quinta-feira, junho 08, 2006

Presidente FRETILIN condena ataques contra partido em Ermera

Díli, 08 Jun (Lusa) - O presidente da FRETILIN, Francisco Guterres "Lu- Olo", condenou hoje o ataque à sede do partido em Nuntali, cerca de 40 quilómetr os a sudoeste de Díli, e à casa do seu representante no distrito de Ermera.

"Condeno os que atacaram o meu representante no distrito de Ermera e qu eimaram o nosso escritório", afirmou Francisco Guterres "Lu-Olo" em Díli.

Além de presidente da FRETILIN, o partido no poder, Francisco Guterres preside ao Parlamento Nacional de Timor-Leste.

Segundo disse à Lusa em Díli o deputado da FRETILIN Jacinto Maia, os in cidentes ocorreram cerca das 23:00 de quarta-feira (hora local), quando um grupo de homens, alguns deles armados, atacou e incendiou a casa do vice-coordenador do partido em Ermera.

Posteriormente, atacaram e incendiaram as instalações da FRETILIN, refe riu.

"Dispararam várias rajadas de tiros e destruíram viaturas do vice-coord enador, incendiando depois a sede", contou o deputado, garantindo que a populaçã o recolheu cápsulas das balas usadas no ataque e "outras provas".
Saturnino Babo, responsável máximo da FRETILIN em Ermera, disse aos jor nalistas que o seu vice-coordenador foi atacado por uma multidão quando viajava de carro para a sede do partido, tendo sido obrigado a entregar o carro.

"Depois dirigiram-se à sede e destruíram tudo, saquearam o que puderam e depois queimaram-na", afirmou, referindo que os atacantes disseram que iriam o brigar pessoas a juntarem-se a mais manifestações anti-governamentais em Díli, n o futuro próximo.

Citado pela AP, um responsável local, Francisco Salsinha, acusou direct amente ex-militares e ex-polícias com espingardas e pistolas de terem chegado ao local em dois veículos, disparando alguns tiros.
Os atacantes terão perseguido pelo menos 10 elementos da FRETILIN que f ugiram do edifício e correram para o mato, tendo-se ouvido depois pelo menos set e tiros.

Seis dos que tentaram escapar ainda eram dados como desaparecidos ao fi nal da tarde de hoje (hora local).
O ex-tenente Gastão Salsinha, um dos rebeldes sedeados em Ermera, afirm ou à AP que as suas forças não estiveram envolvidas no ataque.

Em declarações à Lusa, o oficial rebelde major Marcos Tilman, também se deado em Ermera, desmentiu que a sede da FRETILIN tenha sido destruída e desafio u o presidente do Parlamento Nacional a visitar a zona "de helicóptero da ONU pa ra ver a casa".
"A única coisa que houve foi tiros para o ar. Não há feridos nem mortos e nós avisámos as forças internacionais, que foram lá", disse Marcos Tilman, af irmando que o incidente é da responsabilidade de grupos civis armados.

A AP distribuiu fotografias sobre o incidente, em que Francisco Salsinh a exibe cápsulas de balas alegadamente usadas pelos atacantes e mostra alguns do s estragos provocados nas instalações da FRETILIN.

Os militares que se revoltaram contra o governo timorense exigem a demi ssão do primeiro-ministro e líder da FRETILIN, Mari Alkatiri.
ASP.
Lusa/Fim

6 comentários:

Anónimo disse...

Va la Sr Presidente da Fretilin.

Diga la que quem mandou queimar a sede foi a propria lideranca da Fretilin para provocar a ira dos simpatizantes da Fretilin do ocidente e motiva-los a apoiar o PM.
Diga la tambem que essa foi a melhor maneira que encontraram para mudar o foco da questao em causa.
A unica maneira de os fazer esquecer que nao gostam do PM sera mesmo criar a impressao que afinal e a Fretilin que esta a ser atacada e nao a pessoa do PM.

Truques velhos.
Licoes aprendidas em outras terras

Anónimo disse...

Anónimo das 9;58 PM: ainda não tinha reparado que isto tudo foi, desde o princípio, um ataque contra a Fretilin? Só agora deu conta que o PM é o SG da Fretilin? E que o PM e SG da Fretilin gozam de apoio maciço dos militantes da Fretilin, que há pouco mais de quinze dias o elegeram com mais de 97% dos votos no congresso e que ainda no domingo passado a liderança da Fretilin por unanimidade lhe manifestou confiança? Deixe-se de tolas teorias conspirativas, abra os olhos e veja a realidade.

Anónimo disse...

Ainda vão concluir que por trás da crise está o Ministro Ramos Horta e O Presidente Xanana Gusmão. Como se pode admitir que os revoltosos se passeiem e dêem entrevistas a radios e televisões e as forças australianas estejam a protegê-los?
Os gananciosos do petrólio não descansarão enquanto não se virem livres da FRETILIN. Ser o Alkatiri ou outro qualquer é-lhes indiferente.Força FRETILIN!!!!

Anónimo disse...

Anonimo das 9:58 PM Voce tambem poderia ter ganho o Premio Nobel da Paz com esses rasgos de inteligencia!
Que me desculpem AQUELES que por merito proprio receberam tao importante reconhecimento.

Anónimo disse...

e o ultimo anonimo devia ser recipiente do Nobel da Santa Ingenuidade politica.

Anónimo disse...

Nunutali-Riheu é uma zona bastante conhecida (e protegida) em Ermera...
As "tolas teorias conspirativas" do primeiro anónimo têm base argumentativa.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.