quarta-feira, setembro 20, 2006

UNMIT - Revista dos Media Diários

Tradução da Margarida.


Terça-feira, 19 Setembro 2006

Relatos dos Media Nacionais
TP - Timor Post
DN - Diario Nacional
STL - Suara Timor Lorosae
RTTL - Radio e Televisao de Timor-Leste

Protesto Re-agendado

O protesto planeado organizado pela FNJP para 20 de Setembro foi adiado e terá lugar noutra data se não houver resposta às exigências do grupo, disse o Secretário-Geral da FNJP Vital dos Santos. De acordo com Vital dos Santos, a prioridade do grupo será falar com o governo e o Parlamento Nacional e apresentar as quatro exigências principais, que recusou revelar, dizendo que estão relacionadas com as preocupações da situação corrente. Dos Santos disse que se houver uma solução no seguimento dos encontros, o protesto será cancelado, acrescentando que, alguns membros do governo, preocupados com a situação corrente, pediram o encontro com o seu grupo.

Entretanto o coordenador da Unidade Juventude, Transparência e Justiça (UJTJ), João “Choque” da Silva disse que o grupo rejeita totalmente o protesto planeado pela FNJP com o seu objectivo de dissolver o Parlamento Nacional. De acordo com Da Silva, o protesto não é compatível com a situação actual nem ajudará a resolver os problemas que emergiram. Concorda que o protesto será mais apropriado se promover melhorias do sistema judicial mas não para dissolver o Parlamento ou mudar o governo, acrescentando que o tempo é fundamental para resolver os problemas e que (estes) não se podem resolver do dia para a noite. O Coordenador da UJTJ disse que os protestos não devem ser usados com a intenção de desintegrar a nação. Apelou a todos os jovens para não se tornarem vítimas de interesses políticos.

Em relação aos protestos de 20 de Setembro, o Ministro do Interior, Alcino Barris disse que o seu ministério não recebeu qualquer pedido, realçando que sem uma autorização o protesto não terá lugar. (STL, TP, DN)

A Dissolução do Parlamento não resolverá os Problemas: Lu’Olo

O Presidente do Parlamento Nacional, Francisco Lu’Olo Guterres disse que a dissolução do Parlamento não resolverá nenhum dos problemas correntes; pelo contrário, agravará a crise. Lu’Olo disse que o protesto no mês de Junho seguido de incêndios, pilhagens e a morte de algumas pessoas serviu para pressionar Mari Alkatiri a sair de modo a parar a crise mas que esta ainda continua. Disse que a melhor solução será para todos reflectirem, sentarem-se juntos e encontrar uma solução para proteger a nação em vez de dissolver o Parlamento. O Presidente do Parlamente disse que pela Constituição da RDTL todos têm o direito de protestar desde que obedeçam à regra da lei. (STL)

Preparações para as Eleições

Os partidos Políticos estão-se a preparar para as eleições de 2007. De acordo com os media, o Partido Democrático Cristão (PDC) prepara-se a nível das bases nos distritos. António Ximenes, O Presidente do PDC disse que parte do programa do seu partido é dar educação política aos seus membros.

O Presidente da ASDT, Xavier do Amaral disse que o seu partido vai realizar um congresso nacional na sua sede em Lecidere, Dili em 23 de Setembro. Dependendo da situação de segurança, está previsto que cada distrito envie 34 delegados, totalizando cerca de 400, o número de membros esperados no congresso. Mas Xavier Amaral disse que alguns distritos podem enviar somente 10 membros devido a problemas financeiros e logísticos. (STL, DN)

Diálogo Nacional

Cerca de 150 participantes de 13 Distritos saíram de Dili na Segunda-feira para participar no Diálogo Nacional em Oecussi. Aurelio Ribeiro, do Comité Organizador do Diálogo Nacional disse que os participantes são de várias organizações dos distritos bem como de organizações que fizeram parte da resistência como a Ojetil, organizações religiosas, movimentos de estudantes e cerca de 10 amigos da Indonésia. Ribeiro disse que um dos objectivos do diálogo é cultivar a confiança entre os estudantes e os jovens de 13 Distritos, para clarificar a questão do Loro Monu, LoroSae e providenciar uma solução para ajudar a resolver a crise da nação e finalmente fortalecer a paz e a unidade nacional no país. O STL relatou que o Primeiro-Ministro José Ramos-Horta participará no diálogo, que se concluirá em 25 de Setembro. (STL)

