quarta-feira, setembro 20, 2006

De um leitor

I can't say that I totally understand Portuguese, but from a read of your entry, you are saying that Guterres and de Jesus withdrew because they knew that voting was to be done by show of hands. The problem is that how can they "withdraw" from the election if they weren't even in the election? The fact that Guterres and de Jesus did not even nominate for the election (by getting 20% of Delegates to support their candidacy) meant that they weren't even entitled to participate in the election. Please don't try to cloud the issue. Guterres and de Jesus did not even have enough support to even contest the election.

As I said, there is one argument that there was no need to have the election at all because there was only one candidacy put forward by the Congress. If Guterres and de Jesus did nominate for the election, then this argument would fail.

Guterres and de Jesus simply did not have support- get over it. They submitted and withdrew their candidacy through the media- not at the Congress.


.

18 comentários:

Anónimo disse...

2 Comentários Fechar esta janela Reduzir comentários
Anônimo disse...
Pede-se ao Malai Azul para não divulgar sobre a possibilidade de mudança7revisão da Constituição... não vá o povo timorense perceber e fazer de forma que a coisa mude de facto antes dessa sua necessidade de dizer que SÓ LÁ PARA o dia de são nunca....

Cuidado com os cálculos.

Já em 2001 venceram como se sabe...

Aguentem-se...

Quarta-feira, Setembro 20, 2006 11:23:39 AM


Anônimo disse...
Com o arrastar do problema da crise recente (refiro-me apenas ao período do qual o ex-PM é total responsável - pois demorou a assumir que se tinha de demitir...), imagina-se claramente, pelas palavras de tão sabedor personagem (HC) que não haverá possibilidades, por mais volta que se dê, de que a Constituição seja mudada.

Mas já agora uma pergunta ao sr. H Correia: Como é que vai fazer o sr. para defender a possição (suposta na continuidade pela sua quase certeza) se a FRETILIN voltar a ser a tão maioritária força votada... continuam como têm estado desde 2001? Que coisa. Não aprendem nada mesmo?

Ainda não se entendeu que as promessas da FRETILIN sobre os auspicios e a "capa" daquilo que foi a votação para a Constituinte não vai conseguir servir em 2007 de manobra para uma vez mais estarem no poder a governar da forma como até hoje o fizeram?

Não acredita?

Diga-me outra coisa: acredita que os deslocados não estão a voltar às suas casas porque os "malandros" dos outros é que os estão a impedir' Ou será que os deslocados estão fartos é de vocês?
Quem é que ameaçou o povo com instabilidade? Quem é que prometeu que sem a FRETILIN o país ficaria num grau de instabilidade que ninguém sabe?

Foi o Papa, o papista de Maputo, o FMI ou a própria FRETILIN como sempre o fez desde 1975?

Jápediram desculpa?

Ainda não?

Então apetece-me dizer que desta vez estão em maus lençois:

1 - Xanana não terá dúvidas em abrir a boca com mais força do que aquilo que já o fez a 22 de Junho e está escrito (ele sempre escreveu até no mato, já para não haver dúvidas... vejam lá se agora mudam a história... atrevam-se e vai tudo aos gambuzinos... então esta maioria nem imagino o desfecho);

2 - É de facto uma completa estupidez tentar-se em Timor-Leste implementar um sistema de partido único (vê-se desde 2001 tal coisa com os resultados nulos para o povo mas bons para o pitróilo - fixe! Grande negócio! Para quem?);

3 - De facto não há vergonha no partido mairitário: HISTORICAMENTE TEM RESPONSABILIDADES, MAS SÓ SE LEMBRA DE USAR E DIZER QUE É POR ELE QUE ESTAMOS TODOS AQUI... essa agora. Façam bem as contas. Matan Ruak este 1 ano meus senhores... não estraguem vocês o homem.

Ainda não responderam sobre o que aconteceu a Konis Santana... José Mattoso fala no assunto mas... a verdade está do Vosso lado, vejam lá se ela aparece que assim não há justiça.

4 - A justiça não começará de facto em 1999. Ela embala desde 1975 e "... DOA A QUEM DOER..." nisto continuo a acreditar naquele homem que em relação aos que (democraticamente para a Constituinte foram eleitos... que falta de ética!) se encontram "empoleirados" só apetec vomitar. Enjoa! Já não há Dignidade. Aliás como se denota de José Mattoso, há poucos dignos, mas como ainda estão vivos (os indignos) existe um respeito para não se crucificar tal gente. Também nisto a postura daquele que este blog tem tentado denegrir e rebaixar ao ponto de intoxicar os mais incautos, não vai, obviamente conseguir fazer.

Boa sorte... esperemos que os cofres do partido não sejam esvaziados em oferendas tipo Valentim Loureiro em Portugal. Conhecem não? Pelo menos os operacionais e membros do PCP ou BE estarão completamente cientes de tais possibilidades. Todavia em Timor-Leste bastará entragar os contentores de arroz prometidos antes e que não foram vistos pelos "beneficiários".

