quinta-feira, junho 08, 2006

Dos leitores

Espero desta vez ter ficado claro para os mais cépticos (ou ingénuos) quais as verdadeiras intenções da Austrália quanto a Timor. Tinha visto na TV, poucas horas antes, um desertor que ameaça o Estado com total liberdade de movimentos e protecção das forças australianas, bem armado, enquanto que agora os mesmos que protegem esse traidor viram os canos das armas para os portugueses, talvez por eles terem começado a fazer em 2 dias o que os australianos não fizeram em semanas - começar a fazer detenções e impor a ordem pública.

Razão tinha o ministro dos Negócios Estrangeiros português quando recusou a subordinação dos militares portugueses aos australianos. Por isso eu aplaudi essa posição. Acho que ficou agora claro de que lado os australianos estão e quais são os seus planos para Timor. Ameaçam abrir fogo contra forças de um país amigo, se estas se opuserem aos seus desígnios, enquanto por outro lado não dispararam um único tiro desde que chegaram a Dili, para evitar as pilhagens, os incêndios ou as mortes. E a recepção eufórica que o povo dedicou aos portugueses também terá contribuido para a atitude desesperada dos australianos, mais própria de uma quadrilha de salteadores do que de militares disciplinados "de elite". Dir-se-ia que estão a ficar parecidos com os marginais que estão protegendo.

Aguardo com ansiedade qual a reacção de Xanana Gusmão e Ramos Horta, especialmente este, que tem sido tão simpático com os australianos nos últimos dias. Quero ver até que ponto têm um resto de orgulho e dignidade. Até que ponto é que deixam que uns badamecos armados mandem no seu país, só porque falam Inglês. Dessa reacção vai depender muita coisa daqui para a frente.

O Estado português ameaça retirar a GNR e com razão. Se foi para isso que pediram ajuda a Portugal, então poderíamos ter poupado uns milhõezitos e eles nem chegavam a sair daqui. Portugal não é um país rico e não admite brincadeiras deste tipo. Timor-Leste arrisca-se a perder um amigo, um aliado e então restar-lhe-á a alternativa de se entregar definitivamente nos braços do seu novo colonialista de expressão inglesa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sugestão: alguém peça ao Carlos Roma para colocar à porta do "Exótica" uma placa adaptada da que esteve colocada à entrada do Clube Inglês de Bombaim: "Proibida a entrada a cães e indianos"... :-)
No mínimo, que coloque uma dizendo "proibida a entrada a armas". Como os 'aussies' não largam as armas nem por nada deste mundo, adivinhem o resultado. É a melhor forma de evitar rixas entre eles e "GNRs"...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.