sexta-feira, setembro 01, 2006

São cinco e meia da manhã e tudo na mesma

Nem um evadido recapturado. Nem uma declaração do PR, do PM ou do representante da UN.

Prevê-se céu limpo. Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (15 a 25 km/h). Pequena subida da temperatura nas regiões do Litoral.

Não se prevê muito mais.

.

25 comentários:

Anónimo disse...

O que se esperava deste bando de "robertos" dos Australianos!
Acho que a temperatura ira subir muito mais, alias acho que ja se sente a fervura!
Ze Cinico

Bere-Key disse...

O passarão escapou, mas digam sinceramente, se o Reinado é assim tão importante, para se perder tempo com este "passarão"?

Qualquer inquérito, é só para o "inglês ver" e pura perda de tempo.

Interessa a todos a fuga do "passarão".

Interessa a Austrália, que o seu homem de mão, em Timor, não fale nem seja investigado num inquérito internacional, sempre embaraçoso.

Interessa ao actual PM e ao PR, porque o homem pode contar histórias que toda a gente fala, mas que alguns fingem não saber.
Livraram-se de uma "batata quente" das mãos.
Interessa ao ex - PM, que não se fale mais em investigações nos esquadrões de morte e de distribuição de armas à civís.

Interessa também à Timor, porque o Reinado não passa de "um pobre coitado" armado em importante.

As investigações ao Reinado não vão dar em nada de importante. "A montanha iria parir um rato"
Ele que vá cuidar da vidinha dele e que não chateia mais.

Aquilo que interessa verdadeiramente a Timor são :as próximas eleições, o que é que o actual PM e PR vão fazer, interessa o que é que o ex-PM pretende fazer. Interessa o papel da oposição. Se servem ou não para alguma coisa? Se já ganharam juízo, se já aprenderam alguma coisa ou não?

Para julgamento de patetas armados em importantes, de palhaços tristes e perigosos, já tivemos o do Eurico Guterres. Eu pergunto, serviu para alguma coisa? Respondo-vos. Não, não serviu para nada! É uma figura menor, que quando se viu de armas na mão, achou-se importantísssimo, que tem o "rei na barriga". Tinha que se vingar das suas frustrações. Contra quem? Contra os inocentes.

Uma investigação a sério tinha que ser sobre tudo aquilo que se em Timor, nos últimos 30 anos. E quando isto acontecer, vai deixar muita gente em "maus lençõis".
Não é ainda hora de ajuste de contas ou de caça às bruxas.

O que interessa é que a confiança volte ao país.
Não interessa "circos mediáticos", com julgamento de uma figurinha de 3.ª como o Reinado.
Se querem julgamentos a sério, tinha que se começar em Directores Gerais para cima. Estes podem fazer a diferença.

Por outro lado, penso que salta a vista de todods que a crise em Timor tem muito a ver com a liderança, isto é, com a falta dela.

Falta de homens que conseguem ver, para além do seu próprio umbigo.
Falta de homens que ponham Timor em 1.º lugar, em 2.º a Democracia e só em 3.º os interesses partidários e pessoais.

Se não colocarmos este desafio aos nossos dirigentes, se não soubermos exigir isto deles, então, não vale a pena lamentarmos. A história vai-se repetir. E quando a história se repete, ou é uma comédia ou é uma tragédia.

Temos que nos virar para o futuro e os desafios que ele lança e exige.

O desafio que eu lanço aos militantes e simpatizantes de todos os partidos é que sejam exigentes com os vossos líderes. Exigijam deles competência, seriedade, coerência, visão, sentido de estado, lealdade para com os interesses de Timor e do povo timorense.
Não andem como sacristãos, prontos dizerem ámens a tudo o que eles dizem ou fazem. Pensem pela vossa cabeça. Não aceitem as ideias deles de forma acrítica.

Porque, para termos líderes capazes, competentes e sérios, são necessários as vossas exigências. Exigências de competência, de seriedade, de visão, de patritismo. É bom que eles sintam a vossa pressão, perceberem que não estão a falar com uns camelos, dispostos a seguir o chefe por todo o lado e para tudo, sem fazer perguntas, principalmente as mais incómodas.

Um país para se desenvolver, precisa de todos, da participação de todos.
Um país para se desenvolver, exige cidadãos autónomos, que pensem pela sua própria cabeça, não de rebanhos prontos a seguir lobos travestidos de pastores.

