quarta-feira, junho 28, 2006

Supporters rally behind Alkatiri

BBC
27.06.2006

The display prompted worries of further tensions

Thousands of supporters of East Timor's former PM Mari Alkatiri rallied outside Dili on Tuesday, saying they wanted to march into the capital.

But Mr Alkatiri, who resigned amid mounting criticism of his handling of weeks of unrest, urged them to wait "a day or two" before entering the city.

The show of support came as President Xanana Gusmao met with advisers to discuss who should replace Mr Alkatiri.

Under the constitution, Mr Alkatiri's ruling Fretilin party should decide.

But news reports from Dili suggested Mr Gusmao wanted to appoint someone from outside the party.

Unrest

Mr Alkatiri resigned on Monday, after a show-down with Mr Gusmao.

But on Tuesday, Mr Alkatiri appeared to hint at a possible come-back.

"We are people who don't want violence and want to win again in 2007," he said, referring to next year's scheduled election.

East Timor has been beset by unrest since Mr Alkatiri sacked 600 disgruntled soldiers in March.

Gun battles between the rebel soldiers and those loyal to the government then broke out, with machete-wielding youths forcing thousands to flee their homes in fear.

The unrest turned into East Timor's worst violence since it voted for independence from Indonesia in 1999, and led to the young nation asking foreign peacekeepers to come to its aid.

As well as blaming him for triggering the violence, Mr Alkatiri's opponents also allege that he formed a hit squad to kill his political rivals - a charge he firmly denies.

.

5 comentários:

Anónimo disse...

Então Ana Gomes, ó entendida sobre Timor-Leste?

Foste um bocado ignorante, preconceituada, facciosa e mesquinha, não?

Anónimo disse...

Um bocado é favor...

Anónimo disse...

Tradução:

Apoiantes manifestam-se atrás de Alkatiri
BBC
27.06.2006

A mostra desencadeou preocupações de mais tensões

Milhares de apoiantes do antigo PM de Timor-Leste Mari Alkatiri manifestaram-se fora de Dili na Terça-feira, dizendo que querem marchar até à capital.

Mas o Sr Alkatiri, que resignou entre criticismo crescente da sua gestão de semanas de desassossego, pediu-lhes para esperarem "um dia ou dois " antes de entrarem na cidade.

A mostra de apoio veio, quando o Presidente Xanana Gusmão se reuniu com conselheiros para discutir quem devia substituir o Sr Alkatiri.

Sob a constituição, é o partido no poder do Sr Alkatiri' quem deve decidir.

Mas notícias vindas de Dili sugerem que o Sr Gusmão queria nomear alguém de fora dos partidos.

Desassossego

O Sr Alkatiri resignou na Segunda-feira, depois de um finca-pé com o Sr Gusmão.

Mas na Terça-feira, o Sr Alkatiri parecia insinuar um possível regresso.

"Somos gente que não quer a violência e quer ganhar outra vez em 2007," disse, referindo-se às eleições previstas para o próximo ano.

Timor-Leste tem sido cercado por desassossego desde que o Sr Alkatiri despediu 600 soldados desgostados em Março.

Tiroteios entre soldados rebeldes e leais ao governo emergiram, com jovens armados de machetes a forçarem milhares a fugirem das suas casas em pânico.

O desassossego transformou-se na pior das violências desde que Timor-Leste votou pela independência da Indonésia em 1999, e levou à nova nação a pedir por forças estrangeiras para virem em seu socorro.

Os opositores do Sr Alkatiri não só o acusam por desencadear a violência, como o acusam de ter formado um esquadrão de ataque para matar os seus rivais politicos – uma acusação que ele nega firmemente.

Anónimo disse...

Mas voces devem estar mesmo profundamente iludidos senhores e senhoras. O Alkatiri jamais voltara a ser PM de Timor

Anónimo disse...

De acordo com o que todos nós sabemos, em Agosto de 1975, a UDT fez o golpe para expulsar os comunistas da nossa terra, iniciando a guerra entre os timorenses. Em 2006, a FRETILIN quer fazer um golpe para matar a democracia que eles próprios escreveram na Constituição. O problema da distribuição das armas não tem a ver com a situação que estamos a viver, já estava nos seus planos, distribuíram para as eleições de 2007. Por isso é que estamos sempre a ouvir eles dizerem: só a FRETILIN pode criar a estabilidade ou a instabilidade

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.