domingo, setembro 17, 2006

Dos leitores

Tradução da Margarida.


É fácil confirmar esta história.

Arranje um jornalista para visitar a prisão de Becora e tenha uma conversa com Abilio Mesquita.

Abilio foi o comandante operacional da polícia de Dili. Só para confirmar se ele fez estas declarações ou não. Se ele fez, então pode mover-se para confirmar a sua história.

Arranje uma entrevista com os dois bispos. São os homens de Deus que prometeram ter uma vida pia e dizer a verdade. Não mentirão. E arranje uma entrevista com o próprio Xanana para confirmar.

Entreviste também TMR, Koliaty, Ular, Falur e Lere para confirmar a sua história, se realmente ele lhes telefonou nesse dia.

Ou, a melhor coisa é talvez esperar pela conclusão da investigação da ONU.

.

14 comentários:

Anónimo disse...

Isto eh um grande disparate! Confirmacao?? Se eh tao facil confirmar, nao o que o Mausoko disse mas o que ele disse eh verdade porque nao acusam formalmente o PR? Com tantos "doutores" da lei na Fretilin deixariam uma destas passar? Nao venham com historias da carochinha!
Esta mais que visto que como nao conseguem incriminar o PR passam a difamacao para manchar a reputacao do PR perante a opiniao publica.
Mas nao vai resultar porque o povo nao eh parvo! Em relativa comparacao aos outros lideres o povo sempre acreditara mais no PR Xanana do que no grupo de Maputo e os seus lacaios.

Anónimo disse...

Pois fias-te e vais-te fiando nisso...

Anónimo disse...

anonimo "7:29:03 PM Mas nao vai resultar porque o povo nao eh parvo! "

sim o povo nao e parvo, mais se eles acrideten mais no PR do que a lideranca da fretilin, duvido!

Durante as eleicoes de 2002 eu estive em timor, e dei umas voltas nas aldeias qualquer sitio que eu ia, eu perguntava sempre a mesma pergunta (ita hanoin vota ba se)"quen voces vao votar", e a resposta era sempre a mesma "nos nao podemos dizer porque o nosso voto e secreto, mas nos sabemos quen morreu ao nosso lado." tudo pode acontecer mais o povo sempre vai acreditar fretilin. nao sou de partido nenhun essa e minha opiniao

Anónimo disse...

O anonimo anterior tem toda a razao. Mas cautela, quando o povo disse saber quem morreu ao lado deles, teve mais a ver com os partidos que concorriamna altura. E a FRETILIN foi a que sempre esteve a 'morrer ao lado' do povo, comparando com o PSD, PD e outros. Ja diferente e quando se fala de escolher entre FRETILIN Maputo e Xanana. Aqui o povo tambem sabe quem sempre esteve ao lado deles durante os durissimos anos de Ocupacao Indonesia.

Anónimo disse...

A Fretilin é só uma Anónimo das 10:09:21 PM. Não acha que é altura de se deixar de divisionismos serôdios e apatetados?

Anónimo disse...

Margarida,
Divisionismos serôdios e apatetados? Mas nao e do seio da propria FRETILIN que isto transparece? Falo da perspectiva do povo eleitor. Nao ha duvidas de que as simpatias estao com aquele que sempre morreu ao lado do povo. Mas quando este se comeca com os divisionismos internos, o Povo nao sera parvo na sua proxima escolha!

Anónimo disse...

Esses eurocentristas julgam que sao donos da democracia. Quando em Portugal o Dr. Alegre do PS se candidata ao mesmo tempo que o candidato oficial do Partido, o Dr Soares, para a Presidencia da Republica, isto eh salutar, eh democracia. Quando o Dr. Marques Mendes eh criticado pelos seus colegas do PSD, tambem eh natural e salutar, porque eh democracia.
Mas a mesma situacao se passa num detrminado Partido no chamdo terceiro mundo, esses eurocentristas mundam de opiniao, ai ja ha divisao, discordia e tudo o mais. Infelizmente nos paises como o nosso temos os politicos que temos! Lembro-me que o Dr. Mario Soares tera afirmado um dia que um politico deve ser sobretudo culto. O que nao acontece com a maioria dos nosso politicos. A maioria dos nosso politicos, sao politicos do tacho, sem nenhuma visao de futro para o nosso Povo e nosso Pais. O que tera levado o Sr PR de Timor a optar por um golpe de Estado?

Anónimo disse...

