cerca de 100 comandantes das F-FDTL encontrou-se com o Presidente Gusmão que é também o Comandante Supremo das Forças Armadas Timorenses. De acordo com o Timor Post, alguns dos oficiais viajaram de Baucau e de Metinaro em uniforme militar completo e liderados pelo Brigadeiro General Taur Matan Ruak. O encontro realizou-se na residência do Presidente em Balibar, Dare. (TP)

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.