sexta-feira, outubro 20, 2006

Peters apela a uma resposta cautelosa ao relatório da ONU sobre Timor-Leste

Tradução da Margarida.

1.00pm Quinta-feira Outubro 19, 2006

O Ministro dos Estrangeiros Winston Peters está a apelar aos jogadores chave em Timor-Leste para responderem "cautelosa e positivamente" ao relatório da ONU sobre a violência que abalou anteriormente, neste ano o país.

A ONU emitiu o seu relatório sobre o desassossego ontem, dizendo que o antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri e o seu governo são largamente culpados.

Recomenda mais investigações para determinar se o Sr Alkatiri tem alguma responsabilidade criminal.

Timor-Leste caiu no caos em Abril e Maio a seguir à demissão de 600 soldados pelo Sr Alkatiri, um gesto que dividiu as forças armadas e mais tarde se espalhou em guerra de gangs que deixaram pelo menos 33 pessoas mortas e puseram 150,000 a fugirem das suas casas.

Mr Peters disse hoje que havia um número de conclusões muito sérias no relatório.

"A justiça e a responsabilidade são partes importantes do diálogo político e na reconciliação social," disse numa declaração.

"O relatório, se for gerido com cuidado e construtivamente, pode dar uma contribuição para esses processos."

Mr Peters disse que as tarefas sugeridas no relatório podem estar para além da capacidade corrente do sistema judicial do Estado e do país.

"A Nova Zelândia, ao lado do resto da comunidade internacional, vai ver o que pode fazer para apoiar essas instituições frágeis," disse.

- NZPA

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.