quarta-feira, junho 28, 2006

Ana Pessoa "muito preocupada" com formação novo governo

Lisboa, 28 Jun (Lusa) - A número dois do governo demissionário timorens e, Ana Pessoa, manifestou-se hoje "muito preocupada" com o processo de formação do novo executivo, afirmando que "até ao momento", não houve qualquer contacto e ntre Xanana Gusmão e a direcção da FRETILIN.

"Não tem havido qualquer contacto do Presidente da República com a direcção da FRETILIN. Uma delegação nomeada pelo Comité Central está desde domingo à espera de uma reunião com o presidente Xanana Gusmão para analisar a situação a ctual", disse à Lusa.

Contactada telefonicamente em Díli, Ana Pessoa, ministra de Estado e da Administração Estatal, referiu que no domingo passado, através da missão da ONU em Timor-Leste, tinha ficado acordada a realização da reunião segunda-feira.

No entanto, referiu, apesar de numerosos contactos com a Presidência da República, esse encontro "ainda não foi agendado".

Ana Pessoa admitiu que Xanana Gusmão possa estar já a contactar individualmente membros do governo ou elementos da FRETILIN, garantindo, no entanto, que "isso não significa contactos com a direcção da FRETILIN".


"Vejo esta situação com muita preocupação, particularmente pelas declar ações do Presidente da República que aludiu à possibilidade de dissolução do Parlamento Nacional e a convocação de eleições antecipadas", afirmou.

"Do meu ponto de vista é inconstitucional agir nestes moldes e falar-se de governos de iniciativa presidencial", sublinhou.

Num comunicado divulgado hoje à noite, Xanana Gusmão defendeu que a cri se em Timor-Leste só será "completamente ultrapassada" com eleições a realizar " logo que possível" e anunciou ter iniciado diligências para a formação de um novo governo com a "maior urgência".

"Estou consciente de que a crise actual só poderá ser completamente ultrapassada através de eleições livres a realizar logo que possível", lê-se no documento da Presidência da República.

"Mas o país precisa, entretanto, de ser governado com eficácia e justiç a, no respeito pela Lei Fundamental, até estarem criadas condições para marcar a data do acto eleitoral e chamar o povo a decidir", sublinha Xanana Gusmão.

Por isso, refere, é "da maior urgência a formação de um novo governo", frisando que está a realizar diligências nesse sentido "no actual quadro parlamentar", em que a FRETILIN detém 55 dos 88 lugares do Parlamento.

Fonte oficial disse hoje à Lusa que Xanana Gusmão iniciou o processo de consultas aos partidos terça-feira, depois do Conselho de Estado, com uma reunião com o presidente da FRETILIN, Francisco Guterres "Lu-Olo".

Ana Pessoa disse que segundo os dados de que dispõe, Xanana Gusmão terá já contactado elementos do executivo demissionário, incluindo Rui Araújo (ministro da Saúde), Arsénio Bano (Trabalho e Solidariedade) e José Ramos-Horta (Negócios Estrangeiros e Defesa).

ASP.

.

12 comentários:

Anónimo disse...

Será possivel que a Sra. Doutora Ana Pessoa possa ser assim tão ingénua? Então não tem acompanhado as declarações do Presidente e todo o processo?
O PR disse no seu último comunicado que a actual direcção da fretilin é ilegítima. Se ele agora entrar em negociações com essa direcção seria a mesma coisa que coadjuvar essa ilegitimidade! Por favor acordem! Pouco me admira agora que tenham sido sempre apanhados de surpresa. São estes senhores e senhoras tão “inteligentes” que sustentam egos desproporcionados às suas capacidades reais que acabaram mesmo por conduzir o país à esta miséria. Que falta de perspicácia. É que não parecem ser nada juristas e doutores. Vê-se mesmo que o Dr. Vasconcelos está anos luz a sua frente.
Só dava mesmo para rir as gargalhadas se a sitiuação não fosse tão séria!

Anónimo disse...

A direcção da Fretilin... se aceitarmos a sentença do Presidente Xanana... poderá ser ilegítima, MAS os 55 deputados eleitos pela FRETILIN, que tem MAIORIA ABSOLUTA no Parlamento Nacional foram eleitos DEMOCRATICAMENTE pelo POVO, e não podem ser ignorados, nem colocados ao mesmo nível dos pequenos partidos da oposição.

