sexta-feira, setembro 01, 2006

Esqueceu-se de avisar o ministro da justiça dele...

Tradução da Margarida.
ABC
Demasiado cedo para culpas na fuga da prisão: Downer

Setembro 01, 2006 01:49pm
Artigo d: AAP


O Ministro dos Estrangeiros Alexander Downer rejeitou sugestões de que as forças Australianas deviam ser acusadas duma fuga em massa da prisão em Timor-Leste.

O Primeiro-Ministro de Timor-Leste José Ramos Horta hoje pôs alguma da culpa pela fuga da prisão de Becora nas tropas estrangeiras e assinalou as forças Australianas.

Também disse que os guardas prisionais locais partilham a responsabilidade.

O líder amotinado Alfredo Reinado fugiu da prisão, juntamente com 56 outtros presos, pelo portão principal na Quarta-feira à tarde.

O Sr Ramos Horta questionou porque é que as tropas internacionais não providenciaram mais segurança no exterior da prisão, apesar de repetidos pedidos feitos pelo governo.

Mas Mr Downer disse que os Timorenses eram os responsáveis pela segurança na prisão.

"O arranjo foi feito, como compreendo isso, entre a força internacional de segurança e os Timorenses que os Timorenses seriam os responsáveis pela segurança da prisão, e a força de segurança internacional forneceria algum patrulhamento na vizinhança," disse na radio 5AA de Adelaide.

"Penso que não chegámos a um ponto de sermos capazes de concluir o que é que aconteceu exactamente aqui – e há uma investigação em curso – penso que é prematuro fazer qualquer juízo sobre isso."

Mr Downer disse que estava preocupado com a fuga da prisão e levantará o assunto com o governo em reunião e Dili na Segunda-feira.

"A nossa preocupação é que essa gente (os presos) tenham sido condenados e talvez nuns casos estejam à espera de julgamento, e preocupa-me que fujam desta maneira," disse.

"Mas como fugiram – as circunstâncias exactas, quem é responsável, tudo isso – teremos de ver. É ainda muito cedo para tirar qualquer conclusão."

Receia-se que o Reinado – acusado por alguma da pior violência que teve lugar em Timor-Leste mais cedo este ano – rearme o seu grupo de apoiantes e ameace a calma relativa que tem prevalecido desde que as tropas internacionais foram para lá em Maio.

Dili sofreu uma série de protestos que evoluíram em violência alargada em Maio depois de 600 membros das forças armadas de Timor-Leste de 1400, terem sido despedidos.

No fim de Maio, o antigo comandante da polícia militar Major Reinado liderou os seus seguidores para as montanhas por detrás de Dili e recusou-se entregar as armas até o então Primeiro-Ministro Mari Alkatiri ter resignado.

O Major Reinado enfrenta acusações de tentativa de homicídio e ofensas de armas.

-

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.