quarta-feira, junho 28, 2006

Vergonhoso! Desinformação. Hasegawa mente. (tradução da Margarida)

Tradução:

AVISO DE SEGURANÇA DA ONU – QUARTA-FEIRA 28 JUNHO

Conforme se temia ontem no relatório de Segurança, a entrada de um grande número de simpatizantes pro-Alkatiri resultou em numerosos incidentes de segurança durante a noite incluindo um número de ataques incendiários.

Esta manhã foral relatados distúrbios violentos no campo de deslocados no Aeroporto e perto do Hotel Timor o que indica que o potencial para confrontos entre grupos rivais permanece elevado.

São repetidos os avisos anteriores para limitar viagens essenciais somente, para combinar movimentações com a SOD e para evitar multidões. Em adição, lembra-se aos membros do pessoal que devem regressar às suas casas antes da noite e lá permanecer e somente fazerem deslocações essenciais durante a noite.

Foi-nos dito pelo CTF que ontem à noite um veículo ou veículos da ONU, foi observado com condução irregular na vizinhança dos manifestantes localizados perto do CPA e, como resultado, foi apedrejado. Parece que o veículo estava sem autorização e que o comportamento do condutor foi tal que causou uma reacção adversa e violenta do grupo.

Tal comportamento é perigoso, pode resultar num assalto ou num acidente de carro que tenha o potencial de causar estragos nas relações entre a ONU e a população de Timor-Leste, e assim pôr em perigo todos os membros do pessoal.

É provável que os distúrbios continuem por alguns dias. Lembra-se aos membros do pessoal que Timor-Leste está na Fase Três, que devem tomar muita atenção com a sua segurança pessoal e seguir todas as orientações de segurança.


.

21 comentários:

Anónimo disse...

Austrália quer que ONU tome controlo de situação em Timor

A Austrália entende que o Estado timorense falhou e que as autoridades de Díli não estão em condições de recuperar o controlo do país, defendendo, num documento confidencial a que o DN teve acesso, que deveria ser a ONU a liderar o processo de reconciliação.
Intitulado East Timor: A Future UN Mission, o documento australiando refere que a ONU ajudaria a credibilizar as principais funções do Estado, de forma a poderem ser convocadas eleições para Maio do próximo ano.

O que pressupõe, entre outros aspectos, que a polícia timorense pudesse ser comandada por um oficial estrangeiro, à semelhança do que sucederia com o aparelho judiciário do país. Mesmo que fosse necessário recorrer à nomeação de juízes, procuradores, defensores públicos e até oficiais de justiça internacionais.

Já quanto à estabilização, Camberra entende que as forças envolvidas nesse esforço deveriam manter-se sob comando e controlo do contingente internacional, recusando o chapéu da ONU.

O documento deverá servir como guia para Camberra no âmbito da definição de uma nova missão da ONU para Timor-Leste.

Esse debate deverá começar na próxima terça-feira, quando o Conselho de Segurança se reunir, em Nova Iorque, para apreciar as recomendações que o secretário-geral da ONU se prepara para fazer. Sendo certo que Kofi Annan irá basear as suas opiniões no relatório que Ian Martin - o seu enviado especial a Timor-Leste - lhe fará chegar.

Isto, independentemente das consultas que vier a fazer a países como Portugal, Austrália, Malásia e Nova Zelândia (que responderam ao apelo de Díli, enviando contingentes militares e policiais), além dos membros permanentes do Conselho de Segurança. Sobretudo os EUA, sobre os quais recairá grande parte dos custos de uma eventual nova missão, refere o DN.

É neste quadro que surge o documento australiano, que terá sido entregue às autoridades timorenses no decurso da visita que o ministro dos Negócios Estrangeiros, Alexander Downer, fez recentemente a Díli.

As autoridades de Díli terão sempre uma palavra a dizer sobre o grau de intervenção da ONU, salvo numa situação extrema em que os principais responsáveis do país (Presidente da República, Governo e Parlamento) não se entendessem entre si.