Anónimo disse...

Exma sr Dr Ana Pessoa, por favor tome posse no governo, não deixe que o Horta e o xanana, resolva por si.

Anónimo disse...

Anónimo das 12:31:04 AM: muito me conta. Então está a afirmar que à revelia da lei e da Constituição o PR já assumiu também o poder judicial? Ter-se-à porventura então esquecido de informar o povo Timorense.... é que assim como as coisas estão, isso significa que os Tribunais estão a trabalhar para o boneco. E já deu ordem de despedimento a juízes e procuradores?

Anónimo disse...

Será claramente de estranhar que nas condições em que deixaram cair o país (o Governo ou ex-Governo), sobretudo a inteligência que agora dizem ser obrigatória, não teve a mesma inteligênciqa percebido que estavam a enterrar-se completamente em ilegalidades aí sim ao nível Constitucional... vão aprendendo que ser inteligente quando convém (e não parece sequer que o estejam a ser) não serve o Povo. Foram do mais elementar e grave quando dão o tiro no pé em terem atirado 40% da força militar - discriminaram como já vinham a discriminar a nível da população civil! A distância, a falta de noção humana de contacto com o POVO por parte da FRETILIN é um erro estratégico no mínimo para não dizer que é de facto aquilo que a FRETILIN queria! Agora têm de apelar às suas bases, mas as suas bases estão também naqueles que vocês condicionaram agora à maior vergonha - OS DESLOCADOS! Não vos vão perdoar! Acalmem as vossas tendências totalitárias o mais depressa possivel caso contrário tudo indica que a FRETILIN como Partido que deveria ser Democrático vai desaparecer pela vergonha! Tenham o bom senso de acalmarem, senão caiêm na Vossa própria ratoeira.

Não se afastem mais daquilo que pensam ainda ter de bases de apoio.

As investigações prosseguem, a violência aumenta, vocês aumentam o número de pessoas agarradas pelas máquina partidária e instala-se definitivamente a total e irreversível confusão! É ISSO QUE QUEREM? Santo Deus, isso é que vos vai destruir. Sejam inteligentes e mostrem que não se importam nada de ir a eleições, mas pacifiquem a Vossa costela radical - essa não vai passar, seja política ou física.

E se há uma ilegalidade de eleitos com o processo que foi, no Congresso da FRETILIN, só têm é que resolver tudo isso. Mas não vos deixará para a História como aquele Partido que Governa e que utilizou as práticas anti-deocráticas - segundo a própria Constituição que deveriam respeitar!

O resto foi o desespero total. Um PM que fica até não poder mais, esquecendo-se que a sua permanência prolonga o sofrimento dos deslocados, venha agora e na continuidade pressionar... meus senhores não caiam na armadilha... serão os responsáveis pela desestabilização... e haverá obviamente quem tenha de defender O POVO! Vocês não o estão a fazer! QUEREM APENAS MANTER O PODER A TODO E QUALQUER PREÇO!

Áh grandes revolucionários estão mesmo fora do tempo...

Anónimo disse...

É no mínimo preocupante quando um Presidente da República não consegue respeitar, estabelecer ou dinamizar as relações institucionais.
Imaginem o que seria se em Portugal o Presidente Cavaco Silva (Social Democrata) se recusa-se a receber a Direcção do Partiso Socialista ou qualquer outro?
E mais não digo por ser demasiado evidente.
Apenas à laia de mero comentário.
Os ditadores nascem sempre de "mitos"....

Anónimo disse...

A actuação de Xanana Gusmão tem sido brilhante como líder politico-partidário e estratega.

Mas não se deveria estar a avaliar a actuação de um Presidente da República?????

Anónimo disse...

Em Portugal temos como notícia de primeira página na imprensa nacional e que causou a indignação da opinião pública:
Um Presidente de Junta de Freguesia, o equivalente a um Chefe de Suco em Timor, que incitou populares a apedrejar inspectores do Ministério do Ambiente. O caso já está em Tribunal por incitamento à violência.
Em Timor o Presidente da República partidariza-se com uma das fações do actual conflito e diz publicamente "ganhamos esta guerra" enquanto era aplaudido por alguns milhares de populares que têm sido autores de violência e destruição.
Trata-se de um Presidente da República e todos acham isto normal?

