sexta-feira, junho 23, 2006

Solução adiada..

.
Amanhã depois da reunião do Comité Central, saberemos qual a solução para este impasse.

Confiamos no sentido de responsabilidade de Mari Alkatiri.


.

19 comentários:

Anónimo disse...

http://www.causa-nossa.blogspot.com/

Vai lá e vê se aprendes o ofício...

Anónimo disse...

Apoiado!
Aqui só há pseudo intelectuais e falsos expert de Timor.
Aprendam com o causa-nossa!

Anónimo disse...

Qual ofício? O de ser parlamentar do Parlamento Europeu e defender o desrespeito pelo Parlamento Nacional de Timor Leste?
Olha que grande ofício, sim senhor(a)!... Se isto é a "real politik", até a minha empregada doméstica, que não sabe ler nem escrever, a sabe fazer...
Que uma deputada o faça é que é mais esquisito!
E acho piada a estes visitantes que vão lá uma semana, falam com meia dúzia de pessoas e ficam especialistas em Timor Leste!
Eu estive lá 3 anos e, como dizia o outro, "só sei que nada sei"...

Anónimo disse...

Estes malais azuis ou vermelhos, que foram a TL comer á grande, agora têm a mania que já sabem tudo?
quem são voçês ?
será que os amiguinhos da embaixada em portugal, estão muito tristes por a coisa estar a dar para o torto e a mama vai acabar?

Anónimo disse...

Nem este cão de ar desconfiado se deve sentir tão acossado na montanha inóspita que se lhe afigura adversa como os timorenses se sentiram hoje quando Kay Rala Xanana Gusmão, o seu Presidente, lhes falou.
Tocou-lhes fundo a mensagem. Finalmente, falou-se abertamente. Sem meias palavras. Duro, directo, implacável.
E, estupefacto, decepcionado, o povo reage. Com dor e raiva. Porque não devia haver espaço para o medo e a insegurança. Porque não é fácil aceitar que o perigo existe e não faz parte apenas de fértil imaginação popular.
Desta vez, Timor não rimou com rumor!
O Presidente falou.
Depois de tanto sofrimento, da independência tão esforçadamente conseguida e sustentada em fundamental unidade nacional, não devia ser verdade que, no país das nossas esperanças, do nosso futuro, houvesse espaço para o ruir do sonho que animou o nascimento da Nação Timor.
Aqui, não deveríamos sentir-nos acossados por outros tantos de nós. Porque todos nós somos Povo; só que é povo contra povo! Ou quem erradamente manda em nome do povo! Em nome de coisa nenhuma, porque a ambição do poder e de dinheiro de tão vulgar e mesquinha vale zero na tabela da dignidade da alma de Timor-Leste.
Por isso, não deveria ser verdade.
Mas o Presidente falou…

Anónimo disse...

causa nossa??

um blog que descreve a prostituição intelectual de uma deputada oportunista... e tem mesmo de ser intelectual, porque fisicamente já nenguém lhe pega.

A causa nesse blog, não é a do povo timorense, mas sim a de uma mulher que ganha a vida à custa do sofrimento dos outros.

Anónimo disse...

"Amanhã depois da reunião do Comité Central, saberemos qual a solução para este impasse.

Confiamos no sentido de responsabilidade de Mari Alkatiri."

Tenho pena de voces porque sao tao tapadinhos. Ainda esta a espera de que? Fait acompli. Um Mari jamais podera ser equiparado a um Xanana.

Representam duas coisas muito distintas.
O Xanana e o eleito do povo.
Mari e o eleito da CCF.

Nao me venham com "estorias" de que a fretilin e o povo e o povo fretilin. Essas retoricas ja serviram o seu objectivo e ja passaram de prazo.

Entao as eleicoes de 2001 nao foram ja suficientes para demonstrar isso?
O Mari falava de boca cheia entao que a fretilin iria ganhar essas eleicoes com 80 a 90% dos votos. O que aconteceu?
E depois de quatro anos de nulas melhorias da condicao de vida de um povo ainda na estavam a pensar que iriam manter essa vitoria? bem talvez com a ajudazinha de algumas armas aqui e acola. Seria, a semelhanca do congresso da fretilin, um autentico voto de bracos no ar mirando o cano de uma HK-33 nas maos de um 'Rai Los'. Talves pudessem assim conseguir tambem uma vitoria de 97%.

Mas agora acordem eapercebam-se la se vai o sonho e devem agora encarar a dura realidade.

A investigacao internacional esta prestes a bater a porta.

Anónimo disse...

