sábado, abril 28, 2007

Sampaio é "profundo humanista e universalista" - José Ramos-Horta

Díli, 27 Abr (Lusa) - O ex-Presidente português Jorge Sampaio é um "profundo humanista e universalista" e a melhor escolha para alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações, disse hoje à agência Lusa o primeiro-ministro timorense, José Ramos-Horta.

"O secretário-geral Ban Ki-Moon não podia ter feito melhor escolha. O dr. Jorge Sampaio é um profundo humanista, universalista, conhecedor das grandes civilizações, culturas e sensibilidades humanas e políticas, poliglota e creio que é a melhor pessoa que podia ter sido escolhida (...) para esse cargo", afirmou o Nobel da Paz e candidato às eleições presidenciais timorenses.

Ramos-Horta acrescentou que "Timor-Leste quer participar activamente" nas acções que forem desenvolvidas por Jorge Sampaio ao mesmo tempo que, em nome pessoal, o candidato à chefia da mais nova Nação do mundo irá procurar ser um "colaborador activo de Jorge Sampaio neste diálogo das civilizações".

Numa nota emitida quinta-feira pelo seu gabinete, Jorge Sampaio dava conta de que iria ser o primeiro alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações, cargo que irá ocupar a convite do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.

O convite ao ex-chefe de Estado foi feito directamente por Ban Ki-Moon, ficando Jorge Sampaio com um cargo equiparável, no sistema das Nações Unidas, a sub-secretário-geral.

A decisão do secretário-geral da ONU resulta de um relatório redigido por um Grupo de Alto Nível, que em Novembro de 2006 apresentou as suas conclusões sobre a "Aliança das Civilizações".

O relatório preconizava a nomeação de um alto representante das Nações Unidas com o objectivo de dar visibilidade e continuidade ao projecto da Aliança das Civilizações e de superintender a aplicação das recomendações contidas no documento.

A Aliança das Civilizações, uma iniciativa lançada em Agosto de 2005 pelo antigo secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan, conta com o co-patrocínio dos primeiros-ministros de Espanha e da Turquia.

"Justificando-se pelo aumento de tensões no mundo, do extremismo e de conflitos de raiz política, cultural e religiosa, a Aliança das Civilizações pretende ser um contraponto ao propalado choque de civilizações, que ameaçaria a paz e a estabilidade no mundo, e que nomeadamente oporia de forma inexorável as sociedades ocidental e muçulmana", refere o gabinete de Jorge Sampaio.

Sampaio irá ter, entre várias funções, as da promoção de iniciativas políticas para fomentar o diálogo e compreensão entre os povos no respeito pela diversidade das suas culturas, civilizações e religiões, bem como contribuir para o reforço da vontade política colectiva em abordar os problemas e desequilíbrios mundiais de forma concertada.

Está ainda previsto que o secretário-geral das Nações Unidas possa solicitar a colaboração do alto representante para a Aliança das Civilizações em períodos de crise, perante focos de conflitos causados por tensões culturais.

"No âmbito desta missão que lhe é agora confiada, o Dr. Jorge Sampaio reportará directamente ao secretário-geral, trabalhando em estreita colaboração com uma equipa 'ad-hoc' das Nações Unidas, que lhe dará todo o apoio administrativo, logístico e financeiro", refere o gabinete do ex-Presidente.

Segundo a mesma nota, "o alto representante deverá muito em breve debruçar-se sobre um plano de acção, preparado pelo Grupo de Alto Nível, que, depois de ajustado às suas próprias concepções e visão, apresentará ao secretário-geral das Nações Unidas".

Jorge Sampaio acumulará estas funções com as de enviado especial para a Luta contra a Tuberculose até Maio do próximo ano, data do fim deste mandato.

JCS/MSP-Lusa/fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.