terça-feira, outubro 10, 2006

De um leitor

"António Caleres referiu que "nos últimos três meses, terão morrido pelo menos 10 pessoas, em resultado de confrontos entre grupos rivais"."

3 meses depois da demissão de Alkatiri, os refugiados continuam, a violência continua, os mortos continuam.

Alguém devia fazer um exame de consciência, assumir as responsabilidades de uma "guerra" que "ganhámos" mas que o povo continua a perder diariamente.

H. Correia.

.

7 comentários:

Anónimo disse...

Relatório pode implicar Xanana na violência de Díli



Armando Rafael

O Presidente Xanana Gusmão poderá vir a ser esta semana implicado pelas Nações Unidas na violência que ocorreu em Timor-Leste durante os meses de Abril e Maio, e que se saldou num número ainda indeterminado de mortos e feridos, provocando uma onda de milhares de refugiados no país.

Em causa estão as ligações pouco compreensíveis de Xanana Gusmão a alguns dos principais responsáveis pelos diferentes episódios de violência que levaram à demissão do primeiro-ministro Mari Alkatiri, substituído no cargo por José Ramos-Horta. Nomeadamente os que envolvem o Presidente numa teia de contactos e até de protecção aos majores Alfredo Reinado, Marcos Tillman e Alves Tara, passando pelo "Comandante Railós" (nome de guerra de Vicente da Conceição) e pelo antigo n.º 2 da polícia de Díli, Abílio "Mausoko" Mesquita.

Suspeitas que têm vindo a ser objecto de diferentes reportagens nos principais jornais australianos e que explicam, de alguma forma, as razões que levaram o próprio Xanana a alertar os timorenses para a hipótese de este relatório poder vir a constituir um "fardo pesado" para o país, implicando dirigentes políticos e muitos dos responsáveis pelo aparelho de segurança em Timor-Leste. Especialmente ao nível da polícia (PNTL), estrutura que hoje se encontra praticamente desarticulada.

Apesar disso, e de o jornal australiano The Age ter referido este fim-de-semana que o relatório da ONU poderia vir a responsabilizar cerca de cem pessoas pelos acontecimentos, tudo indica que a ONU acabará por divulgar uma versão mais suavizada dos factos apurados pelos três investigadores designados pelo secretário-geral Kofi Annan: o brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, a sul-africana Zelda Holtzman e o britânico Ralph Zacklin.

Quanto mais não seja pelos receios que a divulgação - sucessivamente adiada - deste relatório parece inspirar em Timor-Leste, onde a situação está longe de estar controlada pelas forças internacionais, como se constata pelos incidentes que ali ocorrem diariamente.

Anónimo disse...

Nao e segredo para nos os refugiados na nosa terra que o golpista Xanana Gusmao esta mesmo a liderar este golpe contra o actual Governo de Marii suportando pelos seus lacaios como Rui Lopes , Nemencio de Carvalho lideres milicianos no tempo da Indonesia e Frenando Lasanmean actual presidente do Partido PD.
Este e um dos exemplos que Xanana envolveo directamente a este golpe onde ele escreveu carta ao rebelde Alfredo para ir estcionar-se em Aileu segundo a cordenacao do Xanana com as tropas Australianas . Mas anossa preocupacao era essa... nao vao procar outro golpe militar que estao a reagir de tal maneira com os planos bem feito para lhes enfrentarem se eles continuarem a desestabilizar a nacao .. a paciencia tem o seu limite...

Anónimo disse...

ganhamos???? quem ganhou henrinque?

Anónimo disse...

10-10-2006 13:16:00. Fonte LUSA. Notícia SIR-8411672
Temas: conflitos governo sociedade segurança timor-leste

Timor-Leste: Mais de 2 mil casas destruídas entre Abril e Setembro - Governo


Díli, 10 Out (Lusa) - Mais de 2 mil casas foram destruídas em Timor-Leste entre Abril e Setembro, tendo o governo preparado uma política de reabilitação habitacional que inclui a construção de seis novos bairros, disse hoje o ministro Arsénio Bano.

Anónimo disse...

10-10-2006 10:08:00. Fonte LUSA. Notícia SIR-8411275
Temas: conflitos política segurança organizações timor-leste

Timor-Leste:Hospital e ONU têm planos contingência devido receio mais violência


Díli, 10 Out (Lusa) - O Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV), em Díli, e as Nações Unidas elaboraram planos de contingência para enfrentar a eventual deterioração do clima de segurança na capital de Timor-Leste, disseram hoje à Lusa diversas fontes.

Anónimo disse...

"Em casa em que não há pão, todos mandam e ninguém tem razão"

Anónimo disse...

Entre mensagens de acantonamente seja lá para quem for e mensagens de "tomem lá armas é preciso abater se..." vai uma distância dos diabos.

Xanana não tinha nem tem controle sobre as estruturas militares e policiais em Timor-Leste. Os responsáveis eram outros. A responsabilidade é desses. Não virem o bico ao prego.

Quem fez das estruturas do Estado condomínio foi a FRETILIN e quero acreditar que isso era "negociado" com os seus responsáveis. Dificilmente seria de outro modo.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.