quinta-feira, junho 08, 2006

Incendiadas sede da Fretilin em Ermera e casa de vice-coordenador

Díli, 08 Jun (Lusa) - A sede da Fretilin em Nuntali, cerca de 40 quilóm etros para sudoeste de Díli, e a casa do vice-coordenador do partido em Ermera f oram queimadas na noite de quarta-feira, disse hoje à Lusa um deputado do partid o.

Jacinto Maia explicou à Lusa que os incidentes ocorreram cerca das 23:0 0 de quarta-feira (hora local), quando um grupo de homens, alguns deles armados, atacou os dois locais, incendiando primeiro a casa do vice-coordenador do parti do e, posteriormente, a sede da Fretilin.
"Dispararam várias rajadas de tiros e destruíram viaturas do vice-coord enador, incendiando depois a sede", disse o deputado, garantindo que a população recolheu balas usadas no ataque e "outras provas".

O deputado disse que desde o incidente três elementos da Fretilin na zo na "desapareceram".
Timor-Leste vive uma situação de instabilidade e violência desde o fina l de Abril, que já provocou mais de 20 mortos e levou as autoridades de Díli a p edir a intervenção de uma força militar e policial de Portugal, Austrália, Nova Zelândia e Malásia para restabelecer a segurança no país.

ASP.
Lusa/Fim

8 comentários:

Anónimo disse...

E que tal uma entrevista ao Tara? Pode ser que se descaia como quando foi sobre o pedido de demissão do PM e disse "fica, fica"

Anónimo disse...

Se os jornalistas apertarem o Reinado, o Tara e outros que tais vão de certeza expô-los para que o mundo não duvide de que recebem instruções de..... não se sabe quem.

E não é necessário ser um jornalista experiente. Tentem.

Anónimo disse...

Os "sorrisos" do Reinado realmente revelam a tensão em que se encontra... Éstou de acordo é tão fácil "desmontar"!
Vá lá senhores jornalistas façam qualquer coisita por esse povo.

Anónimo disse...

Elege-se o malai azul para entrevistar o Reinado e os seus seguranças privados - os aussies.

Anónimo disse...

SOS AUSTRÁLIA ESTÁ A SUFOCAR DEMOCRACIA DE TIMOR

salvem timor dos australianos

Tal como este espaço escrevia na noite de ontem, eis que o evoluir da situação vem confirmar as nossas fontes. A GNR está a ser alvo desde a primeira hora de ameaças veladas das incompetentes tropas australianas. Este já é um cenário recorrente na estratégia de destruição de Timor-Leste por parte da vizinha Austrália. Em 1999 os soldados tinham ordens expressas para não afrontarem os indonésios. Com ele em Díli arderam mais de 20 edifícios fundamentais. Foi igual ao que hoje se passa.

Estamos em 2006 e os australianos estão numa política desesperada para fazer cair o primeiro ministo de Timor, de preferência até deixar que o matem. Entraram e nao deram segurança ao primeiro ministro e ao presidente do parlamento. Uma vergonha de uma premeditação.

Só baixaram as orelhas quando as FALINTIL/FDTL mostraram estar ao lado das instituições democráticas, não deixando de mostrar a sua lealdade ao Governo e ao estado. Só aí os australianos perceberam que não era bem como eles pretendiam... e mandaram então segurança aos pilares do Estado de Direito.

Foi para isso que lá entraram... mas não! O mundo sabe hoje quem é a Austrália, qual o seu papel. O mundo sabe hoje quem é a mulher australiana de Xanana Gumão. Todos sabem, em especial os que em 1999 andavam com ela em Jakarta. Todos sabemos quem são os tipos e tipas dos serviços secretos australianos que se introduzem no seio da população timorense - trajando vergonhosamente mas dormindo no Hotel turismo e no hotel timor.

A Austrália desde sempre tentou influenciar o rumo dos acontecimentos em Timor-Leste. Hoje fá-lo de forma armada.

protegem os rebeldes contra o estado de direito. Mas a culpa será só e apenas deles? Onde está o apelo de Ramos Horta e de Xanana Gusmão para que os australianos desarmem os rebeldes? Ainda não foi ouvido...

Mas todos falam de queda e resignação de Marí Alkatiri. Mas ninguém fala de regresso à normalidade? Será que ninguém admite que as pessoas deslocadas ou refugiadas o continuam a ser por medo dos homens armados que estão em maubisse e em gleno/ermera?
A comunidade internacional tem de agir e acabar com esta palhaçada.

Timor está ocupado militarmente pelos australianos, querem até alterar as leis para terem poderes. Timor-Leste está em perigo com a presença australiana.

salvem Timor-Leste dos australianos, eles são verdadeiramente os maus da fita, desde sempre!

Anónimo disse...

EX-COMANDANTE DA POLÍCIA ANDA À CAÇA DE MILITANTES DA FRETILIN

ATACAR FRETILIN É TRANSPORTAR QUESTÃO PARA OS PARTIDOS POLÍTICOS

Paulo Fátima Martins, o integracionista do tempo indonésio, e comandante da apalhaçada Polícia Nacional de Timor-Leste escolhido pelas Nações Unidas, anda à caça de membros da FRETILIN.

Este senhor, muito aparentado com os símios que dançam de árvore em árvore, tem estado numa lufa lufa de combate ao inimigo: a FRETILIN

Será que este desertor e traidor golpista está a querer levar a questão para a área dos partidos políticos? É qie se é essa a intenção, então pretendem mesmo um conflito sem par.

O que fazer com pessoas como este Paulo Fátima Martins? reconciliação ou Rikonsiliasi?

Anónimo disse...

Não, não e não.
Este tipo de retórica só serve para inflamar ânimos.
Faça um favor a Timor Leste e esteja calado.

Anónimo disse...

pensam que somos todos uns tapadinhos?

E mais que certo que foi o PM que mandou queimar a sede do proprio partido. Conseguiria com isso que os militantes da Fretilin do loromono se esquecessem que nao gostam dele.
So uma guerra de partidos e que poderia distrair a atencao da sua propria pessoa e fazer os Fretilins de loromonu revoltarem-se contra o reinado e companhia.
Nao semos burrus sr PM

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.