Anónimo das 11:56 PM: Se a "investigação internacional esta prestes a bater a porta", quer dizer que ainda não entrou, o que significa que de concretozinho não há nada, rigorosamente nada contra o PM. Ah! Assim se percebe a pressa do PR: despachar o PM enquanto só há suspeitas (que ele próprio trombeteia) não venham aí os "internacionais" dizer preto no branco que NÃO há de facto rigorosamente nada contra o PM. É a chamada esperteza saloia.

Anónimo disse...

Margarida voces têm os dias contados!!! xanana é xanana o vosso mair nem chega aos calcanhares dele!! VIVA XANANA!!

Anónimo disse...

Se as acusações contra o Sr. PM não se confirmarem, os seus detratores estarão moralmente destruidos. A opinião pública é severa com este tipo de gente. Vejam os ditadores da AL e da África e o custo social que adveio de seus governos!
Alfredo
Brasil

Anónimo disse...

Margarida voce e deveras incorrigivel.

Acha que esta crise nao e nada? Acha que o sangue ja derramado nao e nada?
Acha que uma vida Timorense e menos valiosa que uma vida de um portugues?
Acha que que essas mortes sendo resultado de uma mobilizacao ilegal do exercito por ordem de Mari nao sao nada?
Acha que as alegacoes de um grupo civil armado contra o Mari e que ja esta a por a cobro as actividades criminosas do RL nao sao nada?
Acha que o facto de Mari ter tido conhecimento (no minimo) desse crime e nao o impedir usando a sua autoridade como PM nao e nada?
Acha que esta crise toda e nada mais que um pesadelo e que Mari ainda nao demonstrou falta de capacidade de estar a frente de um governo?
Acha correcto que um PM fale abertamente em publico que se o seu partido perder ha derramamento de sangue?
Acha correcto que sendo ele um "jurista" aceite que as leis sejam violadas para ganhar vantagem na sua eleicao para cargo do partido?

Acha que Timor e Mocambique?
Pois digo-lhe que nao e!!

Anónimo disse...

E possivel que isso tudo seja aceitavel no pais onde a margarida vive mas nao e aceitavel em Timor.

Anónimo disse...

Anónimo das 2:36AM: Vejamos então seguindo a sua lógica. Imagine que está em casa, aparecem uns garotos, começam a atirar pedras, você pega no telefone e liga para a potícia, não o entendem, mais garotos se juntam, já não são só pedras, pelo meios atiram uns coktails molotovs entretanto os amigos que estavam consigo desenfiam-se e você fica sozinho, acaba por fugir e quando regressa descobre que lhe ardeu a casa, que lhe roubaram o carro, que lhe mataram a mulher. Indignado vai à polícia, de lá despacham-no para o tribunal e do tribunal despacham-no para a prisão. Porque diz o juiz, deixou que lhe matassem a mulher. Mas eu nem sabia que ela lá estava, grita você exasperado. Mas tinha obrigação de saber, responde-lhe o juiz e tinha obrigação de ter avisado a polícia quando os distúrbios começaram. Mas não atenderam o telefone. Mas isso não pode provar, pois não?
Entretanto você conhecia alguns dos garotos. E vem a saber que, às custas da polícia estão hoje de férias, a banhos, num sítio muito in. E só não ficou baralhado porque entretanto soube por um ex-vizinho que o tal da polícia comprou por tuta e meia o sítio da sua casa. Não tarda, além de férias ainda oferecem umas condecorações aos garotos pensa você com os seus botões…

Anónimo disse...

VIVA KAY RALA XANANA GUSMÃO!

Envergonhem-se todos aqueles que aqui levianamente o insultaram! Vocês têm os dias contados...

O povo não se deixa enganar!

Anónimo disse...

Ai Margarida! Voce tem mesmo a pinta de ser assessora do Mari.

"do tribunal despacham-no para a prisão. Porque diz o juiz, deixou que lhe matassem a mulher. Mas eu nem sabia que ela lá estava, grita você exasperado."

E se ele soubesse que a mulher la estisse e nao tivesse feito nada para prevenir a sua morte? As suas comparacoes sao um tanto comicas e conversa de crianca. Mas ja agora se so nessa linguagem consege compreender aqui vai um exemplo:

Um homem chega a casa depois de um longo dia de trabalho entra em casa e e lhe dito pela mulher que o seu filho Rogerio, pelo qual ele e responsavel, na brincadeira tinha partido os vidros da casa do vizinho. Obstinadamente o homem responde dizendo que nao pagava os danos porque estava no trabalho e nao tinha a minima ideia daquilo que se estava a passar. E o juiz diria sim tem razao?

