sexta-feira, setembro 01, 2006

Comunicado - PM

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO

INFORMAÇÃO À IMPRENSA


Primeiro-ministro no primeiro dia do encontro de administradores de distrito e sub-distrito

O primeiro-ministro, José Ramos-Horta, participou nesta quinta-feira, 31 de Agosto, na sessão inaugural de um encontro de dois dias de administradores de distrito e sub-distrito, em Maubara, distrito de Liquiçá, promovido pelo Ministério da Administração Estatal.

A reunião teve como objectivo essencial mobilizar e encorajar os administradores locais e explicar o Orçamento para o ano fiscal de 2006/07.

O encontro foi aberto pela ministra da Administração Estatal, Ana Pessoa, que agradeceu a presença do primeiro-ministro e do Presidente da República, Xanana Gusmão, no seminário.

Na sua intervenção, o primeiro-ministro enfatizou a necessidade de coordenação entre o Governo e os administradores de distrito e sub-distrito. O chefe de Governo desenvolveu o tema do respeito pela lei e ordem e sublinhou a importância do diálogo e da justiça, tema que recebeu o apoio do Presidente. Os dois referiram-se à necessidade de os funcionários públicos se manterem politicamente neutros, pondo o interesse nacional acima de quaisquer outros valores.

O chefe do Executivo incentivou ainda os líderes locais a agirem de uma forma pró-activa em relação às questões de segurança e para mobilizarem as suas comunidades a desenvolverem a sua segurança colectiva. Ramos-Horta considerou ainda que se não forem os próprios administradores a mostrarem empenhamento na abordagem das questões de segurança, também o Governo e as forças de segurança não poderão por si só contribuir para uma total solução do problema.

No segundo dia da reunião, os administradores irão abordar questões relacionadas com as eleições do próximo ano.


Díli, 1 de Setembro de 2006

.

5 comentários:

Anónimo disse...

O Presidente lá conseguiu encontrar um buraquinho na sua agenda para comparecer, entre fehuk-ropa e ai-farina...

Anónimo disse...

Sala bot Sr. Primeiro Ministro. Tansa la bolu Ze Cinico ba encontro ida neh. Nai hatene buat hotu-hotu e bele hanorin buat barak.

Anónimo disse...

Ultima Hora
O Ze Cinico foi-se juntar ao Reinaldo e Rai los para derrubar o Xanana, o Horta e eliminar a Fretilin. E perigoso porque esta armado com uma lingua porca.

Anónimo disse...

Ze Cinico
Fretilin la'os hau, hau la'os Fretilin.
Fretilin mak povu, Povu mak Fretilin.
Ze Cinico ibun fo'er
Fo'er hanessa fahi inur.
Fahi sobak ema te
Ema te la tama ba Fretilin.

Anónimo disse...

Ze Cinico
Horta ho nia apoiantes hurlele ho tassak didiak. Mari ho Fretilin nia apoiantes mos dere ho to'o mankodo kedas.
Ho oh nia ibun bek, ho oh nia kakutak mamik mamuk, oh sei la tahan sira. wainhira oh proboka tan, sira sei fokit moris oh nia kulit makerek ho mos nia nanal pesti etun. Oh Maka kehe rasik oh nia Rai kuak. Keta halo Lu-Olo, Jose Luis Guterres, Estanislau, Gregorio, Espirito Santo, Elizario, Florindo,Jose Manuel Fernandes, Jose Reis, L7, L4, Aitahan Matak, Cristiano sira tama tan karik, neh oh sobak rai.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.