No documento a que o DN teve acesso, a Austrália resume o essencial das suas posições a três prioridades, que, no entender de Camberra, deveriam nortear a nova missão da ONU: reconciliação política e comunitária, sistema de justiça e estrutura governativa.

No que respeita à reconciliação política, Camberra defende, por exemplo, que a nova missão deveria prever um esforço especial no domínio das relações intertimorenses, insistindo na necessidade de serem investigados os distúrbios que ocorreram em Díli, no final de Abril, e as queixas que provocaram «deserções em massa» nas forças armadas.

Estas são duas das principais reivindicações dos majores Alfredo Reinado, Marcos Tilman e Alves Tara e dos «peticionários» liderados pelo tenente Salsinha, que passaram a insistir também na demissão do primeiro-ministro, Mari Alkatiri.

Quanto às Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), comandadas por Taur Matan Ruak, só há uma referência: a que prevê a hipótese de a nova polícia poder ser formada com aquilo que resta das forças armadas e de uma estrutura policial que, segundo os australianos, entrou e em colapso.

10-06-2006 12:26:53

DIARIO DIGITAL 28 JUNHO 2006

Anónimo disse...

Meu Sr. Hasegawa, seu grande mentiroso, seu cão tinhoso, só espero que alguém tenha o bom senso de fazer um press clipping e enviar toda a ‘misinformation’ que tens estado a fazer, para os jornais e desmascarar as tuas reais intenções, e falta de profissionalismo!!!

Anónimo disse...

Mas afinal quem é a Margarida!??? É a namorada do Pato Donald!???

Anónimo disse...

A Margarida é alguém que tem tido a enorme generosidade de disponibilizar dezenas de traduções a quem não compreende inglês e, assim, permitido que um maior número de pessoas expressem as suas opiniões ....


Mas ela não é criada de ninguém, e como cidadã, também tem direito à sua opinião, sem insultar ninguém.

Subscrevendo o que já tantos escreveram neste e noutros Blogs:

Obrigada, Margarida!

PS: Não faço a menor ideia de quem é a Margarida, pois não a conheço pessoalmente, mas parece-me baixo, ordinário mesmo, estar com comentários destes.

Anónimo disse...

Se o Xanana manda os "meninos" que anda a queimar casas e fazer outras "porcarias" em Dili, para fora da cidade e eles obdeçem e saiem, porquê raios é que o Xanana ainda não lhes disse para eles pararem de incendiar casas, atacar pessoas...?

É que pelos vistos, eles até são muito bem mandados... como se viu hoje. O Xanana disse-lhe para eles sairem da cidade e eles sairam.

Anónimo disse...

A margarida e uma menina que tem feito tanto trabalho de traducao que e impossivel acreditar que o esteja a fazer somente por amizade a Timor ou mesmo Alkatiri. E muito mais provavel que seja uma empregada/o pago pelo Sr Bim Amude para fazer este trabalho incansavel a tempo inteiro. E nao e so no Timor-online que a margarida marca a sua constante presenca.
Dolar tuir dolar

Anónimo disse...

veículos da UN com condução irregular???

o que esta gente inventa, qualquer dia andam a dizer que conduzem sob efeito do alcool depois das noitadas no carlos e no aaj, e que passam a vida nas praias e nos melhores restaurantes...

Anónimo disse...

A Margarida presta um grande serviço a sociedade timorense e aos amigos de Timor informando ao mundo o que aí acontece.
Saudações
Alfredo
Brasil

Anónimo disse...

Será possível a alguém indicar onde posso encontrar o texto da Resolução que aprova a Constuição de Timor-Leste, bem como as declarações de voto dos diferentes partidos?
Seria interessante comparar o que alguns disseram então e defendem agora.
Obrigado

Anónimo disse...