Exijam deles que o mérito seja protegido e promovido, não amiguismos e favores.
Exijam escolha de pessoas competentes para os lugares de responsabilidade, não de sacristãos (com todo o respeito que eu tenho pelos verdadeiros sacristãos), não de papagaios, não de "mainatus" e criados.

Anónimo disse...

Grande Manitu, Bere Key. Essa do Primeiro, Timor, Depois a Democracia,w ao por fim o Partido, ja tinha ouvido do Sa Carmeiro.

Anónimo disse...

Que tal um mandato de busca a uma residência em Balibar. Se calhar encontravam por lá uns novos inquilinos em amena cavaqueira com a família.

Se houvesse coragem para isso, a Austrália poderia começar a tratar do asilo político do senhor de Balibar, esposa e família Reinado.

Anónimo disse...

Depois de terem transportado mulher do Lasama para Australia, a mulher do Reinado para Australia, o Joao Becora para Indonesia, chegou a vez do Reinado, talvez a seguir ira o deputado que pegou em armas porque Dii estava em guerra. E, por fim sera o chefe, porque os chefes sao sempre assim, sao sempre os ultimos a abandonar.

Anónimo disse...

Na admissão de funcionários para os Serviços de Imigração da Austrália é mandatário que sejam submetidos a um teste destinado a formar funcionários eficientes, eficazes e competentes no sentido de se estabelecer controlo mais apertado de fluxos migratórios. Eis algumas dessas difícilimas questões:

- Um grupo de activistas em organizações sem fins lucrativos, nomeadamente na área de ordem e segurança públicas, paz, assuntos humanitários e relações internacionais, e prosperidade global deve entrar no território nacional, a fim de solicitar asilo político, a partir de vários sentidos e através de vários meios.
Qual o meio de transporte que utilizarão esses activistas? Recorra a uma das seguintes opcções:

a)- avião
b)- helicóptro
c)- comboio
d)-microlete
e)-bicicleta
f)-navio de guerra
g)-navio de pesca artesanal
h)-submarino
i)-búfalo
j)-meios de trasporte de material militar estrangeiros
k)- nenhum, devido à entrada com passaporte diplomático????

Anónimo disse...

Na verdade o programa Dateline sobre TL foi um desapontamento . Hoej em dia quem e que perde tempo com o deputado Isaa? Esse safadp que se fez passar por homem honesto. Afinal ele e todo troca tintas ainda pior que o camaleao. Ao menos o camaleao sabemos o que e , o Isac nao1
Foi fraco. Outro assunto , o Reinado diz que so vollta se o sistema judicial funcionar bem. Em toda a razao porque ele estava na prisNao e o Alkatiri e o Lobato, o dos diamantes, a solta....e muita area para minha camioneta....Só aqui em Timor !

Maracujá ( hoje amago com tanta anarqui no meu pais querido}

Anónimo disse...

Maracuja you suprise, lets say that Isaac is small fish but the the question is that how did Leandro (a parliamentarian by the way) get hold of a Police issued automatic rifle.Paulo Martins emptied the Police arsenal, and the proof was on tape, a civilian with a gun... Paulo through his memo to Mari was instrumental in the four corners report, now he has lost all credibility. Should Mari be in Prison having been the victim of allegations from people like Paulo and Mari...What a Joke.

Anónimo disse...

Maracuja: Nao so os dois andam a solta mas tambem a viver ainda em casa do estado. Como eh que se justifica que continuem a viver nas residencias oficiais do estado quando ja nao detem os cargos e ainda por cima encontram-se sob investigacao. So em Timor. Sera que o Direccao de Terras e Propriedades vai emitir ordem de despejo por ocupacao ilegal de propriedade do estado?
Ai, ai, ai Timor!

Anónimo disse...

CAPÍTULO III
DESPEJO ADMINISTRATIVO DE BENS IMÓVEIS DO ESTADO

Artigo 7.º

(Requisitos)


1. Identificado um imóvel da propriedade do Estado, a DTP deve notificar os seus ocupantes desse facto e ordená-los a que o desocupem no prazo de 30 dias, sob pena de despejo administrativo e sem prejuízo do procedimento correspondente à responsabilidade prevista no capítulo anterior.

2. Os ocupantes dispõem do prazo de 10 dias, a contar da data da notificação, para, querendo e por escrito, recorrer da decisão para o Ministro da Justiça.

3. Há indeferimento tácito do recurso previsto no número anterior quando não haja resposta ao recurso no prazo de 15 dias a contar da data da sua interposição.

Anónimo disse...

