quarta-feira, setembro 20, 2006

De um leitor

"Fernando de Araújo Lasama reportedly told the media that if PD gains the victory in the 2007 General Election, they will change the government system from a semi-presidential to a presidential system."
Fernando Lasama está enganado ou então sabe a verdade e engana o povo ao fazer esta afirmação. A alteração de que fala pressupõe uma revisão da Constituição, o que só pode ser feito a partir de 20 de Maio de 2008 (artº 154 da CRDTL), a não ser que o PD, sozinho ou coligado, consiga 4/5 (80%) dos deputados do PN na próxima eleição legislativa. Nesse caso, elogio o seu optimismo.

H. Correia.

.

8 comentários:

Anónimo disse...

Pede-se ao Malai Azul para não divulgar sobre a possibilidade de mudança7revisão da Constituição... não vá o povo timorense perceber e fazer de forma que a coisa mude de facto antes dessa sua necessidade de dizer que SÓ LÁ PARA o dia de são nunca....

Cuidado com os cálculos.

Já em 2001 venceram como se sabe...

Aguentem-se...

Anónimo disse...

Com o arrastar do problema da crise recente (refiro-me apenas ao período do qual o ex-PM é total responsável - pois demorou a assumir que se tinha de demitir...), imagina-se claramente, pelas palavras de tão sabedor personagem (HC) que não haverá possibilidades, por mais volta que se dê, de que a Constituição seja mudada.

Mas já agora uma pergunta ao sr. H Correia: Como é que vai fazer o sr. para defender a possição (suposta na continuidade pela sua quase certeza) se a FRETILIN voltar a ser a tão maioritária força votada... continuam como têm estado desde 2001? Que coisa. Não aprendem nada mesmo?

Ainda não se entendeu que as promessas da FRETILIN sobre os auspicios e a "capa" daquilo que foi a votação para a Constituinte não vai conseguir servir em 2007 de manobra para uma vez mais estarem no poder a governar da forma como até hoje o fizeram?

Não acredita?

Diga-me outra coisa: acredita que os deslocados não estão a voltar às suas casas porque os "malandros" dos outros é que os estão a impedir' Ou será que os deslocados estão fartos é de vocês?
Quem é que ameaçou o povo com instabilidade? Quem é que prometeu que sem a FRETILIN o país ficaria num grau de instabilidade que ninguém sabe?

Foi o Papa, o papista de Maputo, o FMI ou a própria FRETILIN como sempre o fez desde 1975?

Jápediram desculpa?

Ainda não?

Então apetece-me dizer que desta vez estão em maus lençois:

1 - Xanana não terá dúvidas em abrir a boca com mais força do que aquilo que já o fez a 22 de Junho e está escrito (ele sempre escreveu até no mato, já para não haver dúvidas... vejam lá se agora mudam a história... atrevam-se e vai tudo aos gambuzinos... então esta maioria nem imagino o desfecho);

2 - É de facto uma completa estupidez tentar-se em Timor-Leste implementar um sistema de partido único (vê-se desde 2001 tal coisa com os resultados nulos para o povo mas bons para o pitróilo - fixe! Grande negócio! Para quem?);

3 - De facto não há vergonha no partido mairitário: HISTORICAMENTE TEM RESPONSABILIDADES, MAS SÓ SE LEMBRA DE USAR E DIZER QUE É POR ELE QUE ESTAMOS TODOS AQUI... essa agora. Façam bem as contas. Matan Ruak este 1 ano meus senhores... não estraguem vocês o homem.

Ainda não responderam sobre o que aconteceu a Konis Santana... José Mattoso fala no assunto mas... a verdade está do Vosso lado, vejam lá se ela aparece que assim não há justiça.

