quinta-feira, junho 08, 2006

Conselho de Segurança reúne-se terça-feira para analisar situação

Nova Iorque, 08 Jun (Lusa) - O Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne-se terça-feira em Nova Iorque para analisar a situação em Timor-Leste, anu nciaram hoje fontes oficiais da ONU.

Na reunião deverá ser analisado um relatório do Secretário-geral, Kofi Annan, sobre a futura presença da ONU no território para substituir a actual mis são no território, a UNOTIL, cujo mandato termina no próximo dia 20.

Espera-se que Annan advogue agora a presença de um grande número de tro pas e polícias da ONU em Timor-Leste para assegurar a paz e a estabilidade.

As Nações Unidas tinham vindo a reduzir a sua presença em Timor e no mê s passado Annan havia proposto que a UNOTIL fosse substituída por uma "pequena r epresentação integrada" por um período de 12 meses. Essa missão teria apenas 25 "conselheiros policiais" e 10 "oficiais mil itares de ligação".

A eclosão da violência pouco depois dessa proposta ter sido apresentada levou a que a 20 de Maio o Conselho de Segurança prolongasse por um mês o manda to da UNOTIL, aguardando por um relatório de Annan sobre a situação em Timor par a decidir sobre o futuro envolvimento no território.

Mais tarde, a 25 de Maio o Conselho de Segurança "saudou" a decisão da Austrália, Portugal e Malásia de enviarem forças para Timor-Leste a pedido do go verno deste país, não se comprometendo contudo directamente com a presença milit ar ou policial no território.

Um enviado especial de Annan, Ian Martin, deixou quarta-feira Timor-Les te após se ter deslocado ao território para analisar a situação, tendo afirmado antes de regressar que a ONU deverá agora aumentar a sua presença em Timor.

Antes da eclosão da violência, alguns países membros do Conselho de Seg urança tinham indicado a sua oposição à continua presença de uma missão especial a ONU em Timor mas analistas consideram que o Conselho de Segurança não terá ag ora alternativa senão apoiar o fortalecimento da missão com forças militares e p oliciais.

Diplomatas na ONU afirmam que a organização terá que garantir o policia mento de Timor-Leste por "bastante tempo", mas não se espera que uma decisão nes se sentido seja já tomada na reunião de terça-feira.

Essa decisão só deverá ser tomada numa outra reunião, a realizar até fi nal do mês, segundo as mesmas fontes.
JP.
Lusa/fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.