sexta-feira, junho 23, 2006

Portugal critica Austrália pela forma como está a gerir situação

Lisboa, 22 Jul (Lusa) - Portugal voltou hoje a criticar de forma indirecta a Austrália pela forma como este país está a gerir a situação em Timor-Leste, através de declarações do secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Fernando Neves.

à entrada da Comissão de Assuntos Europeus da Assembleia da República, Fernando Neves afirmou que "a Austrália não se deve imiscuir nos assuntos internos de Timor-Leste. Nem Austrália, nem Portugal", esclareceu.

"As questões institucionais em Timor-Leste devem ser resolvidas pelos timorenses", sublinhou ainda o governante.

O secretário de Estado garantiu que o governo Português está a acompanhar de muito perto a situação em Timor-Leste e o ultimato apresentado hoje pelo presidente timorense, Xanana Gusmão, ao primeiro- ministro, Mari Alkatiri.

"O facto de o governo português estar a acompanhar com muito interesse a situação em Timor-Leste é que fez com que o senhor ministro (dos Negócios Estrangeiros, Diogo Freitas do Amaral) me pedisse para o substituir", disse Fernando Neves que fará na Comissão Parlamentar de Assuntos Europeus um ponto da situação sobre a Cimeira da União Europeia de quinta e sexta-feira passadas.

Fernando Neves aproveitou a oportunidade, dada pela questão de um jornalista, para frisar que o Governo português considera que os problemas actuais de Timor-Leste se devem ao facto das Nações Unidas terem saído cedo demais do território.
"É essa a opinião do Governo", declarou.

O secretário de Estado considerou ainda que a alegação de que o Estado timorense é um Estado falhado "é injusta".
"Julgo que Timor-Leste não é um Estado falhado. A visibilidade que os acontecimentos estão a ter deve-se apenas às vicissitudes que com que o país chegou à independência. Portanto, esta é uma questão injusta", concluiu.

AR.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.