sábado, abril 28, 2007

UNMIT – MONITORIZAÇÃO DOS MEDIA - Sexta-feira, 27 Abril 2007

(Tradução da Margarida)


Relatos dos Media Nacionais

PD apoia Ramos Horta
O presidente do Partido Democrático (PD), Fernando de Araujo Lasama, disse durante a assinatura de um acordo entre o PD e Horta em 26/4, que o PD nos 13 distritos decidiu apoiar o candidato presidencial José Ramos Horta na segunda volta das eleições presidenciais. Disse que Horta tem capacidade para liderar o país e que é capaz de reconhecer pessoas e partidos políticos diferentes. (DN, TP e STL)

Governo está à espera da carta oficial do PR para parar as operações contra Alfredo
O Vice-Primeiro-Ministro Estanislau Aleixo da Silva disse que o governo não recebeu nenhuma carta oficial do Presidente Gusmão a pedir a paragem da operação contra Alfredo.

“O governo está à espera da carta oficial do presidente da República,” disse Aleixo na Quinta-feira (26/4) no Palácio das Cinzas em Caicoli, Dili, depois de se encontrar com o Presidente Gusmão. (DN)

Horta: “Quero ser o presidente dos pobres”
A campanha da segunda volta do candidato presidencial José Ramos Horta começou na Quarta-feira (25/4) em Manufahi, Aldeia Dotik sub-distrito Alas, onde disse que se for eleito presidente fará da paz e da redução da pobreza uma prioridade. (DN)

UNMIT reabilitará estradas danificadas
O Representante Especial do Secretário-Geral da ONU em Timor-Leste, Atul Khare, afirmou que a UNMIT procurará maneiras para reabilitar as estradas de modo a assegurar a segurança rodoviária e a minimizar acidentes de tráfego. (DN)

Horta pede à ISF para parar as operações contra Alfredo
O Primeiro-Ministro Horta pediu à ISF para parar a operação para capturar o foragido Reinado. Continuando a operação, a ISF estará a desafiar as decisões tomadas pelo presidente e pelo primeiro-ministro. (TP)

PDC pede a mudança do Presidente do Tribunal de Recursos
O Partido Cristão Democrático (PDC) propôs substituir o presidente do Tribunal de Recursos. O PDC disse que o Presidente actual toma decisões desadequadas.

O presidente do PDC mencionou que não foram tomadas decisões em 50 casos que foram apresentados ao Tribunal. (TP)

Alkatiri: Xanana e Ramos Horta devem ser removidos
O Secretário-Geral da Fretilin, Mari Alkatiri, disse que a remoção de Xanana e de Horta resolverá a crise do país.

“Xanana e Ramos Horta não resolverão a crise, pelo contrário aumentarão a crise,” disse Alkatiri no decurso da campanha de Francisco Lu-Olo em Manatuto na Quarta-feira (25/4). (STL)

UNMIT: os partidos políticos não devem envolver crianças na política
O Representante Especial do Secretário-Geral da ONU em Timor-Leste, Atul Khare, apelou a todos os partidos políticos para não envolverem crianças nas actividades políticas.

“Reuni-me com a CNE e o STAE e pedi-lhes para encorajarem todos os partidos políticos e líderes a evitarem envolver crianças nas actividades políticas,” disse Khare numa conferência de imprensa na Quinta-feira (26/4) no QG da UNMIT em Dili. (STL)

Pedido que o STAE e a CNE sejam credíveis
O Presidente da Comissão Conjunta da Monitorização de Eleições (KOMEG), padre Agostinho de Jesus Soares, na Quinta-feira, numa conferência de imprensa no Centro dos Media para as Eleições (EMC) em Caicoli Dili, afirmou que o STAE e a CNE devem ser credíveis e imparciais e devem evitar manipulações durante a segunda volta das eleições presidenciais

KOMEG identificou ainda alguns membros da PNTL envolvidos no processo da contagem nos centros de votação. “Alguns membros da PNTL nalguns distritos não mostraram o seu profissionalismo e independência e alguns foram votar fardados e com armas,” disse o padre Agostinho. (STL, DN e TP)

O caso da PNTL em Viqueque está sob investigação
O chefe da comissão de investigação para o caso de Viqueque, Clementino dos Reis Amaral, disse que o Comité B do Parlamento Nacional vai investigar o envolvimento de membros da PNTL em casos de intimidação da população em Uatolari, Viqueque.

Afirmou que a comissão consiste em oito membros. (STL)

...

1 comentário:

Anónimo disse...

Timor: Ramos-Horta apela à unidade nacional em congresso CNRT

O primeiro-ministro timorense e candidato às presidenciais, José Ramos-Horta, deixou hoje no congresso do Conselho Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT) uma mensagem de unidade nacional para o desenvolvimento do país.
Depois de entrar no pavilhão de Díli sob uma forte ovação dos cerca de 800 delegados do CNRT, Ramos-Horta subiu ao palco para apelar à unidade do povo e não deixou de lembrar nomes como Mário Carrascalão, governador no tempo indonésio «que salvou muitas pessoas».
Antes de entrar na sala, depois de chegar ao local do congresso numa popular «microlet» - mini-autocarros muito usados na capital timorense pelas classes mais baixas - Ramos-Horta dizia que vinha à primeira reunião nacional do CNRT com uma «mensagem de esperança».
«Esperança de um Timor-Leste melhor, mais abrangente e mais inclusivo, de que podemos superar esta crise desde que todos nós saibamos ser muito tolerantes e humildes», afirmou.
Sublinhando não estar no congresso como apoiante do partido, mas sim da evolução do «processo democrático», Ramos-Horta disse também querer passar a mensagem de que o «CNRT não surge para combater a Freilin enquanto partido, mas para o combate de ideias e de alternativas para o país» e que o partido «vai procurar também abranger a própria Fretilin na governação do país».
«É isto que eu acho que é vital, porque em nenhum de nós se esgotam as verdades ou se esgotam as soluções. Só com a conjugação de todas as boas vontades é que podemos realmente mobilizar os recursos e as boas vontades para este país arrancar», acrescentou.
«E tem todas as condições para dar um grande arranque social e económico», afirmou Ramos-Horta.
O líder do Governo timorense, que tem mandato suspenso para participar na campanha eleitoral da segunda volta das presidenciais, disse também ter-se deslocado ao congresso para pedir o apoio dos delegados à sua candidatura e considerou «importante» ter surgido um novo partido que, a par dos outros, é «extremamente importante para o fortalecimento da democracia em Timor-Leste e para um maior equilíbrio no Parlamento Nacional».
«O CNRT, tudo indica, promete ser uma enorme força política que pode ter um equilíbrio salutar com a Fretilin e com os outros partidos», afirmou, salientando que é possível que o partido vença as eleições, embora tenha sempre de fazer acordos com mais uma ou duas forças políticas para governar.
«No caso do CNRT, se eu compreendi bem o pensamento do presidente Xanana Gusmão e das suas intenções, ele queria ou quererá formar um Governo de Unidade Nacional com muita inclusão de pessoas independentes, tecnocratas e vai buscar também bons quadros da Fretilin», disse ao salientar que a «Fretilin tem »elementos muitos bons, muito válidos«.
Diário Digital / Lusa
28-04-2007 9:53:00
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=273779

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.