sexta-feira, junho 23, 2006

Dos leitores

Acho que se os australianos não estivessem selectivamente a deixar entrar em Díli apenas os defensores anti-Alkatiri, a demissão de Xanana Gusmão era uma boa notícia para Timor-Leste. Assim, receio que a guerra civil possa ser uma realidade.

E onde anda o sempre solícito e nunca calado José Ramos-Horta? É estranho que o super-ministro e Nobel da Paz não comente as declarações do Presidente da República? Será que foi ele quem escreveu a declaração ao país do Xanana? Convém que alguém explique ao Ramos-Horta que se o PR se demitir não é ele quem vai ocupar o cargo de Presidente da República. Há uma lei em vigor em Timor-Leste que é a mais importante de todas e que dá pelo nome de Constituição da República Democrática de Timor-Leste...

3 comentários:

Anónimo disse...

Porque eh voce, Malae Azul, (deve ser mesmo um malae...um ham malae nia tem!)nao vai primeiro ensinar o Alkatiri a cumprir a Constituicao e as leis do nosso pais? Foi ele quem primeiro violou uma serie de leis...Deixe-se la de tretas. Os timorenses ja nao sao tao burros como parece. Voce eh eh bussro pois ainda nao viu isso.

Anónimo disse...

concordado. O Alkatiri ainda nao parou de violar a constituicao e nao tem moral que ela seja respeitada somente pelos outros.

Ou ele e um advogado de meia tijela ou e um ditador que pensa que o respeito pela constituicao e so responsabilidade de outros.

Mas fiquem a espera que a novela ainda nao acabou. No fim o alkatiri e a sua clique vao dar um tamanho bate-cu.

Nao acreditam? esperem e ja verao. O alkatiri e a sua clique estao a fazera sua caminha e quando chegar a hora vao ter que se deitar nela. O povo nao lutou 24 anos para depois vir aceitar a ser mal tratado por um arabe que so e timorense porque la nasceu. A sua linhagem nao tem qualquer raiz em timor e os timorenses, quando chamados a escolher entre um Kay Rala Xanana Gusmao e um alkatiri nao vao pensar duas vezes.

Os timorenses tem estado a aguentar mas a sua paciencia tambem tem limites. Acredito que nao vao optar pela violencia mas vao mostrar em quem reside a verdadeira soberania.

O povo timorense nao e comunista mas tambem nao pecam se usarem de emprestimo as palavras do grandola vila morena.

Ninguem conscientemente pode acreditar que o povo ira escolher um alkatiri sobre um Kay Rala Xanana Gusmao. porque o povo sabe qual deles ama verdadeiramente a sua patria e quem ja deu 24 anos de prova disso.

Acredito que os lacaios de mari na comite central da fretilin estariam a por o seu partido em risco de extincao se nao conseguirem sentir aquilo que a maioria do povo sente nos seus coracoes incluindo os seus proprios militantes.

Abram a caixa de pandora e depois nao se queixem.

Anónimo disse...

O povo já viu que o presidente fantoche xanana está mais preocupado em ter uma vida de luxo do que ajudar os timorenses. Timor não precisa dele porque não precisa de traidores. Para isso já chega o ramos horta, o homem dos 7 instrumentos que vai para onde lhe chega o dinheiro.

Porque não fica a família de xanana em Díli como as familias dos outros timorenses? Será que ele é mais branco que eles?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.