quarta-feira, junho 28, 2006

Dos leitores. Tradução da Margarida.

Conheço Xanana pessoalmente e aos que o acusaram de tentar dividir o governo ou tentar dividir o povo, posso assegurar que ele não é o tipo de pessoa que tenha coração para isso. Xanana chora quando vê Finding Nemo e Hotel Rwanda. Ele até chora quando um animal é torturado à sua frente. É um homem muito emotivo, mas não é um homem fraco emocionalmente. As suas emoções representam a sua natureza protectora e o seu desejo por paz e prosperidade não somente para os Timorenses mas para as pessoas do mundo. Alguns disseram que ele não é Nelson Mandela e têm razão. Penso que é diferente de Nelson Mandela de muitas maneiras. Uma delas é que enquanto Nelson Mandela é rápido a eliminar os seus opositores políticos, e pode com confiança identificar quem são os seus opositores e se essas pessoas o estão a usar, Xanana faz o contrário devido ao seu carácter pessoal inato. Xanana escolheria em vez disso ficar perto dos seus opositores e tentar trabalhar com eles e em muitas ocasiões, deixou-se usar pelos seus opositores. Mas ambos Xanana e Mandela têm uma coisa que ambos partilham, o desejo de lutar por justiça, o desejo por paz e a sua força interior para mostrar ao mundo que se preocupam.

O Presidente Xanana está a fazer o melhor para evitar que Timor-Leste se torne num Estado falhado, um Estado minado com conflitos armados. Ele está a fazer o melhor que sabe fazer. A sua confiada mulher está lá sempre ao lado dele. Um bom sinal que a sua família está unida em tempo de grave crise pessoal. Infelizmente as pessoas estão a tirar vantagens da sua corrente vulnerabilidade emocional para levar mais longe as suas próprias ambições politicas. Estão a sacrificar Xanana sem misericórdia.

Se quer ajudar Timor-Leste, deve ajudar Xanana. As pessoas amam-no tanto como ele ama as pessoas. Mande-lhe cartas de apoio. Diga-lhe quem são os seus inimigos reais. Diga-lhe quem são os seus amigos reais. Não é tarde demais. Ajude Xanana para ajudar Timor-Leste.



Desculpem eu queria saber se os media Australianos foram a Metinaro para ver se estes relatos dum protesto são reais ou não. Quero ver isso na Televisão. Vamos lá ABC, onde estão vocês companheiros?

.

3 comentários:

Anónimo disse...

A RTP diz "Portugal no Coracao". O povo diz " Xanana no coracao".

Anónimo disse...

não podemos deitar por fora todo o esforço que foi feito para que Timor seja e continue a ser um ESTADO

Anónimo disse...

"Touché"!
Acho que Xanana está num dos maiores apertos da sua vida.
Acredito que é um homem bom.
Acredito que pelo seu passado e ao ponto que chegou como dirigente político do país que ama e o viu nascer, quererá o melhor para todos!
Não será que há julgamentos precipitados quanto aos objectivos que Xanana Gusmão pretende atingir?
Não haverá que aguardar com serenidade os acontecimentos que estão em curso e os quais nós não poderemos grandemente alterar?
Há que temer os inimigos de Timor...mas custa-me muitissimo a crer que que se conte com Xanana Gusmão entreles! Não será?
Vamos ter calma e aguardar, vigilantes!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.