sexta-feira, setembro 01, 2006

Mari Alkatiri desmente apreensão de armas em sua casa

Díli, 01 Set (Lusa) - O ex-primeiro-ministro timorense Mari Alkatiri de smentiu hoje, em declarações à agência Lusa, terem sido encontradas 13 armas em sua casa, tal como é referido no diário timorense Suara Timor Lorosae.

O jornal timorense noticia na sua edição de hoje que as forças australi anas apreenderam recentemente em casa de Mari Alkatiri 13 armas de fogo.

Contactado pela Lusa em Díli, explicou que em "finais de Maio, início d e Junho", aquando da chegada do primeiro contingente australiano a Timor-Leste, as armas que tinha em casa pertencentes à sua segurança pessoal "foram todas inv entariadas".

Alkatiri referiu que depois de ter deixado a chefia do Governo, manteve uma "segurança pessoal mista composta por agentes australianos e timorenses, qu e estavam todos armados".

"Houve uma altura em que a segurança australiana disse que não queria o s agentes timorenses armados e eles guardaram as armas nos aposentos onde ficam, mas eu liguei ao ministro do Interior para virem verificar e exigi que fossem l evadas de minha casa", acrescentou.

Segundo Mari Alkatiri, "nunca levaram as armas" apesar de ter insistido nesse sentido junto do Ministério do Interior, pelo que pediu aos agentes austr alianos que o fizessem.

"Eu telefonei várias vezes ao ministro e ao vice-ministro do Interior p ara virem buscar as armas e como não o fizeram eu pedi aos australianos para as levarem", referiu.

"Em relação a mim, não vão encontrar nada", concluiu Alkatiri, que se d emitiu da chefia do Governo em Junho, na sequência de acusações de que teria ord enado o armamento de grupos civis para eliminar os seus adversários políticos, a legação que o levou a ser ouvido pelo Ministério Público.

Contactado pela Lusa, o ministro do Interior, Alcino Baris, confirmou q ue no início de Agosto, a equipa de desarmamento composta por elementos da Austr ália "retirou de casa de Mari Alkatiri 10 armas, entre as quais cinco pistolas", tendo deixado aos seguranças do antigo primeiro-ministro "um total de sete pist olas"

"Eu não tenho o relatório completo da actividade da comissão de desarma mento, mas tenho esta informação do oficial de ligação da Polícia Nacional de Ti mor-Leste, Jorge Monteiro, que integra a comissão e me explicou que depois de fe ita a inventariação das armas existentes em casa do antigo primeiro-ministro, a equipa de desarmamento retirou, no início de Agosto, dez armas que pertenciam ao s agentes da segurança pessoal", disse.

Alcino Baris acrescentou que a "inventariação das armas existentes em c asa de Mari Alkatiri foi feita a pedido do antigo primeiro-ministro".

JCS.

.

7 comentários:

Anónimo disse...

A unica arma que o Mari tem e a arma de nao ser corrupto e de nao estar a venda!

Anónimo disse...

WAKE UP LOROMONU...!!!!
KEEPING FIGTH ON US.
LETS UNITE FOR OUR COUNTRY.......KICK OUT THE AUSSIE....THEY COMING FOR OUR OIL....!!!!

Anónimo disse...

WAKE UP LOROMONU...!!!!
KEEPING FIGTH ON US.
LETS UNITE FOR OUR COUNTRY.......KICK OUT THE AUSSIE....THEY COMING FOR OUR OIL....!!!!

Anónimo disse...

Folgo em ver que o STL está de boa saúde e voltou à habitual campanha contra Mari Alkatiri...

Anónimo disse...

STL a VOZ da integracao. Mari e os nacionalistas verdadeiros podem bem convosco.

Anónimo disse...

O prazo para entrega de armas de livre vontade já tinha expirado? Pois...

Anónimo disse...

Mari por nao enveredar pela corrupcao e vergar se perante os aguias Austrakianos foi vergonhosamente deposto. E a nossa soberania que esta em causa. Venham e unamo forcas na luta contra novos colonizadores- Nao queremos Neo colonialismo. Perguntem o RH e XG para responderem os erros que cometeram. Sao eles que orquestraram tudo isso. Compatriotas unamo nos na luta contra os novos agressores. Abaixo os colaboradores dos novos colonos.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.