Cresca Margarida porque ja nao vou contar mais "estorias" de embalar.

Anónimo disse...

Margarida ja agora traduza la esta noticia, please, please, please...


Lobato implicates Alkatiri in hit squad claims
By Anne Barker in Dili and Reuters

East Timor's former interior minister, Rogerio Lobato, has directly implicated Prime Minister Mari Alkatiri in allegations that they recruited a civilian militia group.

Lobato faces four charges over allegations he supplied weapons to a civilian hit squad to eliminate opponents of Dr Alkatiri.

The group's leader, Colonel Railos, has alleged that Lobato was acting on the orders of the Prime Minister and that he and his men met Dr Alkatiri on May 7 when the matter was discussed.

The ABC has confirmed that Lobato's testimony in court corroborates Col Railos's story.

He told investigators that Dr Alkatiri had full knowledge of the plan, something the Prime Minister has consistently denied.

Dr Alkatiri is tonight resisting calls for his resignation, despite a threat from President Xanana Gusmao that he will resign instead, if the Prime Minister refuses.

The Foreign Minister, Alexander Downer, says the extent of President Gusmao's political power is unclear under East Timor's Constitution.

"In this Constitution, no-one has particular, overwhelming power," he said.

"So it's a balance of power Constitution, which does make in a situation like this, the whole matter, hard to resolve legally and constitutionally."

He says Australia has no control over whether or not Dr Alkatiri stands down during investigations into the allegations against him.

"What links there were between what he allegedly did and the Prime Minister and how true some of these claims being made against the Prime Minister are, that's a matter the East Timorese are going to have to investigate," he said.

Anónimo disse...

Descanse um pouco Margarida. Vou-lhe dar uma mãozinha.

Tradução:

Lobato incrimina Alkatiri nas alegações do “esquadrão da morte”

By Anne Barker in Dili and Reuters

O antigo ministro do interir de Timor, Rogerio Lobato, incriminou diretamente o Primeiro Ministro Mari Alkatiri nas alegações de que eles tinha recrutado um grupo de milicias civis.

Lobato confronta quatro acusações sobre alegações de ter fornecido armas à um esquadrão de morte civil para eliminar os oponentes do Dr Alkatiri.

O líder do grupo, Coronel Railos, alegou que Lobato estivera a agir sob ordens do Primeiro Ministro e que ele e o seus homens tinham-se encontrado com o Dr. Alkatiri a 7 de Maio, altura em que foi discutido essa questão.

A ABC confirmou já que o testemunho de Lobato em tribunal confirma a história de Coronel Railos.

Ele disse aos investigadores que o Dr Alkatiri tinha conhecimento total do plano, algo que o Primeiro Ministro tem consistentemente vindo a negar.

Esta noite o Dr Alkatiri resiste a pedidos de sua resignação apesar de uma ameaça do Presidente Xanana Gusmão de que iria demitir-se caso o Primeiro Ministro se recuse a o fazer.

O Ministro de Negócios Estrangeiros, Alexander Downer, disse não ser claro o alcance dos poderes políticos do Presidente Gusmão na constituição de Timor-Leste.

"Nesta Constituição, nenhum tem o poder especial ou esmagador," retorquiu.

"Portanto é uma Constituição de Balanço do Poder, o que faz com que uma situação destas, toda a questão, seja difícil de resolver legal e constitucionalmente."

Ele diz que a Australia não tem algum controle sobre a possibilidade de o Dr Alkatiri se resignar ou não durante as investigações sobre as alegações contra a sua pessoa.

"Quais ligações existem entre o que ele alegadamente fez e o Primeiro Ministro e quão verdadeiras são algumas dessas alegações feitas contra o Primeiro Ministro, são questões que os Timorenses irão ter que investigar,” disse.

Anónimo disse...

Vergonhoso, verdadeiramente vergonhoso para uma pessoa que ele dizia ser!

Compreendo agora o generalizado sentimento de revolta e a frustração do Presidente Xanana Gusmão em não poder recorrer à constituição para escrever direito em linhas tortas. Já esta explicado muitas das suas atitudes que de princípio pareciam ser desmedidas.

Está reestabelecido a minha confiança no herói e guerrilheiro poeta que vim a conhecer!

Anónimo disse...

Gente, este blog tem obviamente o papel de salvaguardar a imagem do Governo, em especial de Mari Alkatiri, portanto não vale a pena chatear muito pois a cassete é sempre a mesma...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.