sábado, abril 28, 2007

Lu Olo exige acção sobre os peticionários

Francisco Guterres Lu Olo para Presidente
“Serei Presidente de todos e para todos”

Comunicado de Imprensa
28 de Abril de 2007


“ A democracia e a justiça para todos requerem a verdade e a cura”, disse o candidato presidencial da FRETILIN, Franscisco Guterres Lu’Olo. “Esta deve ser a primeira lição de construir uma paz sustentável numa nação a recuperar de um conflito violento.”

No aniversário da manifestação dos chamados Peticionários em 28 de Abril de 2006, que atirou Timor-Leste para o caos e violência, Lu’Olo apelou a todas as partes para não fazerem política sobre este assunto. Num comício em Aileu, disse aos jornalistas para serem cuidadosos ao examinar o que foi dito pelo PM Horta sobre as compensações para os Peticionários.

Peticionários são o grupo de 591soldados das F-FDTL que foram dispensados do exército em Março de 2006 depois de terem abandonado os quartéis reivindicando serem vitimas de descriminação.

Lu Olo reforçou a importância dos três orgãos do Estado, nomeadamente o Presidente da República, o Parlamento Nacional e o Governo de terem que trabalhar em unidade para encontrarem uma saída justa e definitiva para as preocupações dos peticionários.

“Nós precisamos de tratar a questão dos peticionários responsável e institucionalmente. Há um relatório da Comissão de Notáveis com recomendações. Este relatório foi entregue ao primeiro Ministro Ramos Horta na primeira semana de Fevereiro de 2007. Apesar de eu ter recebido uma cópia do relatório, o Parlamento Nacional ainda está à espera que o Primeiro Ministro Horta faça as suas recomendações. O Parlamento não pode resolver esta questão até que as propostas do primeiro ministro sejam recebidas. Que eu saiba, Horta ainda não distribuiu nem sequer distribuiu ou discutiu o relatório com o Conselho de Ministros, e certamente não fez nenhuma proposta para resolver esta questão. Porque este atraso? O público tem o direito de saber o que a Comissão descobriu”.

A Comissão de Notáveis, presidida pela Ministra Ana Pessoa, foi nomeada pelo então Primeiro Ministro Mari Alkatiri em Abril de 2006. Esta comissão levou a cabo uma profunda investigação sobre as alegações dos peticionários durante vários meses.

“Devemos ser cuidadosos em não causar uma nova ferida para curarmos outra”, advertiu.” Se nós decidirmos compensar os peticionários, qual será o impacto nos outros soldados?”, perguntou. “ Primeiro que tudo, para resolver um problema devemos compreender as suas causas mais profundas. Havia substância nas suas reivindicações?”

E acrescentou: “ Precisamos de ouvir a Comissão para saber a verdade. Há necessidade de se ser transparente em vez de explorar um assunto para ganhos políticos. O nosso dever é prevenir conflitos futuros de forma a sarar as divisões que os conflitos dos ultimos meses criaram.

Lu’Olo, que foi comandate das FALINTIL durante 24 anos, seguiu de perto o caso dos peticionários desde Fevereiro de 2006. “ As F-FDTL são uma instituição chave, instituida sob o artigo 146 da nossa Constituição. Eu continuarei a trabalhar com e a apoiar todos os órgãos de soberania de modo a encontrar uma solução justa e definitiva que assegure que a integridade das F-FDTL seja mantida”.

Para mais informações, contacte:
Harold Moucho (Assessor Político de Lu Olo) (+670) 723 0048 (Dili)
Jose Manuel Fernandes (Representante oficial de Lu Olo para a CNE) (+670) 734 2174 (Dili)


http://www.luolobapresidente.blogspot.com
http://luolo.blogspot.com
http://luolo.blogspot.com
http://www.timortruth.com

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.