Leitor de 2.40.12pm. Porque tanta preocupacao com casas de estado? Quem lhe da direito de julgar os outros? E algum Tribunal clandestino? Nao se esqueca que o Mari Alkatiri e o Rogerio Lobato ja nao sao titulares porque houve golpe de estado bem planeado. Nao se preocupa com as consequencias negativas do golpe de estado? Tem direito a usufruir de beneficios do estado porque serviram e continuaram a servir este estado. Como pode ter tanta a certeza que nao voltarao a ocupar os seus postos? Cuidado....

Anónimo disse...

Tem toda a razão; nem o Mari nem Rogerio ocupam cargos oficiais e vivem em casas de estado . Mas ainda hoje os vi em carros de Estado e com segurana do es tado e tudo! Afinal o que é que se p assa ? Como é que isso pode ser? Só há lei para os que não são da FRETILIN?

E assim o povo vai ficando para traz. Com golpe ou sem golpe, tentativa ou não, o Reinado é do Alkatiri e do Rog´rio, porque o Alfredo esse coitado ´Reinado só de nome...
É triste tudo idto....falam que foram educados em paises democraticos como Moçambique ( perdão não ouvi bem!) e no fim é o que se vê! Ai Timo! Timor! tão triste o teu fado...

O Maracujá tem toda a razão. hoje está amargo!!!

Manecas

Anónimo disse...

O meus grandes senhores, nao sei como funciona em Timor Leste estas coisas da casas do Estado, mas acho que embora o Mari e o Rogerio ja nao sao membros do Governo, continuam a ser membros do Parlamento. Na Australia membros do Parlamento, se nao tem casas do Estado, sao-lha pagos um subsidio, tem carros do Estado muitas vezes com chauffeurs e mais alguma coisa.
A inveja faz falar, nao e?
CARRETA KUDA

Anónimo disse...

O meus grandes senhores, nao sei como funciona em Timor Leste estas coisas da casas do Estado, mas acho que embora o Mari e o Rogerio ja nao sao membros do Governo, continuam a ser membros do Parlamento. Na Australia membros do Parlamento, se nao tem casas do Estado, sao-lha pagos um subsidio, tem carros do Estado muitas vezes com chauffeurs e mais alguma coisa.
A inveja faz falar, nao e?
CARRETA KUDA

Anónimo disse...

Que grande ignorane. Desde quando e que o Rogerio e membro do Parlamento? Quando e que foi eleito? Na Australia quem sao os que tem direito a regalias que incluam casa do Estado? Nem o Governador Geral. Este e os ex-PMs tem direito a escritorio, um funcionario, carro e condutor. Quanto ao resto o que vose diz e treta.

Anónimo disse...

Senhor karreta Kuda
Voce deve assinar so KUDA e esquecer o Karreta. Ou foi dono do unico Kuda Karreta que havia em Timor?

Anónimo disse...

Quem não tem direito a bens do Estado deve devolvê-los imediatamente.

Mas, sem prejuízo desse dever, o Governo também deve reclamar os seus bens quando alguém se faz de esquecido. E RH até agora ainda não tocou no assunto.

Anónimo disse...

Engana-se H Correia
Ramos Horta autorizou Alkatiri a ficar na casa do Estado, a usar carros do Estado e a ter Seguranca do Estado. Estou enganado? Creio que nao e a proposito nao vejo nada de mal. No final de contas ele so e alvo de alegacoes.

Anónimo disse...

Senhor anonimo das 19:39
Nao se deixe enganar. Kuda e so para disfarcar porque o nome correcto e Karau Timur. Ele ja esta farto da Kuda que tem em casa que fez dele Karau Timur, por iso diz que e Kuda que no alto da cabeca so tem orelhas e olhos. Faltam os apendices bem longos, e assim pensa que disfarca e encaha os outros.

Anónimo disse...

PERGUNTA:

SE JUNTARMOS UM KUDA UM KARAU E UM
KAMALEAO O QUE E SE OBTEM?

Anónimo disse...

Anonimo das 10:39:02PM
Obtens um lider makerik da UDT! E olha que nao sao poucos!

Anónimo disse...

Makerik e ladrao!

Anónimo disse...

Com este tetum, so pode ser um malae sem patria. Ja sei quem e. E o Karreta Kuda.

Anónimo disse...

Es capaz de estar enganado meu rapazote! Deve ser o "Chiken Rooter".

Anónimo disse...

Resposta a Pergunta das 10 e tal pm.

O resultado dessa mixoediae um empalitado branco armado em timorense.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.