Não sejam corruptos, aguentem-se!

Quarta-feira, Setembro 20, 2006 11:48:28 AM

Anónimo disse...

Diga o quê quer, mas Xanana já não é o símbolo da unidade nacional que ele uma vez era. O X falhou mizeravelmente por isso é que a nação tá como está. Podemos culpar o Mari, a Fretilin, a oposição, mas ocúmulo da responsabilidade reside no X como presidente e garantor da Constituição e o símbolo da unidade nacional. Quando o país precisou dele, ele virou as costas e fez o quê não deiva: fazer politiquices.

Anónimo disse...

Well if that is true the more the reason not to break away with Fretilin's old traditions of secret ballot to impose such a controversial show of hands vote??? It doesn't make any sense whatsoever!!

What was the point of doing that if there was only one list running??? UNLESS OF COURSE even the delegates who signed that list could not to be trusted to actually vote for the list.

Can you imagine how embarrassing it would be if the total number of votes did not match the number of signatures supporting the list??? Not to mention that it would make all kinds of warning bells go off.

NO! After "somehow" securing those signatures it became imperative and of the utmost importance that those signatures translated into real votes. Anything less would have exposed the "game" behind the scenes and jeopardise the fairness and legitimacy of the actual results rather than just the method of election.

THAT WAS THE ONLY REASON WHY A SHOW OF HANDS WAS THE ONLY FOOLPROOF WAY OF SECURING ALL THOSE VOTES IN AN ELECTION THAT DIDN'T EVEN HAVE AN ALTERNATIVE LIST.

This is so clear that only the blindest of the blind will not "see".

Anónimo disse...

Se isso das listas de candidatura é mesmo verdade mais razão para não quebrar as velhas tradições da Fretilin de voto secreto para substitui-la com um voto tão controverso de braço no ar!!!! Não faz sentido algum meus senhores!!! O Mari tinha sido eleito por voto secreto no último congresso. Agora que ele "tinha" uma maioria tão esmagadora ao ponto de a lista alternativa nem conseguir reunir o número necessário de assinaturas como dizem é que acharam ser necessário mudar as regras da Fretilin e até mesmo criar tanta polémica??? Não faz sentido!!!!!

Qual foi a necessidade de se fazer isso quando só havia uma lista???? A NÃO SER QUE não tinham a confiança de que mesmo os delegados que assinaram a lista votassem a favor da lista caso o voto fosse secreto. Os indonésios bem o ficaram a saber no referendo de 1999. Todas as casas tinha bandeiras da Indonesia mas quando chegou a hora da votação foi o que foi!

Conseguem imaginar a vergonha que seria se o total de votos a favor não coincidisse com o total das assinaturas na lista??? Nem é preciso dizer que isso levantaria todo o tipo de suspeitas e desconfianças quanto aos métodos utilizados para conseguir as assinaturas.

NÃO! Depois de terem conseguido "assegurar" essas assinaturas todas tornou-se imperativo e da mais alta importância que essas assinaturas se traduzissem em votos a favor. Qualquer resultado menor ou, pior ainda, um número significativo de votos contra iria desmascarar o "jogo" dos bastidores e por em questão não só o método de votação como aconteceu neste caso mas até mesmo a veracidade e legitimidade das assinaturas e resultados.

ESSA FOI A ÚNICA RAZÃO QUE OS LEVOU A MUDAR AS REGRAS DO PARTIDO E IMPLEMENTAR O VOTO DE BRAÇO NO AR COMO A ÚNICA MANEIRA SEGURA DE ASSEGURAR TODOS OS VOTOS NUMA ELEIÇÃO QUE NEM SEQUER TINHA UMA LISTA ALTERNATIVA.

Isto é tão claro que só os mais cegos dos cegos não conseguem ou não querem ver.

Anónimo disse...

In response to 1:40:35 PM

Why waste resources on having a secret ballot if there is only one contender?

Guterres and de Jesus only required 20% support from the Delegates to contest. Its not a big number...

Also, why don't you read the judgment of the Court of Appeal which clearly states that it in certain circumstances, it is more democrtatic and more appropriate to vote by show of hands, particularly in relation to an indirect vote.

You poor thing- you have an absolute lack of knowledge on voting systems and the distinction between direct and indirect votes and the appropriateness of voting methods to be used.

Accept the decision and accept the fact that Guterres and de Jesus did not even have the requisite support from the Congress.

Anónimo disse...

"Why waste reources on having a secret ballot if there is only one contender?"

That's exactly how Mari Alkatiri and his group argued not to have an election to properly and democratically elect a Parliament resorting instead to electing themselves to become the Parliament. The consequences of such greed for power is now showing its ugly faces.

Anónimo disse...

