sexta-feira, junho 23, 2006

Manifestantes pernoitam à frente do Palácio do Governo

Militares australianos, nem vê-los.

Onde estão eles?

Que conveniente será se os manifestantes pegarem fogo à cidade... Instabilidade, não é?


.

3 comentários:

Anónimo disse...

Timor-Leste: População vai "ocupar" Palácio do Governo e Parlamento - PD


Lisboa, 22 Jun (Lusa) - O líder do maior partido da oposição em Timor-Leste afirmou hoje que manifestantes vão tentar ocupar sexta- feira as sedes do Parlamento e do Governo para entregar "as chaves" dos poderes legislativo e executivo ao Presidente da República.

"Isto não é um golpe de Estado. A população quer apenas recolher as chaves e entregar todo o poder, o executivo e o legislativo, ao Presidente da República", disse Fernando Araújo "Lasama", líder do Partido Democrático (PD), indicando que dezenas de camiões com manifestantes já chegaram hoje a Díli.

O PD foi o segundo partido mais votado nas eleições de 2001, elegendo sete dos 88 deputados do Parlamento, contra 55 da FRETILIN.

Contactado telefonicamente pela Lusa em Timor-Leste, Fernando Araújo explicou que o protesto é de "cariz popular", não sendo organizado por qualquer partido, e pretende ser "um sinal de apoio" ao Presidente da República, Xanana Gusmão.

Numa mensagem hoje ao país, Xanana Gusmão anunciou que resignará sexta-feira ao cargo, se o primeiro-ministro e líder da FRETILIN, Mari Alkatiri, não se demitir. O conselho de ministros timorense deverá reunir-se sexta-feira tendo como único ponto da agenda a demissão do executivo, segundo fonte governamental.

Fernando Araújo - que em Maio foi acusado por Mari Alkatiri de instigar a crise para derrubar o governo da FRETILIN - disse também que os sete deputados do PD deverão formalizar sexta-feira a renúncia aos mandatos no Parlamento Nacional.

Terça-feira passada, a União Democrática Timorense (UDT), o mais antigo partido político de Timor-Leste, anunciou a suspensão da sua participação no Parlamento, onde tem dois deputados, "por falta de condições de estabilidade, segurança e psicológicas".

Sobre a jornada de apoio a Xanana Gusmão sexta-feira, Fernando Araújo disse que dezenas de camiões com manifestantes chegaram já hoje a Díli oriundos dos distritos de Maliana, Liquiçá, Ainaro, Suai, Aileu e Same, todos distritos a sul ou sudoeste da capital.

"Estão a descarregar pessoas em Díli e voltam para ir buscar mais aos distritos. Vão ainda chegar mensagens de representantes legítimos dos habitantes de Lautem, Baucau e Viqueque [na parte leste da ilha]", referiu.

"A massa popular vai ocupar o Parlamento e o Palácio do Governo e vai fechar as portas para que o Mari [Alkatiri] e o [Francisco Guterres] 'Lu-Olo', os dois criminosos, não entrem. É o povo em geral que vai fazer isto", afirmou.

"As pessoas não estão a olhar para os partidos políticos, os partidos estão de fora, isto é a população que está muito preocupada com a situação que vive", sublinhou, referindo que ele não deverá participar no protesto.

O líder do PD garantiu que a vontade dos participantes na manifestação é de que esta se desenrole "sem violência", afirmando que espera que os efectivos de segurança internacionais nos dois órgãos de soberania vejam o protesto com "olhos democráticos".

"É o povo que detém o poder. Se eles fecharem as entradas, quando o Mari e o Lu'olo não conseguirem entrar, então isso significa que estas duas instituições já não funcionam normalmente e podem ser dissolvidas", disse.

"Os timorenses estão fartos da violência. Este protesto não vai ser violento. O povo quer ocupar as duas instituições de forma pacífica", sublinhou.

ASP/PNG.

Lusa/Fim

Anónimo disse...

Isso é que é obssessão pela austrália.... deve ser daí que vem a cor do malai....

Anónimo disse...

grandola vila moreeena.....

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.