Essa informacao que procura encontra-se na propria constituicao! Ja agora faca uma comparacao do Artigo 93 e Artigo 167 e veja la se nao encontra uma enorme incosistencia de principios nesses dois artigos.
O Artigo 93 consagra o sufragio universal como via constitucional para a formacao de um Parlamento enquanto que o Artigo 167 anula o anterior.

Anónimo disse...

O MALAI AZUL!
QUANDO E QUE VOCES DO BLOG ACABAM
COM O LAVAR DA ROUPA SUJA E COMECAM A PEDIR A ESTES GRUPOS DE ARRUACEIROS PARA IR TRABALHAR?
JA AGORA QUE TAL VOCE IR ENSINAR BOAS MANEIRAS E PORTUGUES AOS BERELEKES E BUIBERES.E QUE JA CHEGA DE TANTA DESINTERIA.
E NAO ODEIES TANTOS OS AUSTRALIANOS POIS NESTE MUNDO NUNCA SE SABE "WHAT IS AROUND THE CORNER" CAPPICE?

LOVE
J.HOWARD MAUBERE DO CARACAS

Anónimo disse...

SE O QUE O MALAI AZUL PINTA FOSSE
MUSICA, TERIAMOS O RESURGIMENTO DO MILI/VANILI.
UM TOCARIA TROMBONE E O OUTRO GAITA DE SETE FOLES.
AH VELHO APRIL METAN E O SEU VIOLINO!

LOVE
J.HOWARD DOKOLAI

Anónimo disse...

J.HOWARD MAUBERE DO CARACAS, a questão do Malai Azul, não me parece ser com os Autralianos, mas sim com as intenções do Governo Australiano e do seu homónimo e com a incompetência e displicência dos soldados australianos em Timor.

Anónimo disse...

**VAI REALIZAR ELEICOES ANTICIPADAS**


Timor-Leste: PR vai nomear com urgência novo governo para... (ACTUALIZADA)


Díli, 28 Jun (Lusa) - O presidente Xanana Gusmão declarou hoje que a cr ise em Timor-Leste só será "completamente ultrapassada" com eleições a realizar "logo que possível" e que iniciou diligências para a formação de um novo governo com a "maior urgência".

"Estou consciente de que a crise actual só poderá ser completamente ult rapassada através de eleições livres a realizar logo que possível", lê-se num co municado do presidente timorense divulgada em Díli.

"Mas o país precisa, entretanto, de ser governado com eficácia e justiç a, no respeito pela Lei Fundamental, até estarem criadas condições para marcar a data do acto eleitoral e chamar o povo a decidir", sublinha.

Por isso, refere, é "da maior urgência a formação de um novo governo".

"No âmbito dos poderes que me são conferidos pela (...) Constituição, j á encetei diligências adequadas para, no actual quadro parlamentar, procurarmos uma solução estável de governação que se mostre apta a restaurar a paz e a confi ança do nosso povo nas instituições democráticas por cujo funcionamento sou eu, como Presidente da República, o primeiro e último responsável", sublinha.

"A aceitação pelo Presidente da República do pedido de demissão do Prim eiro-Ministro [Mari Alkatiri] implica, automaticamente, a queda do governo que c essa as suas funções com a nomeação e tomada de posse do novo", lê-se ainda no c omunicado de Xanana Gusmão.

No documento, Xanana Gusmão refere-se também às medidas de excepção que decretou a 30 de Maio, à remodelação governamental que promoveu a 3 de Junho, c om a posse de novos ministros da Defesa (José Ramos Horta, em substituição de Ro que Rodrigues) e do Interior (Alcino Baris, em vez de Rogério Lobato), e ao plan o de acção que apresentou ao Conselho Superior de Defesa e Segurança.

"Foram instrumentos indispensáveis para assegurar o mínimo de operacion alidade dos serviços públicos essenciais na resposta à situação de catástrofe so cial e política então iminente", sublinha.