Anonimo, Quarta-feira, Setembro 20, 2006 3:28:06 PM

Theres a difference betweeen greed and practicality of law. Greed for power is those who solicited and orchestrated the coup and not wait for elections only months ahead in 2007.

Anónimo disse...

In response to Setembro 20, 2006 3:28:06 PM

The decision for the Constituent Assembly to become Parliament was made by the transitional government which included Timorese leaders across the political spectrum. It wasn't a decision made by FRETILIN because they did not control the UN Transitional Government. Get your facts right.

Stop crying over spilt milk- the decison was made by all the East Timorese leaders and the UN at that time, not FRETILIN. You will have your chance at the next elections.

You really do have a poor understanding of how things unfolded in Timor Leste.

Anónimo disse...

A decisão consensual de transformar a Constituinte em Parlamento, baseava-se no entendimentoi feito de que haveria um governo de Unidade Nacional.
A UNTAET ajudou à festa dizendo que não havia dinheiro para mais eleições.

Quando a FRETILIN, após conhecer os resultados das eleições para a Constituinte, declarou que não ia formar nenhum governo de unidade nacional, assim quebrando o pacto, a oposição e Xanana ainda não Presidente, declararam a necessidade de eleições para o Parlamento.

Com a maioria que detinha na Constituinte mais os votos da ASDT, a FRETILIN decidiu ir para a frente e transformar a Constituinte em Parlamento.

As coisas têm que ser ditas como elas foram. Distorcer os factos é que não vale.

Anónimo disse...

Tradução:
De um leitor
Não posso dizer que compreenda bem o Português, mas lendo o que escreveu, está a dizer que Guterres e de Jesus retiraram (a proposta de candidatura) porque sabiam que a votação ia ser feita de braço no ar. O problema é, como podiam eles “retirar-se” da eleição se eles nem sequer se apresentaram à eleição? O facto de Guterres e de Jesus nem sequer terem sido nomeados para a eleição (pela obtenção de 20% dos Delegados a apoiar a sua candidatura) significou que nem sequer estavam intitulados a participar na eleição. Por favor não tente ensombrar a questão. Guterres e de Jesus nem sequer conseguiram apoio suficiente para concorrerem à eleição.

Como eu disse, há um argumento, o que nem havia a necessidade sequer de se proceder à eleição, porque só houve uma candidatura apresentada ao Congresso. Se Guterres e de Jesus fossem nomeados para a eleição, então este argumento cai por terra.

Guterres e de Jesus simplesmente não angariaram apoios suficientes – entenda isto. Eles apresentaram e retiraram a sua candidatura nos media – e não no Congresso.

Anónimo disse...

Guterres could have been a good and unified leader in FRETILIN. But to have de Jesus as the secretary general is not only laughable, but disastrous.

Anónimo disse...

Mas que grande po.... Estes timorenses agora só falam inglês, ou caraças, ou será que são só os gajos que estiveram refugiados na Austrália?

Anónimo disse...

went

Anónimo disse...

Os personagens que agora estão tão entretidos com a escrita em inglês são os mesmos de sempre.

Mas Margarida já se foi informar sobre a existência de armas no Congresso? Eram para quê?

Quer mais? JLG foi avisado para sair daquela zona (a do Congresso) obviamente. A sua vida poderia correr riscos...

Anónimo disse...

"to impose such a controversial show of hands vote"

É confrangedora a falta de originalidade de certos comentários, que continuam a chover no molhado. Não entendo como é que uma decisão votada e aprovada por uma maioria se pode classificar de "imposta". É o mesmo que eu comprar um casaco e dizer que "impus" essa peça de roupa a mim próprio.

Já chega de Alkatiri, de Congresso da Fretilin e da tranformação da Assembleia Constituinte em PN. Sugiro que, para variar, comentem factos do presente e não do passado, como por exemplo as orelhas de Xanana, que já devem estar ao rubro...

Anónimo disse...

Engano seu. O que acontece num partido que tem 55 dos 88 lugares no Parlamento (embora tivessem sido eleitos para serem deputados à Constituinte) é da maior importância.

Porque a falta de transparência nesse partido é causadora de perturbação em todas as instituições do estado, pejadas que estão dos seus filiados.

Anónimo disse...

A lógica deste das 2:45:48 AM é assim: estou na berma da estrada a falar com uns amigos. Vem um carro e propositadamente atropela-nos. Junta-se o habitual povo mirante dos desastres, vêem as ambulâncias e os polícias. E quando nos estão a fechar a porta das ambulâncias ouvimos o causador do desastre declarar as mirones: “o que estes gajos arranjaram! Um partiu a cabeça, o outro as pernas, aquela está toda escavacada, cambada de irresponsáveis, nem da sua saúde sabem tratar”…

Anónimo disse...

Só não percebi quem provocou o desastre. Foram os seus amigos das FARC?
Esses não atropelam. Assassinam, sequestram e extorsionam. Em Timor não dá é para o narcotráfico.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.