sexta-feira, junho 23, 2006

Entendimento para demissão de Alkatiri - fonte diplomática

Díli, 23 Jun (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, J osé Ramos-horta, comunicou hoje ao corpo diplomático em Díli que há um entendime nto político sobre a demissão do primeiro-ministro, Mari Alkatiri, disse à Lusa fonte diplomática.

"O ministro Ramos-Horta comunicou ao corpo diplomático que há um entend imento para a renúncia do primeiro-ministro", disse a fonte, que solicitou o ano nimato.

A decisão só deverá ser formalizada sábado, depois de uma reunião do co mité central da Fretilin, com o partido maioritário a indicar um novo nome para a chefia do governo, acrescentou a mesma fonte, citando a informação transmitida por Ramos-Horta.

A reunião de José Ramos-Horta com o corpo diplomático decorreu no Palác io do Governo.
EL.

14 comentários:

Anónimo disse...

Viva Kay Rala Xanana Gusmão!
Viva Timor-Leste!

Finalmente, a Fretilin entendeu que o assunto é muito sério!...

Anónimo disse...

..tás atrasadissimo malai ...

Anónimo disse...

...atrasadissimo tas tu, e malai sou mas não dos "cegos" que so vêem a legalidade, nem que seja a todo o preço. E é bom analisar bem como foi construída essa legalidade!...

Viva XG

Anónimo disse...

PRESIDENTE É UM BANANA!! tá c a ridicularizar... agora k ta a abusar de todos, e agora tá contra o partido, dizia k todos deveriam seguir a constituição e ele é o primeiro a quebrar a regrar... tá na hora de substituir o presidente... a corda ta a começar a puxar de volta e o presidente já tá a começar a enforcar-se...

Ângelo Ferreira disse...

Mari sai, Ramos Horta assume, Xanana fica como o herói do povo, mas é coisa de pouca dura, porque no fundo todos sairam a perder desta crise, todos. Timor é quem perde mais, e Xanana ajudou, por mais que me custe dizer isto!
Se havia suspeitas de que Alkatiri estava envolvido, e elas eram sérias para Xanana, ele devia pugnar por fazer cumprir a lei. E a lei maior: a Constituição.
Cair um primeiro-ministro desta forma, seja ele qual for, não me parece correcto. Xanana acabou por usar um poder que me parece ter, o da persuasão política, mas fê-lo da pior forma: na rua! e megafone em punho, exigiu a queda do PM, ou ele ou o PM, ou ele ou a Fretilin! E Timor ficou à beira de uma guerra civil!
Quis ter o poder que não lhe deram pela Constituição? Não sei. Algo está errado nesta história toda, e talvez nunca se venha a saber, pois a história é sempre a dos vencedores!
Porque não aconselhou todos a esperar pelas eleições? Só um motivo muito grave o levaria a querer partir a corda tão rapidamente, dando ideia de que estava a ceder a todas e mais algumas pressões... Se não estava, o que aconteceu que justificasse esta actuação?
Pelo menos para fora, o que passou foi uma imagem feia. Não vimos o PR que nos habituámos a ver...
O que fez de tão mau Mari para merecer ser o bode expiatório de tudo isto? Porquê tanta urgência em deitá-lo ao chão?
Em termos de governação, das coisas objectivas dos ministérios, ele tem feito um trabalho notável que todos lhe têm reconhecido, inclusive Xanana, banco mundial, outros países, Comissão Europeia... Então, porquê esta violência contra ele? Não estou a defendê-lo, estou apenas a perguntar!
E aberto o precedente...

Anónimo disse...

Caro AEF: a pergunta a fazer nesta hora é "quem é o próximo a abater?"
Porque os verdadeiros problemas de Timor vão continuar sem ser resolvidos --- porque não o podem ser nem no espaço de 10-15 anos! --- e daqui a 2-3 anos volta tudo ao mesmo!...
Estaremos cá para ver...

Anónimo disse...

Caro aef anonymous, é muito simples.
Xanana dorme á muito tempo com a Austrália.