Anónimo disse...

Em Portugal temos como notícia de primeira página na imprensa nacional e que causou a indignação da opinião pública:
Um Presidente de Junta de Freguesia, o equivalente a um Chefe de Suco em Timor, que incitou populares a apedrejar inspectores do Ministério do Ambiente. O caso já está em Tribunal por incitamento à violência.
Em Timor o Presidente da República partidariza-se com uma das fações do actual conflito e diz publicamente "ganhamos esta guerra" enquanto era aplaudido por alguns milhares de populares que têm sido autores de violência e destruição.
Trata-se de um Presidente da República e todos acham isto normal?

Anónimo disse...

Anónimo das 11:52 AM: quando surgiram as queixas e as acções de desobediência dos militares estes dirigiram-se ao PR que lhes recomendou – e bem - que voltassem aos quartéis e encarregou a hierarquia militar de resolver a questão. E bem tentou, então, o Chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Timor-Leste, resolver, em diálogo, as questões. Mas eles furtaram-se ao diálogo, desertaram dos quartéis e NÃO compareceram a nenhuma das reuniões. E o Chefe do Estado-Maior fez então o mínimo que poderia fazer: considerou-os despedidos. Em qualquer outro país, pelo menos, teriam que responder em Tribunal Militar, pelos seus actos. Mas, sensatamente e com sensibilidade, o Chefe do Estado-Maior limitou-se a despedi-los. E responsavelmente, como foi sempre o seu timbre, o PM da RDTL, assumiu a decisão da hierarquia militar e do seu Chefe de Estado-Maior. Ao contrário, o PR que insensata e desnecessariamente se tinha antes imiscuido, torna a interferir, criticando publicamente a decisão da hierarquia militar e alimentando desde então as especulações de que o PM era o responsável.

E da mesma forma inconsequente e irresponsável como actuou na esfera militar, está agora o PR a actuar na esfera partidária. O Congresso da Fretilin realizou-se já vai para mês e meio. Tanto quanto se sabe nenhum delegado ou Congresso nem nenhum militante ou dirigente da Fretilin impugnaram qualquer decisão do Congresso. Nem mesmo os putativos candidatos alternativos aos cargos de Presidente e Secretário-Geral da Fretilin. Mas vem agora o PR do alto da cátedra dizer que são ilegítimas decisões que o Congresso tomou. E como é hábito, aos disparates do PR seguem-se os disparates dos seus yes-man, de que o Anónimo das 11:52:53 AM é uma amostra. Tenham dó.

E quanto às considerações sobre violência e quem a promove: a queima das casas dos dirigentes e deputados da Fretilin, a queima da sua sede nacional, os ataques à Televisão em Dili e aos seus trabalhadores, o ataque às mulheres e crianças no campo de deslocados perto do porto de Dili, desencadeados por apoiantes do PR e do laureado do Nobel da Paz, ainda ontem, dia 28 de Junho, desta vez nem a UNOTIL enganaram. Muito menos enganam os Timorenses.

Anónimo disse...

Haverao eleicoes Legislativas e Presidenciais em 2007. O XG diz repetidas vezes que nao sera candidato a um segundo mandato. O RH tem declarado publicanmente que sera o candidato preferido do XG. O RH tem feito lobby no sentido de conseguir apoio da Igreja, os dois Bispos, mas levou um redondo nao! O candidato preferido dos Bispos seria o TMR. Este esta nos ultimos tempos mais proximo de MA que de XG, para desgosto deste ultimo. O TMR e um homem integro e muito respeitado por todos. Ele teria o apoio total da Fretilin. O XG na sua mensagem a nacao de 23 de Marco dividiu o pais em dois:de Manatuto a Oecussi e \"loromonu\" e Baucau, Viqueque e Lospalos e \"lorosae\". O TMR e de \"lorosae\".Portanto a bagunca dos ultimos dois meses tem um alvo indirecto:o TMR.Desacredita-lo e inviabilizar a sua eventual candidatura!

Anónimo disse...

Acrescento que nessa mesma mensagem de 23 de Marco o XG atacou ferozmente o TMR e o RR, por terem decidido, na opiniao do XG, erradamente o destino do 600 efectivos das F-FDTL.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.