4 - A justiça não começará de facto em 1999. Ela embala desde 1975 e "... DOA A QUEM DOER..." nisto continuo a acreditar naquele homem que em relação aos que (democraticamente para a Constituinte foram eleitos... que falta de ética!) se encontram "empoleirados" só apetec vomitar. Enjoa! Já não há Dignidade. Aliás como se denota de José Mattoso, há poucos dignos, mas como ainda estão vivos (os indignos) existe um respeito para não se crucificar tal gente. Também nisto a postura daquele que este blog tem tentado denegrir e rebaixar ao ponto de intoxicar os mais incautos, não vai, obviamente conseguir fazer.

Boa sorte... esperemos que os cofres do partido não sejam esvaziados em oferendas tipo Valentim Loureiro em Portugal. Conhecem não? Pelo menos os operacionais e membros do PCP ou BE estarão completamente cientes de tais possibilidades. Todavia em Timor-Leste bastará entragar os contentores de arroz prometidos antes e que não foram vistos pelos "beneficiários".

Não sejam corruptos, aguentem-se!

Anónimo disse...

E quando o Mari Alkatiri disse nas eleicoes passadas para a Contituinte que a Fretilin almejava os 100% para acabar co a discriminacao??? Tambem o h. correia elogiou o seu "optimismo" e "humanismo"???

Anónimo disse...

Caro Anónimo:
Não defendi posição alguma, nem nunca disse que não é possível alterar a Constituição. Apenas me limitei a explicar que mudar para um sistema presidencialista exige uma revisão constitucional. E acrescentei que não é possível efectuar uma revisão ordinária da dita lei em 2007, visto ainda não terem decorrido 6 anos de vigência da actual, o que só acontecerá em 20 de Maio de 2008.

A única possibilidade é 4/5 dos deputados requererem uma revisão extraordinária da CRDTL, algo que provavelmente não estará ao alcance do PD, mesmo em conjunto com outras forças políticas. Daí ter elogiado o optimismo de Fernando Lasama.

No entanto, não afasto de todo essa hipótese, pois acho que todos os partidos concorrem às eleições com as mesmas possibilidades à partida.

Não faço a mínima ideia do que vai acontecer em 2007. Mas posso dizer-lhe porque é que os refugiados não voltam para casa: uns não têm casa; outros têm casa mas não têm nada lá dentro e mesmo que para lá voltassem seriam agredidos e escorraçados de novo.

Anónimo disse...

Troca deit sistema agora be Semi-Presidencial....halo confusaun deit pa....

Nação ho população menus husi 1 juta mas estrutura orgão soberano bot liu nação visinho be ho população bot liu 250 juta.....

so kria confusaun deit.....

Balu2 tauk hela karik sira nia SEKJEN be sira adora ne'e la iha posibilidade atu sai bot tan....ueeeeeeeeeee kacian deck eloeeeee

Anónimo disse...

Meu caro Anonimo,
esperamos o sehnor Presidente vai abrir a boca e dizer TODA
e a mais completa verdade.

Nos que temos mortos em casa
queremos saber.

Ficamos na espera do Senhor Presidente, desta vez esperamos
nao repeter o que aconteceu com o CAVR...

Anónimo disse...

Tradução:
De um leitor
"Foi relatado que Fernando de Araújo Lasama disse aos media que se o PD ganhar a vitória nas eleições gerais de 2007, mudarão o sistema de governo de um semi-presidencial para um sistema presidencial."
Fernando Lasama está enganado ou então sabe a verdade e engana o povo ao fazer esta afirmação. A alteração de que fala pressupõe uma revisão da Constituição, o que só pode ser feito a partir de 20 de Maio de 2008 (artº 154 da CRDTL), a não ser que o PD, sozinho ou coligado, consiga 4/5 (80%) dos deputados do PN na próxima eleição legislativa. Nesse caso, elogio o seu optimismo.

H. Correia.

Anónimo disse...

O Fernando pode falar apenas em nome de uma faccao do PD. A faccao do Paulo Assis quer uma coligacao com a FRETILIN. Se tal acontecer nao havera revisao da Constituicao porque tal como ja tem todos os temperos necessarios para continuar a garantir a vida dos corruptos. Esta bem ou que?.....

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.