"Ouvido o Conselho de Estado, no dia 27 de Junho, prorroguei por mais 3 0 dias as medidas de excepção em vigor, a fim de prosseguir a urgente reposição da ordem pública e o socorro de emergência às populações deslocadas", acrescenta .

As medidas anunciadas por Xanana Gusmão a 30 de Maio, para vigorar dura nte 30 dias, incluem "a apreensão de armas, munições e explosivos", "a vigilânci a de pessoas, edifícios e estabelecimentos" e a "exigência de identificação de q ualquer pessoa que se encontre ou circule em lugar público ou sujeito a vigilânc ia policial".

Timor-Leste vive uma situação de crise político-institucional desde o f inal de Abril, que levou as autoridades de Díli a solicitarem a intervenção de f orças policiais e militares de Portugal, Austrália, Nova Zelândia e Malásia.

A violência ocorrida desde então provocou três dezenas de mortos e mais de 145 mil deslocados.

Hoje mesmo, diversas casas e lojas foram queimadas em Díli por grupos d e jovens, antes de milhares de manifestantes que exigiam a demissão de Mari Alka tiri da chefia do governo e a dissolução do Parlamento Nacional terem abandonado a cidade.

A FRETILIN, que tem a maioria no Parlamento (55 dos 88 deputados), anun ciou que 30 mil militantes e simpatizantes do partido deverão chegar quinta-feir a de manhã a Díli para expressar o seu apoio a Mari Alkatiri.

PNG/EL.

Lusa/Fim

Anónimo disse...

Viva Kay Rala Xanana Gusmao!!!!
Presidente da Republica Democratica de Timor-Leste

Anónimo disse...

VIVA!!!!

Anónimo disse...

VIVAAAAAAA!!!!!

Anónimo disse...

"Aqueles que conseguem domar a sua natureza selvática, transformando o seu lobo num cão de raça, chamam a isto moderação. Para mim o verdadeiro nome é mediocridade."

Kitéria Bárbuda in "Paço de Arcos - Um Povo Superior", Revista "Espírito", nº 36, 2006.

www.riapa.pt.to

Anónimo disse...

JT: aqui vai o que pediu. Chamo-lhe a atenção para o facto de todos os 88 deputados terem aprovado. No final vai o link.

(…)
Artigo 168.°
(Transformação da Assembleia Constituinte)
1. A Assembleia Constituinte transforma-se em Parlamento Nacional com a entrada em vigor da Constituição da República.
2. O Parlamento Nacional tem no seu primeiro mandato, excepcionalmente, oitenta e oito
Deputados.
3. O Presidente da Assembleia Constituinte mantém-se em funções até que o Parlamento Nacional proceda à eleição do seu Presidente, em conformidade com a Constituição.

Artigo 168.°
(II Governo Transitório)
O Governo nomeado ao abrigo do Regulamento da UNTAET n.° 2001/28 mantém-se em funções até que o primeiro Governo Constitucional seja nomeado e empossado pelo Presidente da República, em conformidade com a Constituição.

Artigo 169.º
(Eleição presidencial de 2002)
O Presidente da República eleito ao abrigo do Regulamento da UNTAET n.º 2002/01 assume as competências e cumpre o mandato previsto na Constituição.

Artigo 170.º
(Entrada em vigor da Constituição)
A Constituição da República Democrática de Timor-Leste entra em vigor no dia 20 de Maio de 2002.