A População não deve dar ouvidos a falsas informações: Hasegawa

Durante a sua visita oficial a Ainaro na Segunda-feira (18/9) o SRSG Sukehiro Hasegawa apelou à população desse distrito para não dar ouvidos a falsas informações porque isso tornará mais difícil ultrapassar a crise. Apelou à população para continuar a trabalhar para pôr um fim à crise que emergiu há alguns meses. O SRSG Hasegawa destacou que a população deve trabalhar junta para fortalecer a paz e a unidade. Por seu lado, a população de Ainaro pediu a Hasegawa para ajudar a encontrar maneiras para resolver a crise política. Expressaram preocupação com a instituição PNTL e querem-na reorganizada e mais forte no futuro. Na mesma ocasião, O Comissário em exercício da Polícia da ONU, Antero Lopes também mostrou fotos dos fugitivos da Prisão de Becora e pediu-lhes para contactar a polícia se virem alguns dos presos em fuga na área ou se alguém tiver alguma informação sobre as deambulações dos fugitivos, incluindo do Major Alfredo. (STL)

China Doa 500 Toneladas de Arroz (DN)

A República Popular da China doou cerca de 500 toneladas de arroz ao governo de Timor-Leste para ajudar as pessoas vulneráveis e as vítimas de desastres naturais. O donativo foi entregue oficialmente ao Ministro do Trabalho e da Reinserção Comunitária Arsénio Bano na Segunda-feira (18/9). De acordo com o Embaixador da China em Timor-Leste, Su Jian, o seu governo tem fornecido assistência alimentar uma vez por ano a Timor-Leste para ajudar os Timorenses. (TP, DN, STL)

Títulos das notícias da RTTL
19 Setembro 2006

De modo a consolidar a Fretilin ao nível das aldeias e Sub-distritos, temos de nos organizar a nós próprios: Fernandes

Falando a militantes da Fretilin e da RDTL numa cerimónia de Içar da Bandeira na Segunda-feira, 18 Setembro de 2006, realizada em Venilale-Baucau, o Vice Secretário-Geral da Fretilin, José Manuel Fernandes é relatado ter dito que de modo a ganhar a vitória nas Eleições Gerais de 2007, os membros da Fretilin devem estar bem organizados, mobilizados, e consolidados para garantir que o partido ganhe nas próximas eleições. Em adição, o Sr. Fernandes apelou para a Associação de Jovens Timorenses, conhecida como a Juventude Loriku Asu-Ain, para se manter firmemente na (defesa) da Unidade Nacional e para defender a RDTL incluindo a Fretilin.

O Partido Democrático realizou o seu primeiro Congresso distrital em Ermera no Sábado, 16 Setembro de 2006

Falando aos jornalistas após o congresso do PD em Ermera, o Secretário-Geral do partido, Mariano Sabino, é relatado ter dito que o PD é uma das melhores alternativas para o povo de Timor-Leste. Enfatizou que o PD é o partido alternativo que apoia completamente a paz, a justiça, e a unidade de Timor-Leste. Disse que só há um Timor-Leste, não Lorosa’e & Loromonu. Numa entrevista separada, o presidente do PD, Fernando de Araujo La-sama foi relatado ter dito aos media que se o PD ganhar a vitória nas Eleições Gerais de 2007, mudarão o sistema de governo de um semi-presidencial para um sistema presidencial. As razões apresentadas são para diminuir a burocracia e reduzir as despesas do Estado.

Em adição, na mesma ocasião, o PD também realizou o primeiro congresso para a organização das mulheres democráticas (OMD). A Secretária-Geral da OMD, Teresa Maria de Carvalho é relatado ter dito aos media que o objectivo principal do primeiro congresso é observar as questões de igualdade e género na liderança do partido e prepararem-se elas próprias para as próximas eleições.

O Ministro do Interior, Alcino Barris negou rumores de um plano para realizar uma manifestação

Em relação ao plano para haver uma grande manifestação em 18-20 Setembro de 2006, o Ministro do Interior, Alcino Barris é relatado ter dito aos media que o rumor não é verdadeiro. Enfatizou depois que qualquer manifestação só se pode realizar se os representantes dos manifestantes enviarem um pedido formal e obtiverem autorização.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.