sexta-feira, junho 23, 2006

Dos leitores

De notícia da LUSA:
"Enquanto Presidente da República não aceito o resultado do congresso, exijo à Comissão Política Nacional [da FRETILIN] que organize de imediato um Con gresso Extraordinário para eleger, de acordo com a Lei nº 3/2004, sobre os Parti dos Políticos, uma Direcção nova", afirmou.

"Dou um prazo de uma semana, para que este Congresso Extraordinário seja feito, porque a actual direcção da FRETILIN é ilegítima", vincou."

Credo! Que cara feia! E só agora, passado um mês, fala no assunto?
Não lhe conhecia estes tiques de ditador!
Não há mecanismos legais para resolver este assunto? Ou pensa que a sua palavra basta?

13 comentários:

Anónimo disse...

Um mês para chegar à conclusão que o Congresso da Fretilin foi "ilegal, isto só prova o estado de insanidade mental a que o pobre Xanana chegou. Daqui a mais um mês a que nova conclusão vai chegar? E daqui a um ano? Será que finalmente vai concluir que não devia ter estado tanto na cozinha a ouvir a sua mulher australiana, ou mesmo que nunca deveria ter abandonado a(s) legítima timorense(s)?!
Quando chega o dia em que os renetilzinhos perdem o medo de ficar orfãos. Ou pensam que o paizinho vai deistribuir tachos por todos, no tal imaginário Governo de Unidade Nacional, vulgo "todos agarrados à teta do Great Sunrise". Andaram todos a tirar "relações internacionais", mas agora vêm que o que lhes está a fazer falta é do canudo de "ralações nacionais", mas não se preocupem, no final ainda vai sobrar muita terra para cultivar.

xatoo disse...

a LUSA é parte interessada, pode-se intuir que esta imposição atribuida a Xanana seja um género de agit-prop criativa para atingir mais rápidamente o objectivo.

Com que legitimidade se impôem um Congresso ao partido de onde o próprio PR emanou?, o que interposta pessoa por ele pretende é acabar com o Partido, tal qual ele agora existe, para fazer um outro Partido decorativo, mais à imagem dos donos.

Anónimo disse...

voces sao todos uns grandes comunas da laia do Alkatiri.

Foi o comunismo que forneceu a indonesia a desculpa de que estavam a espera em 75 e sao os comunas que mais uma vez querem trazer o sofrimento ao povo timorense.

O povo timorense nao vai permitir!

xatoo disse...

lembrei-me agora:
o que Xanana devia estar já a pensar era em comprar um lotezito de terreno na nova Troia ali na outra margem de Setubal.
ou preferirá a Austrália?

Anónimo disse...

Não sei porquê mas cheira muito mal tudo isto. Afinal já só falta utilizar o método guerra civil como tão claramente ameaçou a FRETILIN. De facto toda a política da mesma está sem a menor dúvida a envidar em tal esforço. Ai timor...

Vislumbrando-se a demissão, de um dia para o outro, do Presidente da República Democrática de Timor-Leste. Que vai acontecer a seguir? A demissão do Primeiro Ministro da República Democrática de Timor-Leste?

O que se vislumbra é um reforço da posição do Governo subindo o Presidente do Parlamento a PR... está então montado um Estado, o mesmo que antes não resolveu a crise ou as crises que desembocaram nesta realidade. Apenas com uma única diferença - o sacrifício daquele que nunca arredou pé à Reconciliação, ao diálogo das partes fossem elas quais fossem, à tentativa constantes de manter os extremos em diálogo! Estranho mas entranha-se. Isso perde-se a olhos vistos pois a balança pende.

É demasiado estranho e vergonhoso sim!

Mas entretanto onde estará o povo de Timor-Leste? Onde estará a Igreja? Que será de Ramos Horta?

Qual é o passo seguinte?

Anónimo disse...

Que raio de Constituição..!


E com muita tristeza e magoa que digo que ja e tarde para sustentar posicoes de defesa de uma constituicao face ao novo episodio de um povo que vai mais uma vez ver o seu sangue jorrar pela intransigencia dos politicos no poder.
Agora um dos maiores defensores desse povo esta prestes a resignar-se perante uma CONSTITUICAO que nao o deixa de novo defender esse mesmo povo que sempre soube defender.
Timor esta prestes a embarcar numa guerra entre irmaos que jamais sera apagada da sua memoria de sofrimento.
Que deus tenha piedade de nos!
E para vos que de fora sempre souberam estar prontos para ajudar a cerrar as posicoes de intransigencia de um PM que apesar das demasiadas indicacoes do seu fracasso para com o povo de Timor insiste teimosamente em nao deixar o opoder. Como se isso fosse mais valioso que o sangue dos timorenses. Mas para um Primeiro Ministro que sempre disse estar pronto a jorrar o sangue dos timorenses caso o seu partido perdesse as eleicoes nao deixa nada por admirar.
Durmam bem porque nos os timorenses nao vamos poder faze-lo.

Anónimo disse...

REPARE-SE NAS DECLARAÇÕES À LUSA DE JOSÉ SÓCRATES SOBRETUDO NUM DOS PARÁGRAFOS

Timor-Leste: Sócrates confia nas instituições timorenses para resolver a crise
Lisboa, 22 Jun (Lusa) - O primeiro-ministro afirmou hoje que Portugal conf ia que as instituições timorenses encontrarão uma solução para a crise política actual e sublinhou que a missão da GNR no país se manterá nos moldes definidos p elo mandato internacional. (...)

e diz assim o PM português:

"Interrogado sobre a possibilidade de a diplomacia portuguesa ter sugerido a Xanana Gusmão para não demitir o seu primeiro-ministro, Mari Alkatiri, José Só crates negou e apelou para que "não se confie em boataria".
(...)

