segunda-feira, novembro 27, 2006

De um leitor

Comentário no post "De um leitor":

Era importante que, com o aproximar do calendário eleitoral se começasse a ver fazer política a quem a deve fazer: os partidos políticos.

Na prática até agora quem se tem visto a chefiar a oposição é o Presidente Xanana (algo incompreensivelmente, pois o seu papel seria o de apoiar institucional ao Governo) e a Igreja Católica (que apesar de tudo tem andado mais calada e que se espera que atente nas palavras do papa Bento XVI: a fé é racional e agir irracionalmente é afastarmo-nos de Deus - que foi o que se passou com alguns padres que entraram em histeria em Abril e Maio...).

Era importante que os líderes largassem os discursos inflamados mas inócuos, emocionais e nada racionais e discutissem o que é de facto importante: as estratégias para o desenvolvimento de Timor-Leste.

O dinheiro está aí a começar a chegar (e isso até tem parecido um mal, pois a cobiça parece ter tomado conta de algumas cabeças que só falam e pensam nos balúrdios do pretróleo..) e é importante que se pense e diga e se assuma o compromisso com o povo do que é que se vai fazer com ele.

Na saúde: a estratégia do governo tem sido certa: a formação de timorenses médicos em Cuba, o ter trazido médicos Cubanos para Timor-Leste, a construção da maternidade, e de centros de saúde.

Ao nível da educação a estratégia também tem sido segura: formação de professores, de escolas, a criação da rede de refeições escolares...

Mais propostas: ao nível das infra-estruturas, e inevitavelmente da segurança e da defesa e do emprego...

Discutir ideias e estratégias e não pessoas isso é que era importante...

O maior desafio que se vai pôr ao próximo governo vai continuar a ser a da boa governação (para que os recursos que aí vêm não sejam desperdiçados...).

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.