quinta-feira, novembro 09, 2006

Activos líquidos do fundo petrolífero ascendem a 663 milhões de euros

Díli, 09 Nov (Lusa) - As aplicações financeiras de Timor-Leste, a partir d e receitas geradas pela exploração petrolífera, atingiram no final do terceiro t rimestre de 2006 os 847,1 milhões de dólares (663 milhões de euros), anunciou hoje a Autoridade Bancária de Pagamentos (Banco Central).

Em comunicado, a ABP refere que aquele valor diz respeito a aplicações em títulos do tesouro norte-americano.

Os activos em causa correspondem ao total de receitas aplicadas entre 01 d e Julho e 30 de Setembro, em que o rendimento em juros foi de 8,3 milhões de dól ares (6,5 milhões de euros).

A operação respeita o que está estabelecido legalmente em Timor-Leste, com a criação do chamado Fundo Petrolífero, cuja aprovação mereceu a unanimidade do parlamento nacional em Junho de 2005.

A criação do Fundo Petrolífero corresponde ao propósito das autoridades ti morenses em assegurar a mais completa transparência na gestão das receitas prove nientes da exploração de hidrocarbonetos.

Os rendimentos obtidos foram reinvestidos no fundo.

A ABP, futuro banco central de Timor-Leste, é, de acordo com a lei, a inst ituição responsável pela gestão operacional do fundo.

Estimativas actuais demonstram que o Fundo Petrolífero pode gerar 5.000 mi lhões de dólares (3,9 mil milhões de euros) ao longo dos próximos 20 anos.

O modelo de gestão do Fundo Petrolífero é o que vigora na Noruega e assent a basicamente na gestão das receitas petrolíferas através de aplicações financei ras no exterior.

EL-Lusa/Fim

.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.