sexta-feira, outubro 20, 2006

PM Ramos-Horta é recebido na próxima semana pelo Papa Bento XVI

Díli, 20 Out (Lusa) - O primeiro-ministro timorense, José Ramos-Horta, vai ser recebido na próxima semana em audiência pelo Papa Bento XVI, anunciou hoje o seu gabinete, em comunicado de imprensa enviado à Agência Lusa.

A audiência vai realizar-se no âmbito de uma deslocação de Ramos-Horta a Itália, onde participará numa conferência internacional sobre Comunicação e Desenvolvimento, na qual deverá ainda participar o antigo presidente russo Mikhail Gorbatchev.

"Sinto-me honrado com a possibilidade de ser recebido em audiência por Sua Santidade Papa Bento XVI, com quem pretendo debater vários assuntos, particularmente os passos que estão a ser dados para ajudar os pobres em Timor-Leste", lê- se no comunicado.

Durante a estada no Vaticano, o chefe do governo timorense vai ainda reunir-se ainda com o secretário de Estado do Vaticano. Ramos-Horta parte para Itália na próxima segunda-feira e o regresso está marcado para uma semana depois.

O Papa Bento XVI lançou no passado 31 de Maio um apelo para a pacificação e o regresso à normalidade em Timor-Leste, no âmbito da crise desencadeada em Abril, e pediu à Igreja Católica que ajude os milhares de deslocados no país.

O chefe da Igreja Católica, maioritária em Timor-Leste fez o apelo no final da audiência pública das quartas-feiras, salientando que o seu pensamento estava com Díli, "que nesses dias sofreu tensões e violências que causaram vítimas e destruição".

EL-Lusa/Fim

.

10 comentários:

Anónimo disse...

É incrível como em cinco meses como Primeiro Ministro JRHorta já foi à Noruega, ao Kuweit, a Nova Iorque, à Austrália e agora ao vaticano!Como Timor Leste é um pais rico, pode dar-se ao luxo de o seu primerio ministro viajar todos meses (pelo menos uma vez) para o estrangeiros!

Anónimo disse...

Horta passeia e procura ganhar creditos enquanto o povo vai sofrendo. Sao assim os nossos "herois" da diplomacia. O vicio ganho durante os 24 anos de trabalho diplomatico permanece nas suas formas de actuar. O povo mal tem que chegue para comer, mas os nossos lideres viajam em primeira classe e passeiam a sua "classe"pelo mundo. A vida e muito curtinha. Enquanto ha dinheiro do povo, e preciso gasta-lo. O povo que se...lixe.

Anónimo disse...

Já foi à Noruega e ao Kuweit, entre outros.

Não são estes os países "comunistas" que o Mari Alcatiri tinha escolhido entre tantos outros como sendo seus parceiros?

Ainda falta a anunciar a visita de RH ou Alexandere Gusmão a Cuba em breve.

Anónimo disse...

É curioso. É bem verdade que essas visitas são um facto mas por estranho que me possa parecer, Mari Alkatiri não tendo por hábito esse género de práticas, tenha mantido o povo no estado de miséria que manteve e está não tendo saído em visitas similares mas sim tendo permanecido no terreno. É obra!

Estão a desviar a atenção das responsabilidades que deveriam assumir e que teimam em não o fazer? Assim a queda vai continuando...

Anónimo disse...

Mas o problema é esse: em Timor Leste está quase tudo por fazer. É preciso trabalhar tanto. E o PM o que faz? Passeia-se pelo vaticano...

Anónimo disse...

Seus invejosos. A reclamarem neste blog nao lhes da direito a viajar seus malandros porque nao concorrerem [para PM.

Anónimo disse...

Sim o problema é mesmo estar tudo por fazer em Timor-Leste... um ciclo vicioso: de quem é a culpa?

Do Vaticano? Ponham-se a pau que a visita ao Vaticano é muito bem aplicada no sentido até de que jamais Alkatiri ali iria, deduzo. Para que será a visita? Bem lá poderia ter ido Alkatiri, ao menos assim sempre era capaz de se aproximar um pouco do povo timorense com esse acto, apesar de no terreno a distância entre ele (MA) e o dito povo haver uma grande valeta... por culpa exclusiva do primeiro. Além de "não passear" pelo estrangeiro também não o fazia com preocupações para resolver os problemas do seu povo... uma chatice completa com consequências políticas seguramente, fora o resto.

Anónimo disse...

O seu contacto (de MA) era muito mais eficaz na preparação para o futuro... esqueceu-se do presente? Esqueceu-se que a barriga das pessoas exige que comam, quando o têm comida, todos os dias?!

Aprofundou apenas a grande assimetria entre "os ricos e os pobres" em Timor-Leste.

Isso sai sempre um bocado caro.

Anónimo disse...

E já se esqueceram que o laureado também esteve uma semana nos USA num evento do Peace Corps? Aliás na Noruega a visita também foi na função de laureado, ou já não se lembram? Ele nem sequer fez segredo disso...

Anónimo disse...

anonimo "Seus invejosos. A reclamarem neste blog nao lhes da direito a viajar seus malandros porque nao concorrerem [para PM.

Sexta-feira, Outubro 20, 2006 10:42:36 PM "

primeiro ministro e apontado por o partido vencedor nas eleicoes, nao se concorre para primeiro ministro, ou tamben estas a espera que o presidente escolha o PM.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.