sexta-feira, setembro 01, 2006

Reinado pede julgamento imparcial

DN
1.09.2006

Abel Coelho de Morais

O major Alfredo Reinado, que se evadiu quinta-feira da prisão de Becora com mais 56 detidos, pediu ontem para ser julgado por "um tribunal independente, (...) imparcial e sem influência política".

As declarações de Reinado constam de um vídeo entregue na delegação da Lusa em Díli. O militar, que foi um dos protagonistas da crise política em Abril e Maio em Timor-Leste, exprime-se em tétum e garante que "mesmo estando fugido da cadeia", isso não significa estar "a fugir da justiça".

Segundo a Lusa, vêem-se no vídeo Reinado e alguns dos seus cúmplices em local não identificado, sendo claro que a gravação foi efectuada depois da fuga.

Assumindo um tom crítico em relação aos "interesses dos políticos", Reinado diz estar em condições de, com os outros timorenses, resolver os problemas que hoje afectam o país e promover a reconciliação entre os "lorosae" (orientais) e os "loromonu" (ocidentais).

Uma cópia da mesma gravação, ou de outra semelhante, foi entregue a algumas agências internacionais, referia a rádio australiana ABC. Nesta gravação, segundo a ABC, o militar timorense lança duras críticas à "justiça de Díli".

Uma carta

A gravação de Reinado surgiu no mesmo dia em que a enviada do Sydney Morning Herald a Díli escrevia estar a circular, na capital timorense, uma carta daquele militar de teor semelhante às declarações contidas no vídeo entregue à Lusa. Nessa carta, Reinado considera "ilegal" o Governo de Ramos-Horta e apela à mobilização popular para derrubar o Executivo e "dissolver o Parlamento". Ainda segundo o diário australiano, Reinado acusa de "não serem julgadas" as pessoas envolvidas na "distribuição ilegal de armas a civis", alusão aos presumíveis factos que levaram à demissão do ministro do Interior, Rogério Lobato, actualmente em prisão domiciliária.

Enquanto se intensificavam as patrulhas e as operações de busca em Díli e arredores, o destino dos evadidos era objecto de declarações contraditórias. Assim, se o comandante das forças australianas, brigadeiro Mick Slater, dizia aos microfones da rádio ABC saber onde estavam os fugitivos, um oficial da polícia do mesmo país, Steve Lancaster, declarava à AFP não ter "informações sobre o seu paradeiro" (ver caixa).

Visita de Downer

Face aos acontecimentos em Díli, o ministro dos Negócios Estrangeiros australiano, Alexander Downer, anunciou que vai estar amanhã nas capitais timorense e indonésia para contactos com os seus homólogos. Downer, assim como o chefe do Governo de Camberra, John Howard, mostraram-se ontem preocupados com um possível agravamento da situação em Timor.

O Governo da Nova Zelândia divulgou, entretanto, um comunicado garantindo não ser "responsável pela gestão das prisões" timorenses. A facilidade com que os presos se evadiram de Becora fora atribuída à ausência do destacamento neozelandês, que deveria garantir a segurança da zona onde está a prisão.

5 comentários:

Anónimo disse...

Reinado julgado por um tribunal independente e imparcial? só se for julgado pelo próprio Reinado!

Entretanto, os "amigos" NZ, coerentes com os OZ, continuam com a subtileza de dizerem que não lhes compete a "gestão" das prisões timorenses. Só que ninguém disse o contrário, mas apenas que lhes competia guardar a zona envolvente da prisão, o que é bem diferente.

Anónimo disse...

"Nessa cartae Reinado considera "ilegal" o Governo de Ramos-Horta e apela à mobilização popular para derrubar o Executivo e dissolver o Parlamento."

SHOW MUST GO ON!!!!!!
SHOW MUST GO ON!!!!!!
SHOW MUST GOOO OOOOOONNNNN!!!!!

Anónimo disse...

Ainda sobre a dita carta:

CALMA REINDO, CALMA!!!
AS ELEIÇÕES SÃO DAQUI UNS MESES!!!!

REVOLTOSOS AINDA NÃO FORAM CANONIZADOS!

Zé Satírico

Anónimo disse...

O Reinado quer um julgamento imparcial? Entao que o enviem para o tribunal aonde estao a julgar o Sadam Hussein la no Iraque! De certeza que este e imparcial!
Ze Cinico

Anónimo disse...

Ze Cinico
Fretilin la'os hau, hau la'os Fretilin.
Fretilin mak povu, Povu mak Fretilin.
Ze Cinico ibun fo'er
Fo'er hanessa fahi inur.
Fahi sobak ema te
Ema te la tama ba Fretilin.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.