Aos 22 de Março de 2002, a Assembleia Constituinte da República Democrática de Timor-Leste, eleita em 30 de Agosto de 2001, aprovou a presente Constituição, a qual vai ser assinada pelos seus oitenta e oito Deputados:

Presidente da Assembleia Constituinte,
Francisco Guterres ‘Lú-Olo’
(Fretilin)
Vice-Presidente,
Francisco Xavier do Amaral
(ASDT)
Vice-Presidente,
Arlindo Marçal
(PDC)
Deputados

ASDT
Afonso Noronha
Feliciano Alves Fátima
Jacinto de Andrade
Maria da Costa Valadares
Pedro Gomes

FRETILIN
Adalgisa Maria Soares Ximenes
Adaljiza Albertina Xavier Reis Magno
Adérito de Jesus Soares
Alfredo da Silva
Ana Maria Pessoa Pereira da Silva Pinto
António Cardoso Machado
António Cepeda
Arão Nóe de Jesus da Costa Amaral
Armindo da Conceição Freitas
Augusto da Conceição Amaral
Cipriana da Costa Pereira
Constância de Jesus
Elias Freitas
Elizario Ferreira
Flávio Maria da Silva
Francisco Carlos Soares
Francisco Kalbuadi Lay
Francisco Lelan
Francisco M.C.P. Jerónimo
Francisco Miranda Branco
Gervásio Cardoso de Jesus da Silva
Gregório Saldanha
Jacinto Maia
Jacob Martins dos Reis Fernandes
Januário Soares
Jerónimo da Silva
Joaquim Amaral
Joaquim Barros Soares
Joaquim dos Santos
José Andrade da Cruz
Josefa A. Pereira Soares
José Maria Barreto Lobato Gonçalves
José Maria dos Reis Costa
José Soares
José Manuel da Silva Fernandes
Judit Ximenes
Lourdes Maria Mascarenhas Alves
Luisa da Costa
Madalena da Silva
Manuel Sarmento
Marí Alkatiri
Maria Avalziza Lourdes
Maria Genoveva da Costa Martins
Maria José da Costa
Maria Solana da Conceição Soares Fernandes
Maria Teresa Lay Correia
Maria Teresinha da Silva Viegas e Costa
Mario Ferreira
Miguel Soares
Norberto José Maria do Espírito Santo
Osório Florindo
Rosária Maria Corte-Real de Oliveira
Rui António da Cruz
Vicente Soares Faria

Independente
António da Costa Lelan

KOTA
Clementino dos Reis Amaral
Manuel Tilman

PD
Aquilino Ribeiro Fraga Guterres ‘Ete Uco’
Eusébio Guterres, SH
Samuel Mendonça
Ir. Mariano Sabino Lopes ‘Assa Nami’
Paulo Alves Sarmento ‘Tuloda’
Dr. Paulo Assis Belo ‘Funu Mata’
Rui Meneses da Costa, SE ‘Lebra’

PDC
António Ximenes

PL
Armando da Silva

PNT
Aires Francisco Cabral
Aliança da Conceição Araújo

PPT
Ananias do Carmo Fuka
Jacob Xavier

PSD
Fernando Dias Gusmão
Leandro Isac
Lucia Maria Lobato
Mario Viegas Carrascalão
Milena Pires
Vidal de Jesus “Riak Leman”

PST
Pedro Martires da Costa

UDC/PDC
Vicente da Silva Guterres

UDT
João Viegas Carrascalão
Quitéria da Costa

file://C:\Serra\CONSTITUIÇÃO%20DA%20REPÚBLICA%20DEMOCRÁTICA%20...

Anónimo disse...

OBRIGADO MARGARIDA!

Anónimo disse...

anónimo disse:
"A margarida e uma menina que tem feito tanto trabalho de traducao que e impossivel acreditar que o esteja a fazer somente por amizade a Timor ou mesmo Alkatiri. E muito mais provavel que seja uma empregada/o pago pelo Sr Bim Amude para fazer este trabalho incansavel a tempo inteiro. E nao e so no Timor-online que a margarida marca a sua constante presenca.
Dolar tuir dolar "


Eu também desconfio muito do "desinteressado" e incansável trabalho de tradução da margarida que, aliás, estou quase certa ser um homem... Tanta dedicação e marcação cerrada ao PR é muito, muito suspeito... A Fretilin está muito bem organizada, em todas as frentes!...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.