sexta-feira, abril 27, 2007

The UNMIT Deputy Special Representative conducts assessment visits throughout the western part of the country ahead of run-off elections

UNMIT
27 April 2007

Dili, Timor-Leste – The Deputy Special Representative of the Secretary-General for Governance Support, Development and Humanitarian Coordination, Mr. Finn Reske-Nielsen, has travelled to Oecussi, Bobonaro and Covalima Districts, in the western part of the country, to meet with the local authorities and to assess the current situation on the ground ahead of the run-off Presidential Election next month.

The DSRSG explored the possibility to further improve the electoral process by taking into account the lessons learnt from the first round of presidential elections. “We are well aware of the difficulties you are facing in some remote areas and UNMIT will do its best to assist you in the run-off,” Mr. Reske-Nielsen said.

In Suai, Covalima District, the Deputy Special Representative was welcomed by the Deputy District Administrator, Mr. Francisco Mendonça da Costa, and other heads of various district departments. They expressed their appreciation for the visit and UNMIT’s concern for the district.

Mr. Reske-Nielsen also expressed UNMIT satisfaction for the conduct and the high turn out of the April 9 Presidential Election and commended the electoral staff and the PNTL for their assistance. He also acknowledged the peaceful climate that prevailed among the local population.

During the visit, the DSRSG also met with the UN staff deployed in those districts. Mr. Finn Reske-Nielsen was accompanied by the Deputy Police Commissioner, Hermanprit Singh and other senior UN officials.


For further information please contact UNMIT spokesperson Allison Cooper on +670 7230453

3 comentários:

Anónimo disse...

ONU: Ramos-Horta apoia nomeação de Jorge Sampaio

O ex-presidente português Jorge Sampaio é um «profundo humanista e universalista» e a melhor escolha para alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações, disse hoje à agência Lusa o primeiro-ministro timorense, José Ramos-Horta.
«O secretário-geral Ban Ki-Moon não podia ter feito melhor escolha. O dr. Jorge Sampaio é um profundo humanista, universalista, conhecedor das grandes civilizações, culturas e sensibilidades humanas e políticas, poliglota e creio que é a melhor pessoa que podia ter sido escolhida (...) para esse cargo», afirmou o Nobel da Paz e candidato às eleições presidenciais timorenses.
Ramos-Horta acrescentou que «Timor-Leste quer participar activamente» nas acções que forem desenvolvidas por Jorge Sampaio ao mesmo tempo que, em nome pessoal, o candidato à chefia da mais nova Nação do mundo irá procurar ser um «colaborador activo de Jorge Sampaio neste diálogo das civilizações».
Numa nota emitida quinta-feira pelo seu gabinete, Jorge Sampaio dava conta de que iria ser o primeiro alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações, cargo que irá ocupar a convite do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.
O convite ao ex-chefe de Estado foi feito directamente por Ban Ki-Moon, ficando Jorge Sampaio com um cargo equiparável, no sistema das Nações Unidas, a sub-secretário-geral.
A decisão do secretário-geral da ONU resulta de um relatório redigido por um Grupo de Alto Nível, que em Novembro de 2006 apresentou as suas conclusões sobre a «Aliança das Civilizações».
O relatório preconizava a nomeação de um alto representante das Nações Unidas com o objectivo de dar visibilidade e continuidade ao projecto da Aliança das Civilizações e de superintender a aplicação das recomendações contidas no documento.
A Aliança das Civilizações, uma iniciativa lançada em Agosto de 2005 pelo antigo secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan, conta com o co-patrocínio dos primeiros-ministros de Espanha e da Turquia.
«Justificando-se pelo aumento de tensões no mundo, do extremismo e de conflitos de raiz política, cultural e religiosa, a Aliança das Civilizações pretende ser um contraponto ao propalado choque de civilizações, que ameaçaria a paz e a estabilidade no mundo, e que nomeadamente oporia de forma inexorável as sociedades ocidental e muçulmana», refere o gabinete de Jorge Sampaio.
Sampaio irá ter, entre várias funções, as da promoção de iniciativas políticas para fomentar o diálogo e compreensão entre os povos no respeito pela diversidade das suas culturas, civilizações e religiões, bem como contribuir para o reforço da vontade política colectiva em abordar os problemas e desequilíbrios mundiais de forma concertada.
Está ainda previsto que o secretário-geral das Nações Unidas possa solicitar a colaboração do alto representante para a Aliança das Civilizações em períodos de crise, perante focos de conflitos causados por tensões culturais.
«No âmbito desta missão que lhe é agora confiada, o Dr. Jorge Sampaio reportará directamente ao secretário-geral, trabalhando em estreita colaboração com uma equipa ad-hoc das Nações Unidas, que lhe dará todo o apoio administrativo, logístico e financeiro», refere o gabinete do ex-Presidente.
Segundo a mesma nota, «o alto representante deverá muito em breve debruçar-se sobre um plano de acção, preparado pelo Grupo de Alto Nível, que, depois de ajustado às suas próprias concepções e visão, apresentará ao secretário-geral das Nações Unidas».
Jorge Sampaio acumulará estas funções com as de enviado especial para a Luta contra a Tuberculose até Maio do próximo ano, data do fim deste mandato.
Diário Digital / Lusa
27-04-2007 11:30:27
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=273628

Anónimo disse...