Anónimo das 10:33:27 PM: Agora o Anónimo das 10:09:21 PM é a Fretilin? Tenha juízo. E metam de vez na cabeça que a Fretilin é só uma. Repito, deixem-se de divisionismos serôdios e apatetados e vão dividir para onde quiserem mas deixem a Fretilin em paz.

E não se esqueçam de que já há muitos, muitos anos o Abraham Lincoln dizia: "Podes enganar toda a gente algumas vezes, e algumas pessoas todo o tempo, mas não consegues enganar toda a gente todo o tempo".

Anónimo disse...

Achan que o TMR eh assim tao estupido que depois de ter sido avisado que a casa dele iria ser atacado por ordens do PR, deixava la os seus filhos ainda pequeninos?!... Esta historia do Mausoko parece-me muito mal inventada e contada. So por ser contra o Xanana eh que o Mausoko mereceu a visita de Hasegawa? Ja agora mais uma vizitinha ao Rogerio para que este conte aos jornalistas estrangeiros que tambem foi o Xanana quem mandou distribuir armas aos esquadroes da morte criados pelo Boss Alkatiri. Nao me lixem com essas historietas.

Anónimo disse...

Este Anónimo das 3:05:59 PM esquece-se que por negociata secreta do Horta e Xanana e à revelia do Governo quando os Australianos desembarcaram as F-FDTL ficaram obrigatoriamente acantonadas? E esquece-se que os Australianos desembarcaram a 25 de Maio e que alguns já lá estavam ainda antes?

Anónimo disse...

"Durante as eleicoes de 2002 eu estive em timor, e dei umas voltas nas aldeias qualquer sitio que eu ia, eu perguntava sempre a mesma pergunta (ita hanoin vota ba se)"quen voces vao votar", e a resposta era sempre a mesma "nos nao podemos dizer porque o nosso voto e secreto, mas nos sabemos quen morreu ao nosso lado." tudo pode acontecer mais o povo sempre vai acreditar fretilin."

E eu que pensava que as eleições de 2002 tinham sido para a Presidência da República....

E que Xanana concorria sem ser candidato por partido nenhum, tendo expressamente recusado ser candidato pela FRETILIN. E mesmo assim arrecadou 83% dos votos.

E que se calhar, a expressão "os que morreram ao nosso lado" tinha a ver com o facto de Xanana ter estado sempre no mato com o povo...

Andei enganado. De acordo com o anónimo de Domingo, Setembro 17, 2006 8:46:39 PM, as eleições de 2002 foram para eleger partidos e foi justamente esta direcção da FRETILIN que andou a "morrer" com o povo.

Vivendo e aprendendo.

Anónimo disse...

Por mais volta que se lhe dê aquilo que se mantém neste belo blog é a teoria da defesa da FRETILIN. Sendo assim alguém consegue explicar porque o fazem? Qual é o objectivo perante a realidade da vergonha que se passa em Timor-Leste desde que a FRETILIN chegou ao Poder?

É matê-la no Poder durante mais quanto tempo? qual é o objectivo? Que foi a mais votada e que o país está na m**** que está? Que lindo!

Tenham vergonha!

Anónimo disse...

margarida das 2006 5:23:04 AM.

Voce devia ouvir os seus proprios conselhos!

Anónimo disse...

Interessante esta tal margarida se eh que ela mesmo existe como margarida.
quando toca a fretelin ela acha que eh altura de deixar de divisionismos serôdios e apatetados, no entanto atravez deste blog "ela" e seu grupo eh quem tem mais instigado divisionismos serôdios e apatetados.A politica intitucionalizada pela fretilin de quem tenque acabar. O Xanana , os partidos da oposicao, a igreja a australia a indonesia sao elementos importantes neste quandro complexo. Tanto sentimento anti-australia , anti -xanana , anti-igreja so demostra miopia politica.

No passado so com intervencoes inteligentes e abrangentes( nao de exclusao)foi possivel ultrapassar a situacao de quase extincao da resistencia ate ao ponto de Pais Independente. E evidente que tudo se transforma com o tempo , em especial quando ha evolucao...
O que timor precisa e como timorense sinto uma enorme frustracao e desilusao quando leu intervencoe sd genero da margarida e seu grupo de que nada ajuda pois ainda mais antagoniza. Tenhan cuidado com o que escrevem em especial pelo facto de querermos que a lingua seja um ponto de unidade, neste caso o portugues

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.