Anónimo disse...

Caro aef anonymous, é muito simples.
Xanana dorme á muito tempo com a Austrália.

Anónimo disse...

Rogerio dormeu com o crime na Angola, agora com os seus lacaios querem aplicar em Timor.

Anónimo disse...

Ha alguns que criticam abertamente o PR, outros que o criticam dizendo que nao estao a defender o PM, enfim falsos.

Timor nao esteve a beira de uma guerra civil porque o povo soube reconhecer a autoridade moral e o presidente que eles elegeram directamente na pessoa do Kay Rala Xanana Gusmao.

O Mari ficou completamenre descreditado por ter causado esta tragedia toda. Nao digo que ele queria que isto tudo acontecesse. nao. mas a sua arrogancia e prepotencia fez com que tivesse tomado decisoes desmedidas relativamente ao problema dos peticionarios, e pior, decidiu-se por um rumo ilegal para o rematar e acabou por causar mais desercoes militares.

Foi asneira atras de asneira. Mas também rodeado por tantos “nucleos duros” nao podia dar noutra.
Pode ser jurista mas nao tem nada de estratega ou gestor de problemas sociais e politicos. E espero que nao tenha sido mais do que isso. Ja basta ter um ex Ministro na prisao so faltava agora juntar-lhe um ex PM para sujar mais o nome de Timor.

Mas nao houve perigo de guerra civil porque Mari nao tinha as condicoes para o fazer mesmo que fosse essa a sua vontade. Os timorenses estao fartos da guerra muito menos uma que fosse para defender um homem e a sua clique que tem vindo a viver bem a custa do povo. Ora vejam, o Taur Matan Ruak abriu os olhos e viu que tinha sido manipulado pela fretilin e quando falo da fretilin falo da liderança e nao o partido em si. Taur disse a Xanana que ao falar com o Dr. Roque Rodrigues tinha-lhe dito que o seu maior erro tinha sido o de tentar submeter as F-FDTL de novo à fretilin. Gato escaldado em agua…..
Sem soldados como deve ser nao se faz guerra nem mesmo com grupos de civis armados.

Tambem teve os seus altos nao podemos negar. O fundo petrolifero foi a joia da sua governacao entre outros pisitivos. Mas isso de nada valeu para evitar esta grave perturbacao da ordem social. Nao podemos elogiar um fundo petrolifero e virar as costas ao sangue inocente jorrado inclusive a dos familiares do Lobato. Nao teriam morrido se esta crise nao tivesse acontecido, e esta crise nao teria acontecido se o governo tivesse gerido os problemas seria e atempadamente.

Descansem porque agora sim, Timor esta prestes a dar o seu primeiro passo rumo a um caminho de VERDADEIRA democracia. Um verdadeiro estado de direito. Xanana jurou ao seu povo e e por isso que o vemos a tomar atitudes que parecem um pouco estranhas mas necessarias para repor a ordem.
Ele Disse: Timor jamais ha de sofrer outra vez por causa de um partido politico.

Anónimo disse...

Gostei do seu comentario, o problema fundamental foi mesmo a distribução das armas aos cidadões civic. Apenas por arrogancia e "esfomeada do poder" de alguns destes dirigentes causou esta crise toda

Anónimo disse...

ohhhhhh...sr.horta, tentas-te tanto para nada...mesmo k o PM demita-se tu nao apanhas nada de nada..hahahahahaahahahahhaha

LOSERRRRR

Anónimo disse...

"um ex Ministro na prisao"? Começo a acreditar que mais do que terra de rumores e de boatos, Dili é principalmente terra de megalomaníacos. A "a autoridade moral" do PR é outro exemplo. Principalmente depois de se ler o lamentável discurso que vomitou desvairado e descomposto para as câmaras.

Anónimo disse...

A margarida nem percebe tetum ou percebe? Estranho! e se leu o sumario em portugues e nao quer compreender e porque o seuapelido deve ser alkatiri

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.