Timor-Leste: Ramos Horta denuncia ameaças a eleitores

O candidato presidencial José Ramos Horta denunciou hoje em conferência de imprensa «ameaças» e «intimidações» alegadamente praticadas por elementos da Fretilin que pretendem comprar os cartões de eleitor de cidadãos opositores à candidatura do partido.
Sublinhando que tem vindo a receber denúncias concretas de populares, José Ramos Horta apelou a que «todos os que tenham sido contactados ou tenham conhecimento de acções praticadas por grupos» contactem as autoridades, a presidência da República ou o próprio candidato para que os autores sejam identificados.
Ramos Horta disse estar «convencido» que tanto Francisco Guterres «Lu Olo», o candidato da Fretilin e presidente do Parlamento Nacional, como Mari Alkatiri, ex-primeiro-ministro e secretário-geral da Fretilin, «não sabem do assunto».
«Não acredito que sancionem» [o que está a acontecer], afirmou Ramos Horta.
O candidato acrescentou que a actuação destes grupos de artes marciais «radicais da Fretilin», que ameaçam, intimidam e pagam entre cinco a vinte dólares norte-americanos pelo cartão de eleitor para que as pessoas não votem, «é um sinal» de que aprenderam que «não podem confiar no timorense que recebe dinheiro e depois não vota no candidato que eles querem».
«Estes grupos andam com milhares de dólares e assim compram o cartão de eleitor, convencendo as pessoas de que estas não podem votar», disse, ao sublinhar que todo o processo «é triste porque estão a comprar o direito de voto dos que nada têm».
«Exploram a miséria e a pobreza das pessoas», afirmou alertando também que foram alvo de abordagens pelos alegados membros da Fretilin de que «podem votar com outros documentos».
O chefe do Governo, que suspendeu funções para participar na campanha eleitoral da segunda volta das presidenciais timorenses que está a disputar com Francisco Guterres «Lu Olo», reagiu também a uma conferência de imprensa de alguns dos seus ministros descontentes com declarações de Ramos Horta em críticas à sua actuação, sublinhando que apesar de ser primeiro-ministro «o poder está no farol», numa alusão a que as decisões politicas continuam a ser tomadas sempre com o acordo de Mari Alkatiri.
Na conferência de imprensa, Ramos Horta falou também da declaração de rendimentos apresentada pelo seu opositor e lembrou que em 2001, quando a ONU fez uma proposta idêntica aos políticos timorenses, ele foi o único a «apresentar tal declaração por escrito a Sérgio Vieira de Mello».
No entanto, Ramos Horta explicou detalhadamente como conseguiu comprar a sua casa em Díli e uma casa em Sydney onde vive a mãe e alguns familiares, o que fez ao dinheiro do Prémio Nobel da Paz, à medalha «em ouro» que lhe foi atribuída pelo Nobel e quais os rendimentos, «poucos», que ainda consegue obter dos livros que escreveu e das conferências que fez.
Diário Digital / Lusa
27-04-2007 9:40:31
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=273584

Anónimo disse...

Tradução:

O Vice-Representante Especial da UNMIT conduz visitas de avaliação pela parte oeste do país antes da segunda volta das eleições
UNMIT
27 Abril 2007

Dili, Timor-Leste – O Vice-Representante Especial do Secretário-Geral para Apoio à Governação, Desenvolvimento e Coordenação Humanitária, Sr. Finn Reske-Nielsen, viajou para os Distritos de Oecussi, Bobonaro e Covalima, na parte oeste do país, para se encontrar com as autoridades locais e para avaliar a situação corrente no terreno antes da segunda volta das Eleições Presidenciais no próximo mês.

O Vice-SRSG explorou a possibilidade de melhorar mais o processo eleitoral levando em consideração as lições aprendidas na primeira volta das eleições presidenciais. “Conhecemos bem as dificuldades que enfrentam nalgumas áreas remotas e a UNMIT fará o melhor para vos assistir na segunda volta,” disse o Sr. Reske-Nielsen.

Em Suai, no Distrito de Covalima, o Vice-Representante Especial foi recebido pelo Vice-Administrador do Distrito, Sr. Francisco Mendonça da Costa, e outros responsáveis de vários departamentos do distrito. Expressaram apreço pela visita e preocupações da UNMIT pelo distrito.

O Sr. Reske-Nielsen também expressou a satisfação da UNMIT pela condução e elevada participação nas Eleições Presidenciais em 9 de Abril e louvou os funcionários eleitorais e a PNTL pela sua assistência. Reconheceu ainda o clima pacífico que prevaleceu entre a população local.

Durante a visita, o Vice-SRSG encontrou-se também com funcionários da ONU destacados nesses distritos. O Sr. Finn Reske-Nielsen foi acompanhado pelo Vice-Comissário da Polícia, Hermanprit Singh e outros funcionários de topo da ONU.


Para mais informação por favor contacte a porta-voz da UNMIT Allison Cooper no +670 7230453

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.