sábado, abril 28, 2007

O golpe começou há um ano.

Este é um dia de luto.

6 comentários:

Anónimo disse...

"à" leva "H"

Anónimo disse...

What goes around, will come around!
Os golpistas cobardes que se escondem atraz de suposta honestidade, ja tem os dias contados! O Povo de Timor na sua maioria e iliterado, mas nao e estupido nem burro, por isso digo que os dias ja estao contados!

FOTEMAKARIBA

Anónimo disse...

Através de consórcio liderado pela Eni (ACT.) 2007-04-26 18:07
Galp entra na exploração de petróleo em Timor e Moçambique

Tiago Silva, Diário Económico

A Galp Energia anunciou hoje que assinou com a italiana Eni, a sua maior accionista com 33,34%, dois contratos para a aquisição de 10% nas concessões de direitos de propecção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo em cinco blocos em Timor e um em Moçambique.


A Galp Energia vai, deste modo, passar a deter 10% de cada consórcio, ambos operados pela empresa italiana.

Os blocos de Timor atribuem direitos de exploração em cinco áreas distintas, localizadas 'offshore', totalizando uma área conjunta de mais de 12.100 km2. Estes blocos encontram-se em profundidades de água que vão dos 0 aos 2.000 metros.

O período das concessões atribuídas é de sete anos para a fase de exploração e de 25 anos para a fase de produção.

Durante os primeiros três anos o consórcio obriga-se a realizar, nos blocos em Timor, trabalhos de aquisição de linhas sísmicas, e casos os trabalhos sejam positivos e resultem na descoberta de acumulações comerciais de hidrocarbonetos, o consórcio passará então à fase de produção.

O bloco em Moçambique, também localizado 'offshore' em profundidades que atingem os 2.000 metros, tem uma área total de cerca de 17.000 Km2, um período de exploração de oito anos e de 30 anos para a fase de produção.

Durante os primeiros quatro anos, o consórcio obriga-se a realizar trabalhos de aquisição de sísmica e sua interpretação.

O consórcio para a exploração em Timor é constituído pela ENI (operadora com uma participação de 90%) e a Galp Energia (10%). Em Moçambique, o consórcio é constituído pela ENI (operadora com uma participação de 80%), a Galp Energia (10%) e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (10%).

Na exploração offshore, para além da participação nos blocos em Timor e Moçambique, a Galp Energia está também presente em Angola (quatro blocos), Portugal (três blocos) e no Brasil (10 blocos). Ao nível da exploração onshore, a Galp Energia detém uma participação no Bloco Cabinda Centro, em Angola, e em 44 blocos no Brasil.

As acções da Galp terminaram a sessão de hoje a perderem 0,51% para os 7,82€.
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/nacional/empresas/pt/desarrollo/968627.html

Anónimo disse...

E foi interessante nao? Que o congresso da CNRT foi marcado exatamente no dia do inicio do golpe. E quem disse que nao ha conspiracoes? E quem disse que a CNRT nao nasceu do golpe? Nasceu sim meus senhores. E agora ja sabemos que todos os golpistas estao juntos. Todos. Do Banana ate o Rato Palhaco Horta que acabou de ser cilindrado pelo Lu Olo no debate publico.

Anónimo disse...

E foi interessante nao? Que o congresso da CNRT foi marcado exatamente no dia do inicio do golpe. E quem disse que nao ha conspiracoes? E quem disse que a CNRT nao nasceu do golpe? Nasceu sim meus senhores. E agora ja sabemos que todos os golpistas estao juntos. Todos. Do Banana ate o Rato Palhaco Horta que acabou de ser cilindrado pelo Lu Olo no debate publico.

Anónimo disse...

se forem investigar vão chegar à conclusão que o golpe deu o primeiro passo à luz do dia, em 8 de Fevereiro de 2006... mas o mal estar era antigo.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.