quinta-feira, maio 03, 2007

Lu Olo pede que Ramos Horta declare imediatamente o seu património

Francisco Guterres Lu Olo for President
“Serei Presidente de todos e para todos”

Comunicado de Imprensa
3 de Maio de 2007


O Candidato presidencial da FRETILIN, Francisco Guterres ”Lu Olo” afirmou hoje que o seu opositor Ramos Horta está a fugir às suas obrigações morais de apresentar por escrito uma declaração com o seu património.

Lu Olo, que declarou por escrito o seu património há dez dias, em 23 de Abril, disse que Ramos Horta deveria declarar por escrito todas as suas fontes de receita, património, e negócios incluindo os que possa ter com estrangeiros.

Lu Olo disse:” Ramos Horta deve declarar por escrito todo o seu património de forma a que o povo de Timor-Leste possa estar informado antes de escolher quem deverá ser Presidente da República.”

“Eu não compreendo porque Ramos Horta se recusa a declarar por escrito os seus interesses pecuniários como eu fiz. O que é que Ramos Horta está a tentar esconder ao povo de Timor-Leste?”

“Terá ele medo de que revelando o seu património por escrito, o Povo de Timor-Leste chegue á conclusão que ele está comprometido com qualquer coisa?”

“Em contraste comigo, Ramos Horta limitou-se a fazer uma declaração verbal de apenas uma parte do seu património”

“Ele não divulgou alguns dos seus bens nem qualquer montante recebido de várias fontes de rendimento, incluindo honorários, que ele admitiu receber dos seminários que fez em universidades enquanto membro do governo em missão de serviço ”.

“Ele deveria também confirmar se tem ou não uma participação em negócios - incluindo interesses num barco em Díli - com o homem de negócios australiano, Sr. Wayne Thomas que tem estreitos laços com o Sr. Shane Stone, antigo presidente do Partido Liberal Australiano com ligação ao governo de Howard”.

“Horta também não declarou as suas contas bancárias .”

“Haverá mais alguma coisa que Ramos Horta não tenha declarado?” perguntou Lu Olo.

Lu Olo ridicularizou as declarações de Horta para a imprensa de Díli segundo as quais ele teria dito que divulgaria o seu património depois de ser eleito Presidente.

“ Isso será, com certeza, tarde de mais. Isso deveria ter sido feito no inicio da campanha de modo a dar tempo ao povo para questionar a declaração” disse Lu Olo.

“Assinar uma declaração de património é uma questão de integridade e transparência. Ramos Horta não se deve esconder atrás do facto de não existir lei que obrigue a fazer esta declaração. Eu apoio as ONG’s nacionais que pediram a Ramos Horta para fazer uma declaração franca e completa do seu património.”

Lu Olo disse que Ramos Horta recusa-se a fazer uma declaração por escrito, mas ao mesmo tempo, acusa-lhe com informações falsas e incompletas sobre o seu património.

“Eu declarei todo o meu património no dia 23 de Abril de 2007. Eu não tenho outros bens. Eu fui transparente. Posso responder a quaisquer perguntas”

“Contrariamente às declarações falsas de Ramos Horta, eu não recebo nenhuma pensão de Portugal, nem possuo uma moradia. A casa da minha familia em Ossú, foi construída pela minha família, é modesta e não pode ser descrita como uma mansão mesmo pelos padrões timorenses. Ramos Horta vive numa mansão e possui, pelo menos, uma residência na Austrália.”

“Eu fiz a minha declaração de património no início da campanha como um acto voluntário e unilateral de transparência. Estou feliz por este assunto ter levantado tanto interesse. Sinto que atingi o meu objectivo e iremos legislar sobre este assunto para garantir transparência no futuro.”

“Leis em vigor, tais como as leis sobre o Petróleo e sobre o Fundo do Petróleo demonstram a disposição do Governo da FRETILIN em revelar o património do Estado”.

Para mais informações, contacte com:
Harold Moucho (assessor político de Lu Olo) (+670) 723 0048
José Manuel Fernandes (reprezentante oficial de Lu Olo para as eleições) (+670) 734 2174

2 comentários:

Anónimo disse...

Que negócios tem Ramos Horta? Qual é o seu património? Que outros rendimentos tem para além dos de membro do Governo?
É Ramos Horta um homem de confiança? Podemos mesmo confiar no patriotismo de Ramos Horta? É que ele tem mudado tantas e tão frequentes vvezes de campo que tenho dúvidas!
Podemos mesmo confiar nele, que ele não se aproveitará o cargo para proveitos pessoais e da sua carreira pessoal? Podemos ter confiança?

Anónimo disse...

É que era mesmo importante saber-se quem anda a pagar ao Horta nas conferências no circuito internacional. Será que afinal o que o Horta não quer confessar é que é um dos boys que amda pelo mundo por conta do IRI?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.