_______

De facto pede-se urgentemente que o povo de Timor-Leste abra a boca e não permita nem mais um momento que uma minoria de pessoas (tá bem foram eleitos mas para uma Constituinte e depois com tal maioria não foi nada complicado e até aceite pela comunidade internacional que a mesma mantivesse a sua prepotência de Poder) tenham levado a esta realidade.

A culpa desta situação é claramente, na minha opinião evidentemente, de quem está aos comandos do Governo de Timor-Leste e só a ele caberá resolver a situação que como se vê a tenta resolver assim.

É de facto vergonhoso, dependendo do observador é claro!

Está montada a grande cabala final. É que seguramente Xanana Gusmão vai bater mesmo com a porta e depois vamos quere ver como um prepotente Governo, desculpem mas é assim que o penso, vai fazer para conseguir enganar os timorenses. Não têm mesmo dó pois não? Não são humanos pois não? Ma afinal não tinham já antes uma maioria confortável para governarem? Porque razão não resolveram os problemas? E como pensam ir resolver agora? Defendendo-se na Constituição? Demitindo-se o PR será solução para os problemas? Façam-no!

Arquem com as totais responsabilidades desse acto.

O povo timorense não dorme, que acorde de vez.

Considero o actual panorama o suicídio da FRETILIN. É apenas um palpite.

xatoo disse...

não consigo perceber porque é que quem discorda, não tem de acatar as directivas emanadas do poder instituido - e esperar por eleições para, se conseguirem valer as suas opiniões, fazer mudar o sentido do regime. Democráticamente.

Afinal cerca de 50 por cento de portugueses não concordam com o nosso alinhamento acéfalo com a Nato - mas não passa pela cabeça de nenhum contestatário, que se queira minimamente bem formado, fazer um golpe de Estado.

Xanana Gusmão chamou os Australianos para apoiarem um golpe constitucional. É ele o responsável pelo que vier a acontecer

Anónimo disse...

Anonimo das 1:23:33.
Voce tirou me as palavras da boca.

O povo nao e estupido. estupido e quem o tenta enganar.

Anónimo disse...

Cuidado GNR!...
Se se concretizar a manifestação a que apela o Fernando Araújo do PD, os "aussies" são suficientemente sacanas para "tirarem o cavalinho da chuva" e dizerem que se trata de um caso de alteração da ordem pública e, por isso, um caso para a GNR resolver...
E vai ela (e nós) ficar com o "odioso" (?) de aparecer a defender o Governo, enquanto que os australianos aparecerão a defender o PR.
Todo o cuidado é pouco. Espero que já estejam preparados para esta eventualidade.

Anónimo disse...

o povo timorense reconhece no Xanana o filho, irmao, pai, avo, tio que lutou e comeu do mesmo pao amargo amassado pelos barbaros indonesios que eles foram obrigados a comer.
O povo nada sente pelo alkatiri ate porque ele de timorense so tem o nascimento.

Anónimo disse...

Viva xanana!! o povo esta contigo!!

Anónimo disse...

1:41:58 AM: o povo timorense não é diferente dos outros povos nem a sociedade timorense é única na sua originalidade. Em todas as sociedades há os que têm e os que não têm, e há os que têm muito, assim-assim ou pouco. E há sociedades que têm Constituições que reconhecem mais os direitos de todos e outras cujas Constituições reconhecem mais os direitos dos mais ricos e dos que mais possuem.

Timor tem a sorte de ter uma Constituição que reconhece mais os direitos de todos. Diz logo no seu Artigo 1º: “A República de Timor-Leste é um Estado de direito democrático, soberano, independente e unitário, baseado na vontade popular e no respeito pela dignidade da pessoa humana”.

E diz ainda no seu Artigo 16ª:
“1. Todos os cidadãos são iguais perante a lei, gozam dos mesmos direitos e estão sujeitos aos mesmos deveres.
2. Ninguém pode ser discriminado com base na cor, raça, estado civil, sexo, origem étnica, língua, posição social ou situação económica, convicções políticas ou ideológicas, religião, instrução ou condição física ou mental”.

E finalmente não se esqueça que no dia das eleições o seu voto vale rigorosamente o mesmo que o voto do Xanana ou o voto do Alkatiri, todos valem só um voto.

Mas politicamente o voto de Alkatiri vai juntar-se ao voto do seu partido e é por juntarem tantos votos que sendo só um o voto do Alkatiri vai contar mais.

Pois como dizia o grande poeta chileno Pablo Neruda, no poema dedicado ao seu partido: "Tornaste-me indestrutível, porque, graças a ti, não termino em mim mesmo."

É essa a grande força do Alkatiri, ser um homem de partido, do grande partido que é a Fretilin.

E deixo-lhe o poema de Pablo Neruda:

“Ao meu Partido”
Deste-me a fraternidade para com o que não conheço.
Acrescentaste à minha a força de todos os que vivem.
Deste-me outra vez a pátria como se nascesse de novo.
Deste-me a liberdade que o solitário não tem.
Ensinaste-me a acender a bondade, como um fogo.
Deste-me a rectidão de que a árvore necessita.
Ensinaste-me a ver a unidade e a diversidade dos homens.
Mostraste-me como a dor de um indivíduo morre com a vitória de todos.
Fizeste-me edificar sobre a realidade como sobre uma rocha.
Tornaste-me adversário do malvado e muro contra o frenético.
Fizeste-me ver a claridade do mundo e a possibilidade da alegria.
Tornaste-me indestrutível, porque, graças a ti, não termino em mim mesmo.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.